InícioMarcasHyundaiHyundai se manifesta sobre a redução da nota do HB20 pelo Latin...

Hyundai se manifesta sobre a redução da nota do HB20 pelo Latin NCAP

- publicidade -
- publicidade -
Foto: Latin NCAP

A Hyundai foi pega de surpresa, no último dia 9, quando o Latin NCAP auditou o teste do HB20, realizado em dezembro de 2019, e rebaixou a nota do modelo para uma estrela. Segundo o instituto, com sede no Uruguai, o carro apresentou menor proteção para o tórax do ocupante adulto, que no teste anterior (aferido em setembro passado), considerado ruim (cor vermelha).

Conforme o protocolo do instituto, quando uma das áreas do corpo apresenta resultado vermelho a nota máxima não pode ser superior a uma estrela. O Autos Segredos questionou a fabricante sul-coreana sobre a avaliação do Latin NCAP, inclusive sobre o posicionamento do secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Em nota, Furas criticou a filial brasileira. “É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. O HB20 é concorrente direto do Novo Chevrolet Onix, cujo modelo original é o mais vendido do Brasil. O Novo Onix oferece melhor desempenho, cinco estrelas para proteção do ocupante adulto e infantil, seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade e proteção para pedestres como equipamento de segurança padrão. É possível produzir veículos populares cinco estrelas no Brasil; portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai sobre por que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe, enquanto outros fabricantes como a Chevrolet oferecem aos latino-americanos a mesma segurança básica que a proporcionada aos clientes em outros mercados globais”, questionou Furas, que também criticou a “oscilação na qualidade de produção” da montadora.

A Hyundai, por sua vez, se defende e explica que não houve mudanças no processo de produção e que segue o mesmo padrão de qualidade das demais plantas ao redor do mundo. “A Hyundai desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos. Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano”, explicou a fabricante, por meio de nota.

A sul-coreana também aponta que está analisando os testes do HB20. “A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019. Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”, pontua a montadora.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -