O Jaguar E-type Reborn terá sua primeira unidade totalmente restaurada apresentada no Techno-Classica Essen show, na Alemanha que será realizada entre os dias 5 e 9 de abril. Segundo o fabricante, o E-Type Reborn, Series 1 Coupe 4.2 de 1965, é a primeira iniciativa “Reborn” da Jaguar Classic que é baseada no sucesso dos programas da Land Rover para Series I e Range Rover.

A Jaguar diz que o programa “Reborn” é um serviço completo da Jaguar Classic, que oferece a aos clientes a oportunidade única de comprar um E-type original e altamente colecionável, direto da fábrica.

Dez unidades

Ao todo foram dez unidades do E-type restauradas pelo programa Reborn. Elas foram submetidas a uma pesquisa intensa pelos experts em restauração da Jaguar. Depois do processo de pesquisa, as unidades são completamente restauradas de acordo com as especificações originais de fábrica vigentes durante a década de 1960.

Desenhos originais

A autenticidade é garantia pelo conta do acesso exclusivo para construir registros e desenhos originais realizados pelo Jaguar Heritage Trust, e as décadas de experiência da equipe em restauração. As peças Jaguar Classic são usadas em toda a parte, para maximizar a qualidade e a longevidade do veículo

Tim Hannig, diretor da Jaguar Land Rover Classic, disse: “O lançamento do E-type Reborn é um desenvolvimento extremamente emocionante da Jaguar Land Rover Classic. É o carro esportivo mais icônico de todos os tempos, então estamos muito satisfeitos de poder dar nova vida a exemplares selecionados, para que clientes ao redor do mundo possam adquirir e desfrutar. Os recursos e as informações disponíveis aos técnicos da Jaguar Classic são inigualáveis, o que resulta nas mais autênticas restaurações do E-type possíveis.”

O primeiro veículo a completer o processo de reconstrução é um E-type Series 1 Opalescent Gunmetal Cinza, 4.2 Coupe. Originalmente exportado para a Califórnia em maio de 1965, o carro registrou 78.000 milhas antes de ser armazenado em 1983. Ele mantém os números originais de estrutura, motor e caixa de câmbio, os quais foram completamente reconstruídos por técnicos Jaguar Classic.

Veículo original

Durante o processo de restauração, tudo o que dá para aproveitar do veículo original é mantido ou remodelado para corrigir especificações. Já as peças críticas para a segurança são substituídas por novos itens da Jaguar Classic Parts. Os painéis são ajustados para remover a corrosão e restaurar a aparência do E-type com o melhor ajuste possível. O cuidado aos detalhes é grande e vale até recriar o tipo de correto de soldagem para refazer os painéis.

Evoluções

Os interessados ainda podem faze alguns upgrades no modelo, o que envolverá um custo extra. O sistema de arrefecimento pode ser melhorado (usando peças leves derivadas do E-type), caixa de velocidades totalmente sincronizada (se o veículo não for equipado originalmente), ou pinças de freio dianteiro do Series 2.

História

O Jaguar E-type foi lançado no Geneva Motor Show em 1961. Suas linhas foram inspiradas em um avião a jato e seu desempenho de 241 km/h estabeleceram uma nova referência para o automobilismo de alto desempenho na década de 1960.

Ficha técnica

Jaguar E-type Reborn
  • Produção Original: 1961 – 1968 (Series 1)
  • Motor: 265 cv, 3781 cc ou 4235 cc, seis cilindros em linha, gasolina
  • Transmissão: manual de quatro velocidades, tração traseira
  • Freios: Discos servo-assisted dianteiros e traseiros
  • Velocidade Máxima:  241 km/h
  • 0 – 100km/h: 7 segundos

Fotos | Jaguar/Divulgação