Citroën
| em 4 anos ago

PSA produz primeiro hatch (CC21) do Projeto Smart Car em Porto Real (RJ) a partir da plataforma CMP

Compartilhar
Chamado de Projeto CC21, novo hatch será fabricado a partir da plataforma CMP. Modelo será vendido como Citroën

Em 13 de maio, o Autos Segredos antecipou que a primeira unidade do hatch Citroën que surgirá do Projeto CC21 seria montada na semana 24 que começou no dia 8 de junho. Hoje (18/6), a PSA afirma que a primeira unidade do novo modelo foi montada em Porto Real (RJ). O que comprova que nossas informações sobre o novo modelo estão no caminho certo.

Smart Car

Chamado de Smart Car, a nova ofensiva da Citroën para o mercado brasileiro terá representante em três frentes. O primeiro a chegar é o hatch que é chamado por enquanto de CC21. Na sequência virão um inédito sedã e um SUV para substituir o Aircross.

A fábrica da PSA em Porto Real (RJ) passou por reformulações entre novembro de 2019 e janeiro deste ano para ficar apta a produzir modelos a partir da plataforma Common Modular Platform (CMP). Mas nossas fontes afirmam que será uma versão baixo custo da arquitetura.

CC 21 segue sem atrasos

Por enquanto, nossa reportagem apurou que o CC21 e demais modelos do Projeto Smart Car segue sem atrasos.

Será grande

Apostando em produto mais focado para o mercado brasileiro, o novo hatch da Citroën

terá grande inspiração no Sandero. Assim como no modelo da Renault, o hatch do Projeto CC21 terá a carroceria mais alta e dimensões bem avantajadas para contar com um bom espaço interno e também com um porta-malas generoso.

Motores

O Projeto CC21 terá motores Pure Tech 1.2 aspirado e 1.2 Turbo flex. O motor 1.2 Pure Tech de três cilindros rende 84 cv de potência e torque de 12,24 kgfm com gasolina no tanque, já com etanol a potência é de 90 cv e torque de 12,95 kgfm. Essa opção conta somente com câmbio manual de cinco velocidades.

Na Europa, o 1.2 Turbo Flex conta com potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm de torque.  Por aqui, com tecnologia Flex, os números serão ligeiramente maiores. Esse propulsor será ligado somente a transmissão automática de seis velocidades.

Siga nossas redes sociais

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.