InícioMarcasMercedes comemora histórica vitória nas 24 Horas de Spa

Mercedes comemora histórica vitória nas 24 Horas de Spa

- publicidade -
- publicidade -

Marca utiliza a mesma pintura do histórico 300 SEL 6.8 AMG na edição de número 73 do evento, que ocorre neste fim de semana, para celebrar triunfo de 50 anos atrás

Clemens Schickentanz e Hans Heyer são daquelas pessoas que têm umas ideias meio malucas, mas que, na prática, dão certo. Em 1971, os pilotos bateram à porta da AMG com a seguinte sacada: queriam tornar um sedã de luxo da Mercedes num carro de corridas. Os engenheiros Hans Werner e Erhard Melcher compraram a visão dos loucos e foram ao trabalho. Assim nasceria o 300 SEL 6.8 AMG, comumente conhecido como o Red Pig (“Porco Vermelho”).

Com o modelo, Heyer e Schickentanz venceram as 24 Horas de Spa, uma das mais tradicionais corridas de resistência, na sua classe. Também conquistaram o segundo lugar geral na prova. Este é considerado o ponto de partida para o sucesso da AMG nas pistas. Vale lembrar que, à época, a preparadora tinha apenas quatro anos de idade.

A Mercedes-AMG homenageia os 50 anos do triunfo na 73ª edição das 24 Horas de Spa, que ocorre neste fim de semana. Entre os 13 carros que a marca inscreveu na prova, escolheu o de número 50 para usar a mesma pintura usada pelo Red Pig em 1971.

Mas por que “Porco Vermelho”? O 300 SEL 6.8 AMG ganhou a alcunha logo que chegou à Spa. A proeminente grade do radiador e seu jeitão cômico, desengonçado, foram os responsáveis.

Mercedes 24 Horas de Spa
Foto | Mercedes/Divulgação

É, porém, justificável o jeito esquisito do modelo. Para cortar custos (e a fim de otimizar a relaçãopeso-potência), a AMG depenou a limusine. Werner e Melcher removeram os para-choques e colocaram portas de alumínio no lugar das portas de aço. Além disso, para encarar o estágio noturno em Spa, acrescentaram quatro faróis auxiliares, que ficaram bizarramente pendurados na dianteira.

Se o modelo arrancou risadas dos rivais no paddock, causou espanto quando foi pra a pista. O bicho, com o 6.8 de 420 cv, se mostrou extremamente competitivo desde as primeiras voltas. No fim, perdeu apenas para o Ford Capri RS pilotado por Dieter Glemser e Alex Soler-Roig.

VEJA TAMBÉM:

73ª 24 Horas de Spa: tem Brasil na pista pela Mercedes

As 24 Horas de Spa fazem parte de duas séries de corridas: o GT World Challenge Europe e a Intercontinental GT Challenge. Este ano, a bordo do carro da classe Pro da AKKA ASP Team estará o brasileiro Felipe Fraga. Além dessa prova, ele também pilotará o modelo nas etapas de Indianápolis (EUA) e Kyalami (África do Sul).

O evento deste fim de semana será o primeiro de Fraga como piloto de fábrica da Mercedes. “Essa é uma das principais corridas de GT3 do mundo e fico muito honrado em representar o Brasil nas 24 Horas de Spa. Espero começar o campeonato com tudo e vamos trabalhar muito ao longo da semana para buscar a vitória”, diz.

Fraga dividirá o carro número 89 com os pilotos Lucas Auer e Timur Boguslavskiy. Ele é o único brasileiro a disputar esta edição das 24 Horas de Spa.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -