Fiat Cronos 1.3 perde câmbio GSR e coloca fim na história da transmissão automatizada monoembreagem no mercado brasileiro. O sedã era o último representante do câmbio entre os automóveis no Brasil.
Em janeiro, a marca já tinha começado a se desfazer da transmissão ao abolir seu uso no Mobi Drive 1.0 e no Argo 1.3 Drive.
Chamado de Dualogic quando estreou no mercado, em 2008, ao equipar o Fiat Stilo, a transmissão automatizada também foi ofertada no sedã médio Linea, na linha Palio e também no Idea.
Uma das últimas atualizações da transmissão automatizada na linha foi em 2016, na linha 2017, do Uno que ainda era chamada de Dualogic. A troca de nome ocorreu em março de 2017 quando passou a ser chamado GSR (Gear Smart Ride) e fez sua estreia no Mobi. No subcompacto, o câmbio ligado ao motor 1.0 Firefly.
Além do Mobi, o câmbio GSR ainda tentou a sorte de seguir adiante no Argo e Cronos.
Em 2021, a Fiat passará a contar com um câmbio automático do tipo CVT que será fornecido pela japonesa Aisin.
Além da Fiat, o câmbio automatizado foi usado pela Chevrolet sendo chamado de Easytronic, a Volkswagen também fez uso do famigerado câmbio e na marca alemã ele era batizado de I-Motion. Por fim, a Renault também tentou a sorte com a transmissão que era chamada de Easy´R. Dos quatro grandes fabricantes, a Ford foi a única que não fez uso de câmbio automatizado monoembreagem (partiu para o de duas, Powershift), mas apesar da modernidade, a marca também não foi feliz com sua opção.