Grave falha afeta bateria de alta voltagem de vários modelos da BMW e da MINI

A BMW e a MINI convocam recall para os modelos i8 Roadster, 330e M Sport, 745Le M Sport, 530e M Sport, X5 xDrive45e M Sport, X3 xDrive30e, X3 xDrive30e X Line e Mini Cooper S E Countryman ALL 4. O chamado se deve a grave falha na bateria de alta voltagem dos modelos que pode causar incêndios nos modelos envolvidos.

Falhas e riscos

De acordo com as marcas, foi verificado a possibilidade de que uma possível contaminação por impurezas decorrentes do processo de fabricação da bateria de alta voltagem pode causar curto-circuito quando a bateria estiver completamente carregada.

Em função da gravidade do defeito, há risco de incêndios na bateria de alta voltagem com possíveis acidentes com danos materiais, físicos ou fatais aos ocupantes do veículo e a terceiros.

Chassis

A relação completa dos chassis dos modelos envolvidos podem ser vistas neste link.

Duas etapas

O chamado afeta modelos produzidos entre 2/3 e 21/9/2020 e será feito em duas etapas. Os clientes não devem carregar seus veículos na rede elétrica e devem adotar as orientações listadas abaixo, que devem ser configuradas por meio do display central do veículo, de modo a manter a carga de bateria de alta voltagem em níveis mínimos.

Para os modelos 330e M Sport, 745Le MSport, 530e M Sport, X5 xDrive45e M Sport, X3 xDrive30e e X3 xDrive30e X Line os proprietários devem ir em configurações e selecionar o “Modo de Condução”, depois ir em “Controle de bateria” e por fim, definir a configuração do estado de carga em 30%.

Já para o MINI Cooper S E Countryman ALL4, os dono devem apertar o botão “eDrive” e selecionar a opção de “Modo” na tela do velocímetro, logo após, devem selecionar “Max eDrive” ou “Auto eDrive” e confirmar a opção na tela do display central.

Já para o elétrico i8 Roadster os clientes devem ir em “Meu veículo” no menu do modelo e selecionar “Configurações do veículo”, logo após devem selecionar a opção “Auto eDrive” e desativar a opção “Manter estado de carga”. Feito isso, o modelo poderá ser conduzido tanto no modo MAX eDrive como no modo Auto eDrive que podem ser selecionados pelo botão eDrive.

Além das orientações acima, os clientes de todos os modelso não devem usar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio e nem as aletas de troca de marchas instaladas atrás do volante.

Apesar da gravidade do problema, a BMW ainda não tem uma solução definitiva e afirma que está trabalhando para estabelecer as melhores medidas para reparo do defeito. Quando uma solução for encontrada, a marca alemã fará um novo chamado.

Informações

Para mais informações, os clientes devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento do Cliente BMW pelo telefone 0800 019 7097 exclusivo para recall, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.