Fiat Prêmio CS
Foto | Fiat/Divulgação

Há 35 anos, em março de 1985, a Fiat lançava o Prêmio, sedã compacto derivado da primeira geração do Uno. O três volumes do hatch conseguiu ter identidade própria e seu desenho era muito bem resolvido para a época. Outra vantagem do Prêmio era o porta-malas com capacidade para 530 litros de bagagens.

O sedã foi produzido de 1985 até 1994, sendo vendido por dez anos no mercado brasileiro. Ao todo foram vendidas quase 180 mil unidades.

Versões

Durante seu tempo de vida no mercado brasileiro, o Prêmio foi comercializado nas versões S, CS, CSL e SL. Ele foi produzido de 1985 a 1994 na fábrica da Fiat, em Betim (MG). Ele ainda foi vendido no Brasil, em 1995, importado da Argentina.

Duas portas

De 1985 a 1986, o Prêmio foi vendido nas versões S e CS. A versão S tinha motor 1300 cc ligado ao câmbio de quatro marchas e como opcional a caixa de cinco posições. Já a versão CS tinha motor 1500 cc com transmissão de cinco marchas. A carroceria de duas portas chegou ao fim de 1993.

Quatro portas

Em 1987, o Prêmio ganhou a carroceria de quatro portas na versão S com motor 1300 cc e também na CSL com motorização 1500 cc. 

Tamanho

O Prêmio tinha 4,04 metros de comprimento, 1,55 m de largura, 1,44 m de altura e 2,36 m de entre-eixos.

Motor 1500 Sevel

O Prêmio também foi o responsável pela estreia do motor 1.5 Sevel movido a álcool que rendia 71,4 cv de potência e torque de 12,3 kgmf.

Estepe no motor

Assim com o Uno, o estepe mão roubava espaço do porta-malas já que ele acondicionado no cofre do motor.

O Fiat Prêmio foi desenvolvido no Brasil e foi vendido nos países da América Latina e Europa com o nome Duna. O Prêmio foi o carro do ano, em 1986, da Revista Autoesporte.

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