Segunda geração do elétrico será distribuída em apenas seis concessionárias

Destaque da marca no Salão do Automóvel de 2018, o Nissan Leaf acaba de ser lançado no Brasil. Na verdade, em apenas seis cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Brasília, ao preço de R$ 195 mil. Ele é o primeiro do trio de elétricos, anunciados no São Paulo Expo, que chega ao mercado. Renault Zoe e Chevrolet Bolt EV ainda seguem nos preparativos.

Motor

O Leaf é equipado com unidade de 110 kw, que gera algo em torno de 149 cv e torque de 32,6 mkgf. Força essa disponível a todo momento. Segundo a Nissan, são necessários apenas 0,1 segundo para que toda a força chegue às rodas. Isso significa agilidade nas arrancadas e retomadas.

Autonomia

De acordo com a fabricante, suas baterias de 40 kwh permitem autonomia de 389 quilômetros no padrão WLTP e 240 quilômetros no ciclo americano. E  para tentar resolver a deficiência de infraestrutura do país, carente de pontos de recarga, o Nissan oferece seu carrinho com um kit de carregamento, e um cabo emergencial que pode ser ligado em qualquer tomada. Só não vem com um livreto de bons argumentos para convencer terceiros a emprestar o ponto de luz.

Segurança

O Leaf oferece um pacote de tecnologias que compõem o Nissan Intelligent Safety Shield. O “escudo” que soma a  equipamentos como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle dinâmico do chassi. O pacote inclui: alerta de mudança de faixa, sistema inteligente de prevenção de mudança de faixa, frenagem de emergência, controle de velocidade, advertência de ponto cego, visão 360° com detector de movimento, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro.

e-Pedal

Um dos destaques do Leaf é o pedal inteligente e-Pedal. Trata-se de um pedal que tem a função de acelerador e freio ao mesmo tempo. Pode parecer estranho, mas seu funcionamento é bastante intuitivo e  lógico. Quando o motorista preciosa o acelerador ele entrega torque às rodas dianteiras. Ao soltar o pé, ele inicia o processo de frenagem automaticamente. O Chevrolet Bolt EV também conta com esse recurso, que segundo os engenheiros não impacta na segurança e nem na dirigibilidade. No entanto, o pedal do freio está lá caso seja necessário brecar com força total.

Com fabricação no Reino Unido, o Leaf oferece bom espaço interno que se assemelha a um hatch médio, e porta-malas com capacidade de 435 litros. Seu pacote de equipamentos inclui: direção elétrica, ar-condicionado, aquecimento dos bancos dianteiros, multimídia e tudo mais que se espera de um carro de quase R$ 200 mil.

Fotos | Divulgação/Nissan

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.