Câmbio automatizado estreou na linha Fiat em 2008 no hatch médio Stilo sendo batizado de Dualogic. Em 2016, nome foi trocado para GSR ao ser usado pelo Mobi Drive 1.0

Fiat Cronos 1.3 perde câmbio GSR e coloca fim na história da transmissão automatizada monoembreagem no mercado brasileiro. O sedã era o último representante do câmbio entre os automóveis no Brasil.

Em janeiro, a marca já tinha começado a se desfazer da transmissão ao abolir seu uso no Mobi Drive 1.0 e no Argo 1.3 Drive.

VEJA TAMBÉM:

Cronos 1.3 GSR
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Chamado de Dualogic quando estreou no mercado, em 2008, ao equipar o Fiat Stilo, a transmissão automatizada também foi ofertada no sedã médio Linea, na linha Palio e também no Idea.

Dualogic vira GSR

Uma das últimas atualizações da transmissão automatizada na linha foi em 2016, na linha 2017, do Uno que ainda era chamada de Dualogic. A troca de nome ocorreu em março de 2017 quando passou a ser chamado GSR (Gear Smart Ride) e fez sua estreia no Mobi. No subcompacto, o câmbio ligado ao motor 1.0 Firefly.

Além do Mobi, o câmbio GSR ainda tentou a sorte de seguir adiante no Argo e Cronos.

CVT

Em 2021, a Fiat passará a contar com um câmbio automático do tipo CVT que será fornecido pela japonesa Aisin.

Demais fabricantes

Além da Fiat, o câmbio automatizado foi usado pela Chevrolet sendo chamado de Easytronic, a Volkswagen também fez uso do famigerado câmbio e na marca alemã ele era batizado de I-Motion. Por fim, a Renault também tentou a sorte com a transmissão que era chamada de Easy´R. Dos quatro grandes fabricantes, a Ford foi a única que não fez uso de câmbio automatizado monoembreagem (partiu para o de duas, Powershift), mas apesar da modernidade, a marca também não foi feliz com sua opção.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.