Nova Fiat Strada leva nota mínima no Latin NCAP

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Latin NCAP avaliou os modelos cabine simples e dupla da nova Fiat Strada que conquistou apenas uma estrela das cinco possíveis

O Latin NCAP realizou testes de impacto na nova Fiat Strada nos modelos cabines simples e dupla. A picape compacta não obteve bom resultado e conquistou apenas uma estrela das cinco possíveis. 

Entre os motivos apontados pelo instituto para a baixa nota estão a estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões de cabine simples e dupla no impacto traseiro e falta de sistemas de assistência à segurança.

Em nota, a Stellantis garante que seus modelos atendem as normas vigentes. “A Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”

O modelo cabine simples da nova Fiat Strada avaliado pelo Latin NCAP é equipado com dois airbags frontais e controle de estabilidade como equipamento padrão. Na proteção ao passageiro adulto, a picape conquistou 47,47%, para o passageiro infantil, a nota foi de 22,08% e na proteção a pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança. 

Já o modelo cabine dupla equipado com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança. O pior resultado das duas versões é aquele que representa o resultado do modelo; neste caso, ambas as versões obtiveram uma estrela.

No impacto frontal, a Fiat Strada apresentou uma estrutura instável, bem como uma estrutura instável na área dos pés. Já no impacto lateral de poste, os airbags laterais, apenas padrão na versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, afetando negativamente o resultado do impacto lateral.

Este desempenho do airbag lateral é uma preocupação do Latin NCAP e demonstra mais uma vez que ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada, como era anteriormente o caso de outros modelos como o Renault Sandero/Logan/Stepway.

A proteção contra chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, enquanto mostrou proteção pobre para o assento da versão de cabine simples. Os assentos têm diferenças consideráveis que surpreenderam o Latin NCAP, pois se espera que ambos tenham um desempenho igualmente bom neste teste.

A proteção dos ocupantes crianças foi boa nos testes de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização i-Size (leia mais abaixo), pela indisponibilidade em todos os mercados onde o modelo é vendido, quanto aos Sistemas de Retenção para Crianças (SRI) recomendados pelo fabricante, e pela falta de capacidade de desativar o airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

A proteção para pedestres mostrou uma proteção pobre na parte superior da perna. A falta de frenagem autônoma de emergência (AEB), sistemas de suporte de pista (LSS), detecção de ponto cego (BSD) e sistemas de limitação de velocidade explicam a baixa pontuação em aspectos de sistemas de assistência à segurança. A versão de cabine simples também carece de aviso de cinto de segurança (SBR) no banco do passageiro.

O Latin NCAP avalia a versão mais básica dos modelos em equipamentos de segurança passiva. Quando os resultados mostram desempenhos preocupantes, o Latin NCAP pergunta ao fabricante sobre planos potenciais para melhorar o modelo e corrigir os problemas particulares. Fiat e Ram parte de Stellantis ainda não respondeu formalmente às perguntas do Latin NCAP a este respeito.

Para Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, a Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. “É preocupante que os fornecedores globais de autopeças continuem a oferecer sistemas de retenção na América Latina sem a robustez esperada para os cenários de teste do Latin NCAP, como fazem para outros mercados, como Europa, EUA e Austrália”, diz.

“Stellantis, juntamente com a General Motors e Volkswagen, é um dos três fabricantes com instalações de testes de colisão na região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais. A rotulagem de segurança veicular, incluindo a classificação em estrelas do Latin NCAP, é uma solução eficaz para estes problemas em nosso mercado, com o objetivo de ter consumidores informados de forma independente que prefiram veículos mais seguros e, ao mesmo tempo, que os fabricantes melhorem voluntariamente seus modelos”, completa Furas.

 O que são ancoragens i-Size?

As ancoragens ISOFIX são pontos rígidos de ancoragem da estrutura do veículo ou parte dela para Sistemas de Retenção Infantil (SRI). O SRI deve ter conectores ISOFIX para encaixar os pontos de ancoragem ISOFIX do veículo. Cada modelo SRI ISOFIX deve ter uma lista de modelos de veículos para os quais este SRI é “específico do veículo”.

O i-Size se baseia no conceito e aprovações ISOFIX, mas remove a condição “específica do veículo”, o que significa que qualquer tipo de SRI aprovado como i-Size será adequado para instalação em qualquer veículo reconhecido como i-Size. Os SRIs aprovados por i-Size devem cumprir os requisitos de proteção contra impacto lateral, cada SRI indica o tamanho dos passageiros (crianças) e destina-se a transportá-los virados para trás por um período de tempo mais longo.

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