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GM cede Campo de Provas para treinamentos de resgate do Corpo de Bombeiros

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General Motors e Corpo de Bombeiros de São Paulo Treinam em Campo de Provas para salvamento veicular 

Na última semana, a General Motors abriu as portas do seu Campo de Provas para um treinamento prático de salvamento veicular em colaboração com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

Liderados pelo 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB) de Campinas, os militares participaram de um treinamento intensivo, utilizando veículos originais da marca Chevrolet para praticar diversas técnicas de resgate. O evento contemplou simulações de acidentes graves, como capotamentos, tombamentos e veículos sobrepostos, com nove modelos da Chevrolet dispostos estrategicamente para proporcionar um ambiente realístico.

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O Capitão Mario Nascimento expressou sua satisfação com a oportunidade, destacando a importância de treinar com modelos de carros atuais e totalmente equipados, similares aos encontrados nas vias públicas, para aprimorar as técnicas de salvamento.

Além das práticas de resgate, os bombeiros tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento e as utilidades do OnStar, um serviço exclusivo da GM. O OnStar, através de uma central de atendimento, é capaz de acionar equipes de resgate em casos de acidente, mesmo que o ocupante esteja incapacitado de solicitar ajuda. Fernando Tabone, líder de serviços de emergência do OnStar, ressaltou a importância do sistema na agilidade do resgate e na redução do tempo de resposta.

Com mais de 500 mil veículos conectados ativos no Brasil, a GM se destaca como a empresa com a maior frota de veículos conectados no país, sendo que aproximadamente 90% dos veículos novos da Chevrolet saem de fábrica com o sistema OnStar de série.

Um dos pontos destacados durante o treinamento foi o módulo sobre veículos elétricos, ministrado pelo time de Segurança Veicular da GM. Os especialistas apresentaram as particularidades estruturais e conceituais dos veículos elétricos, assim como os procedimentos específicos de resgate, considerando as diferenças em relação aos veículos tradicionais movidos a combustão interna.

Daniel Rishter, gerente de Engenharia da General Motors, enfatizou a importância de capacitar os times de socorristas para lidar com veículos elétricos, ressaltando que, apesar de gerar curiosidade e mitos, esses veículos possuem mecanismos de segurança que reduzem o risco de incêndio em comparação com os veículos tradicionais.

Além dos bombeiros militares, os Bombeiros Civis do CPCA (Campo de Provas da Cruz Alta) participaram ativamente das simulações de resgate, aumentando sua experiência e conhecendo novas técnicas de salvamento.

Localizado em Indaiatuba-SP, o CPCA é o maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul, com uma área equivalente a 75% da cidade de São Caetano do Sul. O complexo abriga sete laboratórios e 17 pistas, realizando anualmente mais de 12 mil experimentos e percorrendo aproximadamente 6 milhões de quilômetros em testes.

Foto principal | Chevrolet/Divulgação

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