FCA comemora meio milhão de unidades produzidas no Nordeste equipando o SUV mais vendido no mercado nacional com opcionais de direção semiautônoma a preço menor
Jeep Compass
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo (*)
De Goiana (PE)

O Jeep Compass é o utilitário-esportivo mais vendido no Brasil. Foram mais de 44 mil unidades comercializadas até setembro este ano, superando o segundo colocado em cerca de 10 mil carros. O SUV médio produzido em Goiana, Pernambuco, será equipado com itens opcionais que dão mais segurança e nível 1 de direção semiautônoma nas versões Limited e Trailhawk. Entre eles: alerta de ponto cego, aviso de saída de faixa, frenagem de emergência programada em relação ao veículo ou obstáculo à frente, farol alto que não ofusca veículos no sentido contrário ou à frente.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Condução mais segura

Não há dúvidas de que a segurança automotiva atingirá níveis nunca imagináveis com a direção autônoma. Os acidentes serão praticamente extintos quando a tecnologia assumir o assumir o volante no lugar do ser humano. Não haverá manobras bestiais que matam milhares todos os anos no Brasil. Prejuízo aos cofres públicos atinge 150 bilhões de reais, segundo Alexandre Pagoto, da Bosch, empresa que fornece as peças eletrônicas à FCA. Ele disse que a indústria desenvolve tecnologia capaz de manter o carro na faixa onde não haja sinalização horizontal, a exemplo de asfalto sem pintura ou demarcação de faixa de rolamento. Isso significa que carros autônomos terão como rodar com segurança até em estrada de terra no futuro próximo.

Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Evolução

As mudanças atuais no mundo acontecem mais rapidamente do que prevíamos. Com o automóvel não será diferente. Investimentos são feitos para preservar vidas humanas e principalmente reduzir gastos astronômicos com acidentes de trânsito, que enchem hospitais e esvaziam cofres públicos em todo o mundo. Ninguém é tão bonzinho a ponto de colocar vidas humanas acima de despesas. Entretanto, as duas coisas estão interligadas. Nem todas as vias pavimentadas do planeta estão devidamente sinalizadas. Por isso a indústria busca soluções que possam preservar vidas enquanto as vias permanecem em estado precário.

Preços

A linha 2019 do Compass tem preço divulgado (tabela abaixo):

  • Sport flex, R$ 111.940
  • Longitude flex, R$ 124.990; diesel, R$ 151.990
  • Limited flex, R$ 142.400; diesel, R$ 171.490
  • Trailhawk (somente diesel), R$ 171.490.

Sensores

Para tanta tecnologia são necessários sensores ultrassônicos, câmeras e radares dianteiros e traseiros em diversas partes do veículo. Entre os vários exercícios propostos na pista de testes da fábrica de Goiana, o mais emocionante é a frenagem de emergência a uma distância mínima de um obstáculo, a 30 km/h para não horrorizar tanto. Motorista tende a pisar no freio por acreditar que o choque será inevitável. Obviamente, a manobra é perfeita e o carro não colide contra o obstáculo. Cintos de segurança de três pontos retráteis completam a tarefa ao segurar corpos dos ocupantes.

Semiautônoma

Nesse nível de direção semiautônoma, há apenas alerta de saída de faixa por meio de maior peso no volante. Entretanto, o carro não segue a trajetória imposta pela pintura do asfalto sem a interferência do motorista. Esse pacote custava R$ 11 mil. Agora, será vendido por R$ 7.700 nas versões flex e R$ 8.700 naquelas com motorização a diesel. A diferença é o imposto (IPI) mais alto para o motor a diesel. Outra curiosidade da linha 2019 do Compass é que as versões Longitude são equipadas com todas aro 18; a Limited, aro 19 e a mais bem preparada para o fora de estrada, a Trailhawk sua aro menor, 17. Rodas maiores estão na moda em todo o mundo apesar de mais pesadas e equipadas com pneus de perfil mais baixo.

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(*) O jornalista viajou à convite da FCA.

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