De Campinas (SP)
O lançamento do Chevrolet Cruze 2016 teve duas novidades a serem pontuadas: o fim da caixa de câmbio mecânica na linha e a chegada ao Brasil da tecnologia OnStar, um sistema de telemática que abrange aportes de emergência, segurança, navegação e conectividade, e que faz parte dos planos de expansão global da General Motors, elaborados após a falência da empresa em 2009. Estes planos tornaram a empresa uma das mais lucrativas do mundo, à frente de outras gigantes como a Boeing e a American Express, somando faturamento de 22,6 bilhões de dólares nos últimos cinco anos.
A Chevrolet, que mudou seu slogan “Andando na Frente” pelo unificado “Find New Roads”, parece realmente estar buscando novos caminhos. A mesmice mecânica e de portfólio vem sendo abandonada gradativamente. Da velha guarda, restou o Classic (plataforma S4200) e os nomes S10, totalmente reformulada, maior e mais potente, Prisma, que compartilha a moderna plataforma de arquitetura GSV com o Onix e a picape Montana, de plataforma oriunda dos anos 90. Esperamos motores da era downsize para os próximos dois anos, sem confirmação da matriz ou do braço tupiniquim.
Sabe o que é telemática? É bem usada, e até comum. Telemática é o conjunto de tecnologias de informação resultante da confluência dos recursos da informática e das telecomunicações, que possibilidade uma multiplicidade no uso das informações e o compartilhamento da mesma entre diversas plataformas não espelhadas, que atuam livremente.
Mais simples que isso: a central de infotenimento do automóvel agora é dotada de uma rede telefônica própria e um sistema de GPS, que faz a ligação do veículo com a central OnStar e permite que o atendente desta central e os ocupantes do veículo se comuniquem. Dessa forma, é possível solicitar ao atendente diversos serviços, que vão de uma indicação de posto de combustíveis próximo, até marcação de uma consulta médica ou ouvir as notícias de destaque do dia. Se isso tudo não lhe pareceu útil a ponto de justificar a existência da tecnologia, existe também um serviço de segurança, onde o condutor pode solicitar apoio mecânico ou resgate em casos de acidente. O sistema ainda pode, de forma autônoma, em casos mais graves, nos quais o condutor não esteja capaz de acionar o botão de emergência, compreender a ocorrência de acidente, mediante explosão dos airbags, e direcionar os serviços de socorro do SAMU e dos bombeiros ao local do ocorrido.
Agora parece justo que exista a tecnologia? Se ainda não, acompanhe mais uma possibilidade.
“- Central de atendimento OnStar, bom dia. Em que posso ajudar? – Bom dia! Gostaria de almoçar em um restaurante japonês, em companhia de uma jovem polaca, nas proximidades do bairro de Moema, hoje. Poderia me indicar um bom local e fazer reserva? – É claro. Nas proximidades do bairro temos as opções “um”, a “aconchegante”, “esta”, “a boa”, “a sofisticada” e a “custo-benefício”. Qual delas o senhor gostaria?”
Dessa forma, com base nas informações encontradas na internet, é possível ainda que o atendente da central leia as avaliações dos internautas, estipule uma faixa de preços e ainda realize a reserva, sem maiores complicações. E, para chegar ao restaurante, a central OnStar já encaminha os dados de navegação para a central do automóvel e o sistema de GPS se encarrega de direcionar a condução até o local. Se precisar de buscar a garota no trabalho dela, é só acrescentar um ponto intermediário na rota.
Sua filhota vai sair com as amigas ou vai fazer um trabalho fora de hora na faculdade? Confira o trajeto e a chegada pela internet, e assim que o carro entrar em movimento novamente, receba um aviso. Dá até para saber se ela passou no drive-thru na volta para casa.
E o filhão, tirou carteira? Programe, pelo celular, alertas de velocidade máxima excedida. Passou da velocidade padrão, um aviso chega rapidamente.
Para todas estas funcionalidades, apenas três botões agregados ao espelho retrovisor central do Chevrolet Cruze. Um azul, que faz a ligação com a central, um preto e branco que atende ligações da central e um com ícone vermelho, que é o de emergências e também é o que encerra as ligações.
Simples não?
Mais que simples, é útil na medida que te auxilia a encontrar o automóvel em um estacionamento grande, já que é possível disparar luzes e buzina pelo celular. O aplicativo já está disponível para iOS e, brevemente, para Android.
Pelo celular, também, confira o travamento das portas, podendo destrancar ou trancar à distância.
Foi possível absorver bem o funcionamento da central OnStar. No carro que rodei pela cidade de Campinas – SP, nesta última terça-feira, pude revezar o comando do veículo com mais um jornalista, e uma embaixadora da GM foi quem nos guiou no uso da central.
O roteiro nos levou à um café, a um ponto de parada intermediário e de volta ao local da conferência. O sistema de GPS foi preciso e fez as correções de rota necessárias quando eu me perdi nas alças da cidade. Rapidamente a central OnStar me ligou para saber se estava tudo bem, pois eu havia solicitado o monitoramento da rota. Confirmei que tudo corria dentro do esperado.
A GM informa que o uso do sistema será gratuito no primeiro ano do automóvel, podendo ou não ser habilitado no ato da compra do automóvel, e que os valores a partir do segundo ano devem ser próximos ao de um sistema de rastreamento tradicional.
(*) O jornalista viajou a convite da Chevrolet do Brasil.
[photomosaic]
Fotos| Chevrolet/Divulgação e Eduardo Zanetti/Autos Segredos