Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos
ACABAMENTO DA CARROCERIA A caçamba tem proteção plástica em toda a sua área, quatro ganchos internos e capota marítma. Nas laterais externas são seis os ganchos para ficar cargas. O vidro traseiro tem grade protetora e no teto um arco superior para transporte de cargas longas. As borrachas de apoio do arco do teto do lado esquerdo têm má montagem (deformadas). As duas portas estão desniveladas em relação à carroceria e têm folgas fixas diferentes entre os dois lados. A qualidade final da pintura é boa. O acabamento plástico que encobre a extremidade superior dos para-lamas na união com a base das colunas A poderiam ser maiores para encobrir as imperfeições das chapas, e também, apresentam ondulações em duas zonas de apoio na base inferior do para-brisa. A tampa traseira que tem tranca com chave, e capô, têm montagem aceitável. REGULAR
ALTURA DO SOLO Não foram relevadas interferências com o solo numa utilização normal do automóvel no nosso percurso misto de provas. Por prevenção, tem chapa em aço para grande parte da zona inferior do motopropulsor. POSITIVO
FREIOS Apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso em geral. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O ABS atuou com eficiência sobre piso de baixo atrito, asfalto e calçamento. O freio de estacionamento sustenta bem o veículo em aclive/ declive acentuado. A desaceleração foi boa com manutenção da trajetória imposta, inclusive em alta velocidade, com espaço percorrido até a imobilização coerente. POSITIVO
CÂMBIO As relações de marchas/diferencial atendem satisfatoriamente na dirigibilidade urbana e em estradas. Em 5ª marcha a 100km/h indicados no painel, o motor trabalha na rotação de torque máximo (3.200rpm), o mesmo em 3ª a 60km/h. A qualidade de engate é boa. POSITIVO
VEDAÇÃO Boa contra água e poeira nos testes padrão realizados. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS O habitáculo não é silencioso quando se roda sobre paralelepípedo, asfalto ruim e terra com costelas com vários pequenos ruídos. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO
SUSPENSÃO No manual do proprietário e na etiqueta fixada na coluna B, onde a fabrica indica a pressão dos pneus, não tem a informação técnica da pressão quando equipado com pneus aro 16 na medida 195/55, que são acessórios homologados pela fábrica e vendidos/ instalados na concessionária. Está informação, depois de consulta à fábrica, deverá ser fornecida pela concessionária no departamento de acessórios. A GM indicou 26 libras nas quatro com somente condutor e 32 libras também nas quatro quando lastrado. O conforto de marcha não tem o ótimo acerto da antiga Montana, que era a melhor do seu segmento de comerciais leves no Brasil, mas é razoável. As imperfeições do solo são mais sentidas no habitáculo quando se roda sobre ruas urbanas asfaltadas/ remendadas, estrada de terra e calçamento irregular. A estabilidade é muito boa e merece destaque pela alta precisão, rapidez e mínima inclinação da carroceria no contorno de ruas de raios variados. REGULAR
DIREÇÃO A coluna de direção, que é descentralizada para a esquerda em relação ao eixo central da carroceria tem ajuste somente em altura com curso satisfatório, e o volante boa pega. O diâmetro de giro é longo (11,3 metros), mas a velocidade do efeito-retorno agrada. A precisão na reta e em curvas é muito boa. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso misto. Numa utilização severa, em curvas sobre piso de terra e paralelepípedo o conjunto apresentou baixa rumorosidade. REGULAR
ILUMINAÇÃO Tem sensor crepuscular. Possui luz de cortesia somente no porta-luvas e para o vão de carga. Os faróis que têm duplo refletor e auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque apresentaram uma boa eficiência no baixo e no alto, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, o que é importante para um comercial leve. Na zona do teto tem uma lanterna com dois spots fixos integrados próximos do retrovisor com resultado positivo em iluminação pela área do habitáculo. O quadro de instrumentos tem fácil leitura noturna. REGULAR
ESTEPE/MACACO O estepe está instalado abaixo do vão de carga em suporte metálico com bandeja plástica, que tem acionamento de descida/ subida através de mecanismo localizado dentro da caçamba, que apresentou difícil manuseio (muito pesado). As dimensões da extremidade do mecanismo que recebe a chave de fenda incorporada à chave de rodas é muito larga em relação à extremidade da fenda. A operação de troca não é simples nem limpa, além da chave de rodas ter a alavanca curta. A roda é em aço e tem o pneu diferente dos de uso no fabricante, medidas e características técnicas. Ao ter que utilizar o estepe numa viagem, o automóvel terá o seu comportamento dinâmico totalmente alterado. A roda/ pneu quando danificados cabem na bandeja, mas não é possível usar a trava metálica de sustentação na estrutura do suporte, devido interferência com o pneu, sendo possível somente o uso no cabo flexível de segurança. NEGATIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA Não tem sensor de chuva. A área de varredura das palhetas no pAra-brisa, que apresentaram uma boa qualidade, é razoável. Os esguichos são do tipo spray em V com vazão eficiente e boa abertura. É fácil a reposição d’água no reservatório instalado dentro do vão motor. POSITIVO
FERRAMENTAS Possui uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO
ALARME O sistema é completo com chave codificada, proteção perimétrica das partes móveis (portas e capô) e proteção volumétrica contra invasão através da quebra dos vidros. Ao dar comando por controle remoto inserido na própria chave de ignição os vidros sobem automaticamente. E a função antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO
(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)
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