Attivi tem carroceria e chassis fabricados pela empresa no Brasil
Cuiabá, capital do Mato Grosso, iniciou suas avaliações com o ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral. Os testes são realizados em parceria com o Consórcio Metropolitano, que é o operador da linha intermunicipal entre Várzea Grande e Cuiabá.
O ônibus elétrico Attivi Integral tem chassi e carroceria produzidos no Brasil pela Marcopolo. Em Cuiabá, ele será avaliado por 30 dias permitindo aos usuários do transporte coletivo da cidade usarem um ônibus com tecnologia limpa e renovável.
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Segundo o Consórcio Metropolitano, a demonstração do Attivi Integral 100% elétrico é um importante exemplo de um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável.
“O Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade. Confiamos e apoiamos a transição de matriz energética de Cuiabá, que prevê a aquisição de 40 unidades a partir do segundo semestre de 2024”, comenta Alexandre Cervelin, gerente comercial responsável pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte da Marcopolo.
De acordo com a Marcopolo, o Attivi integral pode ter carroceria de até 13 metros de comprimento. Ele conta com chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).
Entre os itens de conforto do Marcopolo Attivi Integral estão carregadores USB, ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, faróis, sinaleiras traseiras e iluminação interna em LED, e cabine de separação para o motorista.
Ficha Técnica Attivi
- Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
- Capacidade – até 80 passageiros
- Autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas
- Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
- Motor de tração central com potência de 350 KW e torque de 3.300 Nm
- Capacidade do eixo dianteiro – 7,6 mil kg
- Capacidade do eixo traseiro 13,0 mil kg
- Comprimento – até 13 m
- Largura – 2,55 m
- Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
- Direção eletro-hidráulica
- Suspensão pneumática
Foto principal | Marcopolo/Divulgação
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