Entre os compactos com motor turbo vendidos no Brasil estão os Chevrolet Onix e Onix Plus, o Hyundai HB20 e HB20S e os Volkswagen Polo e Virtus. Saiba a participação de mercado de cada um
Carros compactos turbo
Foto | Montagem sobre imagens de Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Atualmente, Chevrolet, Hyundai e Volkswagen são as marcas que oferecem motores turbo para seus compactos. A marca americana foi a última a chegar com a dupla Onix e Onix Plus, a alemã com o up! e hoje oferece Polo e Virtus e a coreana vende os HB20 e HB20S. O Autos Segredos listas os turbo mais vendidos do mercado, por ser um subcompacto, o up! não entrou na listagem. Veja qual marca tem a maior participação e quais os modelos mais vendidos com a motorização turbo.

Mesmo chegando por último, a Chevrolet é a marca com maior participação de motores turbo no Brasil e consequentemente também tem Onix e Onix Plus com os modelos mais vendidos com o propulsor. A Hyundai em sua segunda tentativa ainda não conquistou seu espaço com a dupla HB2). Já a VW tem mais participação com o sedã Virtus que com o Polo.

Vendas de hatches turbo

De janeiro a março de 2020, o Onix emplacou 47.120 unidades no mercado brasileiro. Desse total, 19.527 foram unidades equipadas com motor 1.0 Turbo, o que representou cerca de 41% de participação.

No mesmo período, o Polo registrou 14.882 modelos vendidos. Apesar de vender menos que o HB20, o hatch da VW tem mais participação com motores turbo, lembrando que atualmente, ele é ofertado com motores 1.0 e 1.4 TSI. Do total de unidades vendidos, 41% foram do motor 1.0 turbo e 3,5% do motor 1.4, o que dá um total de 6.396 emplacadas com motor turbo.

Já o HB20 registrou nos quatro primeiros meses do ano, 21.998 modelos vendidos. Porém a participação do motor turbo nas vendas do hatch foram apenas 1.358 carros, o dá apenas 6% de participação, deixando o modelo da Hyundai na lanterna.

Vendas sedãs turbo

Assim como o irmão, o Onix Plus lidera entre os sedãs com motor turbo. De janeiro a março, o modelo da Chevrolet registrou 24.514 unidades comercializadas. Representando quase 65% das vendas do sedã, o motor 1.0 Turbo foi o responsável por 15.902 das vendas.

Já o Virtus é o segundo modelo com maior participação do motor turbo em suas vendas. De janeiro a março, foram comercializadas 8.745 unidades. Assim com o Polo, o sedã também tem motores 1.0 e 1.4 TSI. Do total, a versão 1.4 foi a responsável por menos de 2%, enquanto que as opções 1.0 TSI registraram quase 49% dos modelos vendidos.

Mesmo vendendo bem menos que o hatch, o HB20S tem maior participação do motor 1.0 Turbo em suas vendas. No acumulado de 2020, o sedã da Hyundai registrou 6.505 unidades. As versões equipadas com motor o HB20S tiveram cerca de 31% de participação nas vendas, o que representou 2.058 modelos emplacados.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.