InícioMercadoInstituto Renault comemora 10 anos mudando vidas no Brasil

Instituto Renault comemora 10 anos mudando vidas no Brasil

- publicidade -
- publicidade -
Lançado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já atendeu mais de 755 mil em projetos da instituição

A marca francesa celebra 10 anos de atuação do Instituto Renault no Brasil. Na primeira década, a instituição já beneficiou mais de 755 mil pessoas. O instituto foi criado em 14 de setembro de 2010 e tem dois eixos principais: inclusão e mobilidade sustentável.

Segundo a Renault, a entidade contribui para transforma potenciais em possibilidade reais de progresso para pessoas e comunidades. O Instituto Renault atua através da educação, desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental com ações para diminuir distâncias e transformar a sociedade.

 “Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.

O Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição, no endereço: http://institutorenault.com.br/.

Inclusão

Com ações planejadas e voltadas para o progresso das pessoas e da comunidade, a entidade

Por meio de ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de três os principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience.

De acordo com o instituto, um de seus principais focos é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais (PR) com 18 mil moradores dos quais 74% vivem abaixo da linha da pobreza, com menos renda familiar por pessoa abaixo dos R$ 89. Os dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território, desenvolvido em parceria com a PUC-PR. A partir dos resultados, o Instituto Renault pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.

Seis projetos

O Instituto Renault apoia seis projetos no bairro:

• CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil com gestão realizada pelo município. Atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;

• Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos no espaço;

• Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho;

• Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo):  tem o objetivo de promover a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Atualmente o Instituto Renault apoia em ações de filantropia, como doação de cestas básicas;

• Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto, projeto pioneiro no relacionamento da Renault com a comunidade da Borda do Campo.

Associação Borda Viva

Segundo o Instituto Renault, a Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.

Com sede próximo a fábrica da Renault em São José dos Pinhais. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault. Ele promove a segurança alimentar das crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social. As crianças recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.

A geração de renda possui três frentes:

• Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é gerar renda para as mulheres da comunidade oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível.

• Preparação de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações.

• Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos.

Os produtos confeccionados pela Casa da Costura já são vendidos em concessionárias da França em três cidades, além do ateliê da Renault na Champs-Élysées. Neste ano, as peças também passaram a ser comercializadas nas concessionárias do Brasil e pelo site da Boutique Renault, no endereço: https://www.boutiquerenault.com.br/.

Renault Experience

O Renault Experience foi criado para estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o Renault Experience surgiu em 2008, antes mesmo da criação do Instituto, visando levar a Renault para dentro das universidades.

Antes de chegar ao formato atual, o programa passou por duas reformulações. A primeira delas ocorreu em 2012, quando o RX adotou o formato de resolução de problemas e passou a levar desafios para os estudantes nas áreas de Engenharia, Comunicação e Design. A segunda foi em 2016, com a adoção do sistema de startups. Atualmente o desafio é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy. 

Desde o início do modelo de startups já participaram do desafio mais de 42 mil estudantes, representando cerca de 500 universidades de 25 estados brasileiros.

Eixo mobilidade sustentável  

No eixo de Mobilidade Sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças, diretamente ligado à atividade da Renault do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.

De forma permanente, o programa atua nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital.

Há também ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -