Serão apenas 20 unidades do Ford GT LM Edition em homenagem às vitórias do modelo nas 24 Horas de Mans em 2016 e 1996
A última edição especial da atual geração do Ford GT é uma homenagem da marca às vitórias do superesportivo nas 24 Horas de Le Mans em 2016 e 1996. Serão apenas 20 unidades, que serão equipadas com o motor biturbo EcoBoost de 660 cv. Os primeiros clientes receberão seus carros neste trimestre e a produção será encerrada no final do ano.
VEJA TAMBÉM:
“O Ford GT é diferente de qualquer outro supercarro de produção, com design, engenharia e materiais inovadores”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “O encerramento deste capítulo do Ford GT de rua nos deu a chance de injetar no GT LM Edition, ainda mais, o coração e a alma de um carro de corrida vencedor.”
Segundo a Ford, o GT LM Edition tem carroceria em fibra de carbono e pintura na cor Liquid Silver com detalhes em vermelho ou azul, homenageando o Ford GT nº 68 vencedor de Le Mans. O escapamento duplo de titânio é impresso em 3D.
Os compradores do Ford GT LM Edition podem optar por acabamento de fibra de carbono tonalizada em vermelho ou azul, aplicada no divisor dianteiro, soleiras laterais e das portas, persianas do compartimento do motor, hastes dos espelhos e difusor traseiro. As rodas de fibra de carbono de 20 polegadas vêm com porcas de titânio e pinças de freio Brembo pretas.
Por dentro, a edição especial conta com bancos de fibra de carbono revestidos em Alcantara e painel, pilares e teto com acabamento em couro e Alcantara pretos. Detalhes em fibra de carbono aparente são vistos no console, saídas de ar e pilares.
O Ford GT LM Edition recebe emblema no painel que foi confeccionado com material tirado do motor do Ford GT nº 69 – terceiro colocado em Le Mans em 2016. O time da Ford Performance localizou esse motor, que foi desmontado e engavetado após a corrida, transformou o virabrequim em pó e desenvolveu uma liga exclusiva para imprimir o emblema em 3D.
O Ford GT LM Edition 2022 presta uma homenagem à vitória do supercarro de terceira geração nas 24 Horas de Le Mans em 2016, com o Ford GT nº 68 pilotado pelo francês Sébastien Bourdais, pelo americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller.
Como na épica batalha Ford vs. Ferrari de 1966, o Ford GT nº 68 assumiu a liderança da corrida na 20ª hora, pela última vez, disputando palmo a palmo com a Ferrari nº 82. Hand esteve ao volante nas três ocasiões em que a Ford ultrapassou a Ferrari, reacendendo uma rivalidade de 50 anos entre as duas marcas.
O Ford GT nº 69 de Ryan Briscoe, Scott Dixon e Richard Westbrook juntou-se aos vencedores no pódio em terceiro lugar. Os Ford GT nº 66 e 67 terminaram em quarto e nono lugar, respectivamente. O Ford GT LM 2022 também homenageia a equipe Ford Chip Ganassi, que preparou o carro vencedor em pouco mais de um ano (395 dias).
O Ford GT LM Edition celebra momentos históricos do supercarro no automobilismo. Ao todo, o modelo soma 10 edições ultralimitadas, incluindo:
A edição limitada do Ford GT Mk II, desenvolvida pela Ford Performance e a Multimatic exclusivamente para as pistas, também será concluída no final do ano com um total de 45 exemplares.
Andamos no novo VW Polo 170 TSI 2023: