Curiosamente, o segmento de entrada será o que mais passará por mudanças em 2014, quando entrará em vigor a lei que obriga todos os modelos produzidos no país a saírem de fábrica com airbag duplo e freios ABS de série. Das sete opções, Fiat Uno Mille Fire, VW Gol G4 e Ford Ka deixarão de ser produzidos e o Chery QQ ganhará nova geração. Já os três restantes Renault Clio, Fiat Palio Fire e Chevrolet Celta receberão os equipamentos de segurança e seguirão em linha por mais algum tempo.
MILLE FIRE A opção mais barata do mercado atualmente é o Fiat Uno Mille Fire 1.0 8v 2P, que tem preço sugerido pelo fabricante de R$ 22.230. Por esse valor, o consumidor tem a opção de escolher entre quatro cores sólidas: azul búzios, branco banchisa, preto vulcano e vermelho alpine. Caso opte por uma cor metálica, terá de desembolsar mais R$ 725.
A versão de entrada não oferece nada além do necessário para o Mille trafegar. Os vidros são manuais, não há trava elétrica nem apoio de cabeça para os ocupantes do banco traseiro. Itens como limpador e desembaçador traseiro nem pensar e, caso o consumidor faça questão deles, terá que aumentar a conta em R$ 861 e levar também comandos manuais de regulagem dos retrovisores externos. Um dos poucos mimos que o Mille oferece de série é o espelho no para-sol do lado passageiro.
A Fiat disponibiliza alguns equipamentos que podem ser adquiridos a parte. Se o consumidor estiver disposto, pode acrescentar ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos ao compacto, ao custo de R$ 4.476. Completo, o Mille pula para R$ 26.706. O modelo é equipado com motor 1.0 de 66 cv de potência quando abastecido com etanol e 65cv com gasolina no tanque.
Se os custos não fossem caros demais para adaptar airbag duplo e ABS, o veterano Mille ficaria por mais tempo no mercado. Como o investimento não compensa para a marca, ele deixará de ser produzido em dezembro. Para marcar sua trajetória no mercado nacional, o hatch receberá a série especial de despedida batizada de Grazie Mille.
De série, o consumidor é contemplado com retrovisores externos com regulagem manual interna, computador de bordo com oito funções, pré-disposição para rádio e dois apoios de cabeça para os ocupantes traseiros. O hatch é equipado com o motor 1.0 16v que rende 80cv de potência com etanol e 77cv quando abastecido com o gasolina.
Mas, assim com o Mille, os vidros são manuais, não há travas elétricas, nem desembaçador e limpador do vidro traseiro. E mesmo que o consumidor queira que seu carro conte de fábrica com esses itens, não há como, pois o único opcional do modelo para versão de entrada é o ar-condicionado, que acrescenta R$ 2.250 na conta. No caso do Clio, se o futuro proprietário quiser algo mais, terá que optar pela versão Expression, que tem preço sugerido de R$ 25.970 e só está disponível na carroceria de cinco portas.
Apesar de já ter contado no passado com airbag duplo e ABS, o Clio deixou de oferecê-los nos últimos anos e não há nem opção para comprar. A Renault perdeu uma grande chance de sair na frente dos rivais ao não equipar o modelo com os dois itens no fim de 2012, quando o compacto foi reestilizado. A vantagem em relação ao Mille é que o Clio continuará em linha por mais algum tempo e, a partir do dia 1º de janeiro de 2014, contará novamente com airbag duplo e ABS de série.
De série, o hatch chinês conta com ar-condicionado, direção hidráulica, duplo airbag, painel digital, faróis de neblina dianteiros e traseiros, vidros, travas e retrovisores elétricos e rádio AM/FM com CD Player MP3 com entrada USB, freios ABS, alarme antifurto, aviso sonoro do cinto de segurança desatado, luz de aviso de baixo nível de combustível, limpador e desembaçador traseiro, brakelight e spoiler. O QQ é o único modelo que não conta com o sistema flex, mas tem motor 1.1 que rende 68 cv com gasolina.
