InícioMarcasStellantisNova bateria Stellantis é menor, mais eficiente e dura mais km

Nova bateria Stellantis é menor, mais eficiente e dura mais km

- publicidade -
- publicidade -

A novidade tecnológica denominada IBIS é um protótipo que integra as funções de inversor e carregador

Uma equipe de pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), Stellantis e Saft, apresentou hoje (20) um protótipo de uma nova bateria. O também gerador de energia integra as funções de inversor e carregador, dando assim ao equipamento a opção de armazenar melhor a energia que gira o motor. O equipamento também é menor, mais confiável e gera mais autonomia aos veículos.

Foram necessários 25 pesquisadores trabalhando durante quatro anos para chegar ao resultado da nova bateria Stelantis que tem o nome de  Intelligent Battery Integrated System (IBIS). O projeto tornou possível validar muitos novos conceitos técnicos e dominar seu controle e operação em preparação para aplicações automotivas ou estacionárias.

Segundo o grupo Stellantis, no campo da eletromobilidade, o projeto IBIS está prestes a produzir uma verdadeira mudança de paradigma no design de powertrains elétricos.

Com a nova bateria Stellantis as placas de conversão eletrônica que executam as funções de inversor de potência e o carregador são montados o mais próximo possível das células da bateria de íon-lítio. Dessa forma, um sofisticado sistema de controle permite que a corrente alternada seja produzida pela bateria e caminhe até o motor elétrico.

Os parceiros do projeto IBIS estão agora focados na construção de um protótipo de veículo totalmente funcional que será testado em bancos de desenvolvimento e pistas de teste da Stellantis, bem como em estradas abertas. A equipe do projeto IBIS pretende disponibilizar esta tecnologia nos veículos da marca Stellantis antes do final desta década.

“Nossa jornada para a eletrificação é alimentada pela inovação e excelência em pesquisa que usa a tecnologia mais recente para atender às necessidades reais de nossos clientes de EV, como alcance, espaço e acessibilidade, reduzindo a pegada de carbono ao melhorar a eficiência. Este revolucionário sistema de bateria pode marcar um passo decisivo no compromisso da Stellantis de fornecer tecnologia útil, fácil e avançada para todos.” afirmou o chefe de engenharia e diretor de tecnologia da Stellantis, Ned Curic.

No campo de armazenamento estacionário de energia e integração de energia renovável, o parceiro de projeto Saft poderá oferecer instalações prontas para uso com maior disponibilidade de bateria.

A combinação de soluções de bateria usadas para veículos elétricos e armazenamento estacionário aumenta a competitividade das duas ofertas graças aos efeitos de volume em mercados em crescimento.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -