A marca francesa celebra 10 anos de atuação do Instituto Renault no Brasil. Na primeira década, a instituição já beneficiou mais de 755 mil pessoas. O instituto foi criado em 14 de setembro de 2010 e tem dois eixos principais: inclusão e mobilidade sustentável.
Segundo a Renault, a entidade contribui para transforma potenciais em possibilidade reais de progresso para pessoas e comunidades. O Instituto Renault atua através da educação, desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental com ações para diminuir distâncias e transformar a sociedade.
“Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.
O Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição, no endereço: http://institutorenault.com.br/.
Com ações planejadas e voltadas para o progresso das pessoas e da comunidade, a entidade
Por meio de ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de três os principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.
De acordo com o instituto, um de seus principais focos é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais (PR) com 18 mil moradores dos quais 74% vivem abaixo da linha da pobreza, com menos renda familiar por pessoa abaixo dos R$ 89. Os dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território, desenvolvido em parceria com a PUC-PR. A partir dos resultados, o Instituto Renault pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.
O Instituto Renault apoia seis projetos no bairro:
• CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil com gestão realizada pelo município. Atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;
• Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos no espaço;
• Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho;
• Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo): tem o objetivo de promover a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Atualmente o Instituto Renault apoia em ações de filantropia, como doação de cestas básicas;
• Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto, projeto pioneiro no relacionamento da Renault com a comunidade da Borda do Campo.
Segundo o Instituto Renault, a Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.
Com sede próximo a fábrica da Renault em São José dos Pinhais. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault. Ele promove a segurança alimentar das crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social. As crianças recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.
A geração de renda possui três frentes:
• Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é gerar renda para as mulheres da comunidade oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível.
• Preparação de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações.
• Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos.
Os produtos confeccionados pela Casa da Costura já são vendidos em concessionárias da França em três cidades, além do ateliê da Renault na Champs-Élysées. Neste ano, as peças também passaram a ser comercializadas nas concessionárias do Brasil e pelo site da Boutique Renault, no endereço: https://www.boutiquerenault.com.br/.
O Renault Experience foi criado para estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o Renault Experience surgiu em 2008, antes mesmo da criação do Instituto, visando levar a Renault para dentro das universidades.
Antes de chegar ao formato atual, o programa passou por duas reformulações. A primeira delas ocorreu em 2012, quando o RX adotou o formato de resolução de problemas e passou a levar desafios para os estudantes nas áreas de Engenharia, Comunicação e Design. A segunda foi em 2016, com a adoção do sistema de startups. Atualmente o desafio é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy.
Desde o início do modelo de startups já participaram do desafio mais de 42 mil estudantes, representando cerca de 500 universidades de 25 estados brasileiros.
No eixo de Mobilidade Sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças, diretamente ligado à atividade da Renault do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.
De forma permanente, o programa atua nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital.
Há também ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.