Chamado de Projeto CC21, novo hatch da Citroën será produzido em Porto Real (RJ). Construído a partir da plataforma Common Modular Platform (CMP) ele terá dois irmãos.

Em 2021, um novo hatch da Citroën chegará ao mercado brasileiro para substituir o C3. Não podemos afirmar que ele herdará o nome do modelo fabricado no Brasil desde 2003, uma vez que ele não seguirá as linhas da nova geração do C3 vendida na Europa. A marca fará como a conterrânea Renault e beberá na fonte indiana para ter um modelo baixo custo e rentável no Brasil.

Smart Car

Chamado de Smart Car, a nova ofensiva da Citroën para o mercado brasileiro terá representante em três frentes. O primeiro a chegar é o hatch que é chamado por enquanto de CC21. Na sequência virão um inédito sedã e um SUV para substituir o Aircross.

A fábrica da PSA em Porto Real (RJ) passou por reformulações entre novembro de 2019 e janeiro deste ano para ficar apta a produzir modelos a partir da plataforma Common Modular Platform (CMP). Mas nossas fontes afirmam que será uma versão baixo custo da arquitetura.

O Projeto Smart Car é desenvolvido desde 2017 em parceria com a engenharia brasileira e indiana. Diferentemente da Peugeot que seguirá ofertando produtos globais como novo 208 que estreará nos próximos meses e também com novo SUV 2008 que chegará em 2021, a Citroën terá produtos desenvolvidos para países emergentes. Aliás, a Citroën será a porta de entrada ou o braço popular da PSA na América Latina, Índia e demais países emergentes.

CC 21 segue sem atrasos

Antes da pandemia de coronavírus, a programação da PSA previa que na semana 24 que começa em 8 de junho a primeira carroceria do CC21 passaria pelas linhas de produção para ver se tudo está em ordem. Por enquanto, o Autos Segredos apurou que o cronograma de chegada do primeiro modelo do Projeto Smart Car segue sem atrasos.

Testes

As primeiras mulas de testes rodam na Índia e no Brasil com carroceria do antigo 208. No segundo semestre os protótipos com suas formas definitivas.

Será grande

Apostando em produto mais focado para o mercado brasileiro, o novo hatch da Citroën terá grande inspiração no Sandero. Assim como no modelo da Renault, o hatch do Projeto CC21 terá a carroceria mais alta e dimensões bem avantajadas para contar com um bom espaço interno e também com um porta-malas generoso.

Linhas

Com base em descrição de quem já viu o carro, o Autos Segredos elaborou o retrato falado que ilustra esse post. O novo hatch da Citroën terá porte de Sandero e frente do novo C5 Aircross.

Na dianteira, o CC21 terá a frente mais alta e capô mais elevado bem paralelo ao chão. O modelo chegará com a nova identidade visual da marca que a apareceu mais evidente no 19_19 Concept e também nos conceitos CXPerience Concept e o Ami One Concept. O novo hatch da marca terá a assinatura luminosa na forma de duas linhas de luz em “Y”. Dependendo da versão, a nova divisão da assinatura luminosa será em Full LED e se integra aos chevrons da grade.

O farol principal do hatch CC21 fica alojado entre as luzes de LED. A grade principal será semelhante a do C5 Aicross e na parte inferior a entrada de ar será em formato colmeia.

De lado, o hatch terá porte e linhas inspiradas no Sandero. Já na traseira, o CC21 terá lanternas com formato mais circulares. O para-choque abrigará a placa de identificação.

Motores

O Projeto CC21 terá motores Pure Tech 1.2 aspirado e 1.2 Turbo flex. O motor 1.2 Pure Tech de três cilindros rende 84 cv de potência e torque de 12,24 kgfm com gasolina no tanque, já com etanol a potência é de 90 cv e torque de 12,95 kgfm. Essa opção conta somente com câmbio manual de cinco velocidades.

Na Europa, o 1.2 Turbo Flex conta com potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm de torque.  Por aqui, com tecnologia Flex, os números serão ligeiramente maiores. Esse propulsor será ligado somente a transmissão automática de seis velocidades.

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