O comprador do Ka não passará aperto com o calor, pois o modelo conta de série com ar-condicionado. Os equipamentos restantes são retrovisores externos com regulagem manual interna, preparação para vidros elétricos e fechamento global, tapetes em carpete para motorista e passageiro (frontais) com sistema de travamento para posição do motorista e dois apoios de cabeça para os passageiros do banco de trás. Caso o consumidor deseje um Ka um pouco mais equipado, terá que optar pelo segundo pacote do catálogo, que tem preço sugerido de R$ 26.700 e acrescenta alarme, vidros e travas elétricas e direção hidráulica. O hatch é equipado com motor 1.0 8v que rende 73cv de potência com etanol no tanque e 69cv quando abastecido com gasolina.
Ao lado do Mille, o Palio é outro modelo que não oferece nada além do necessário para a circulação pelas ruas do Brasil. Os vidros são manuais, não há trava elétrica nem apoio de cabeça para os ocupantes do banco traseiro. Faltam ainda limpador e desembaçador traseiro. Se fizer questão dos últimos itens, o consumidor irá pagar R$ 872 e leva de gorjeta os comandos manuais de regulagem dos retrovisores externos. Assim como no Mille, há vários pacotes de equipamentos opcionais. Se quiser levar o carro com os tradicionais ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas o consumidor terá que desembolsar R$ 4.353. Agora, se o consumidor além de tudo fizer questão da segurança, terá que pagar R$ 1.647. Entretanto, vale lembrar que o valor final do modelo chegará aos R$ 30.270. O Palio Fire é equipado com motor 1.0 8v que rende 75cv de potência com etanol e 73cv quando abastecido com gasolina. De vantagem em relação ao irmão Mille, o Palio tem projeto um pouco mais moderno.
Se não tem o ar-condicionado de série como no Ford Ka, a versão de entrada do Celta leva vantagem sobre Mille, Clio e Palio por oferecer de série dois apoios de cabeça para os ocupantes do banco traseiro e os cintos laterais traseiros de três pontos retráteis, controle remoto manual dos espelhos retrovisores externos e preparação para sistema de som. Em compensação, os vidros são manuais, as portas não contam com trava elétrica e também faltam limpador e desembaçador do vidro traseiro. Para acrescentar esses dois últimos itens, o consumidor tem pagar mais R$ 700. Caso queira levar o Celta de entrada mais completo, o custo eleva o valor inicial em R$ 2.400 e deixará o hatch equipado com limpador e desembaçador do vidro traseiro, temporizador do limpador parabrisa e ar condicionado. Assim, o preço chegaria aos R$ 27.790. O Celta é equipado com motor 1.0 8v que rende 78cv de potência quando abastecido como etanol e 77cv com gasolina no tanque.
Apesar de levar o título de mais caro da categoria, isso não significa que o modelo entregue mais que os seus concorrentes. De série, o hatch traz dois cintos laterais de três pontos retráteis no banco traseiro e espelho retrovisor externo com controle manual. De resto, ele também só conta com o básico para poder circular pelas vias. Os vidros são manuais, não há trava elétrica das portas e ainda faltam limpador e desembaçador do vidro traseiro. Caso o consumidor queira equipar o G4 com lavador e limpador do vidro traseiro, será necessário desembolsar R$ 349. O comprador também tem a opção de levar o G4 com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, desembaçador e limpador traseiro, desde que esteja disposto a investir R$ 5.323. E assim o Gol G4 pularia para o valor final de R$ 30.743. O Gol G4 é equipado com o motor 1.0 8v, que rende 71cv de potência com etanol e 68cv com gasolina.
Fotos |Fiat/Divulgação, Renault/Divugação, Chery/Divulgação, Ford/Divulgação, Chevrolet/Divulgação e Volkswagen/Divulgação
Fontes | Sites oficiais dos fabricantes