Categorias Chevrolet
| em 12 anos ago

GM encontra uma forma de acabar com o chiado dos freios

Compartilhar

Há muitos anos a indústria automotiva procura uma solução para o chiados dos freios. Nem sempre este barulhinho irritante significa o fim das pastilhas ou arranhões nos discos. A vibração gerada pelo encostar das pastilhas nos discos, também pode gerar chiados. A General Motors anunciou na última semana uma forma de inibir este barulho que, de fato, é irritante.

Após soluções paliativas como a colocação de silicone por trás das pastilhas e fazer chanfros nas bordas das pastilhas, a GM descobriu uma forma que anuncia ser eficiente; a colocação de um aro metálico nos discos, que por não ser fundido a este, absorve a vibração.

Para chegar a esta solução recorreram aos estudos de fricção do engenheiro e físico francês Charles-Augustin de Coulomb, o mesmo da Lei de Coulomb, cujo nome invocamos para medir cargas elétricas e a força exercida entre elas. Não à toa esse sistema de freio foi batizado por seus engenheiros como Freio de Coulomb.

A General Motors ainda está testando o sistema, mas seus engenheiros acreditam que a solução estará presente em todos os carros da marca dentro de dois ou três anos.

Fonte | The New York Times
Via | Novidades Automotivas

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.