CUV de sete lugares GEM fazia parte do Projeto Twins que também inclui a nova Montana. Marca optou por lançar nova geração da minivan mantendo plataforma GSV

A General Motors abandonou os planos de um CUV de sete lugares a ser construído sobre a plataforma GEM. O substituto da Spin fazia parte do Projeto Twins e seria produzido na fábrica de São Caetano do Sul (SP). O Autos Segredos apurou que a marca lançará no terceiro trimestre de 2022, uma nova geração da Spin, mas mantendo a plataforma atual GSV.

Logo quando começou a desenvolver o Projeto GEM no Brasil, ele previa os novos Onix, Onix Plus, Tracker e também os Twins que seriam três inéditos modelos a serem produzidos em São Caetano do Sul (SP). Mas no meio do caminho, um Twins foi cancelado, agora, entre o fim de 2020 e começo de 2021, a General Motors desistiu do Twins CUV e o único representante do projeto gêmeos será a nova Montana que chegará no fim do primeiro semestre de 2022.

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Mantendo a plataforma GSV do começo da década passada, a nova geração da Spin receberá uma “casca” nova que a deixará em dia com a nova identidade visual da Chevrolet. A minivan continuará a ser oferecida em versões de cinco e sete lugares. A aventureira Spin não deverá ser mais ofertada, porque ela acabou ficando sem sentido na linha com a chegada do novo Tracker.

A nova Spin construída sobre a plataforma GSV tem vida garantida até 2027 quando a marca deverá rever seu planos para o produto.

Uma das explicações para a manutenção da plataforma GSV para Spin é que além do custo menor de produção, a linha Joy (antigos Onix e Prisma) que também usam a mesma base continuarão ser produzidos em São Caetano do Sul (SP), para o Brasil a dupla de compactos está mantida pelo menos até o fim de 2022 e ambos continuarão ser produzidos para atender o mercado colombiano.

Aliás, além da base, a nova Spin deverá compartilhar mais equipamentos com a linha Joy. A dica da manutenção da Spin veio em 2021, quando ele passou a ser equipado com controles de tração e estabilidade.

A nova geração da Spin também deverá receber mais opções de airbags, além do conjunto frontal.

Motor

Ainda não há confirmação sobre mudanças na motorização da nova Chevrolet Spin. Para continuar a ser ofertado, o motor 1.8 SPE/4 ECO Flex 4 terá que ser atualizado para atender novos protocolos de emissões de poluentes. Para tal, a marca já testa a Spin atual com alterações na motorização. Algumas unidades chegaram a rodar no Piauí em 2020.

Mas nada impede de marca adequar o cofre do motor para receber opções turbo disponíveis nos modelos GEM. O único impeditivo seria o custo.

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