Na maioria dos casos, os pequenos esportivos não tinham motores tão potentes assim, mas o baixo peso e a tração traseira contribuíam para entregar grande prazer ao dirigir. O habitat natural desses carros eram as estradas sinuosas, onde era possível deixar carros mais potentes para trás, graças à estabilidade bem acima da média. Por fim, o preço era bem mais acessível que o dos esportivos de pedigree da época, como Jaguar E-Type e Mercedes 300 SL.
A partir da década de 1980, os esportivos de pequeno porte foram desaparecendo do mercado, por fatores ligados principalmente ao custo de produção. Há representantes contemporâneos na classe, como Mazda MX-5 Miatta e Lotus Elise, mas as opções são bem mais limitadas que há 40 anos. Por isso, é digna de nota a estreia em Genebra de dois novos modelos que mantém viva a fórmula de unir baixo peso, tração traseira e carroceria compacta: o Alfa Romeo 4C e o Toyota FT-86 Open Concept.
O novo esportivo da Alfa Romeo foi mostrado pela primeira vez em 2011, também no Salão de Genebra, mas ainda em forma de conceito, sob o codinome 4C Concept. Agora já exibido em versão definitiva, o modelo já tem destino traçado no mercado: as primeiras 1.000 unidades integrarão uma série especial, batizada de “Edition Launch”. O preço da novidade será de 60 mil euros na Europa.
O 4C é pequeno e leve: o fabricante informa que ele tem menos de 4 metros de comprimento e pesa apenas 895 kg. Com um corpinho tão esbelto, um motor 1.8 turbo de quatro cilindros de 240 cv e 25,7 kgfm de torque é capaz de proporcionar relação peso/potência de apenas 4 kg/cv. O resultado se traduz em acelerações de zero a 100 km/h em apenas 4, segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O câmbio é automatizado de dupla embreagem, com seis marchas.
Embalada pela crítica favorável, a marca mostrou o FT-86 Open Concept em Genebra, que nada mais é senão a versão sem capota do GT-86. Embora o modelo tenha sido apresentado como conceito, o conversível já está praticamente pronto para entrar em produção. Tanto o FT-86 Open Concept quanto o GT-86 seguem à risca a receita consagrada pelos clássicos esportivos europeus dos anos de 1960. O motor, um 2.0 16V com quatro cilindros dispostos em posições opostas (boxer), rende 203 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, suficientes para dar agilidade ao modelo. Ainda assim, a Toyota já anunciou o desenvolvimento de uma versão mais potente, que poderá usar turbo, compressor volumétrico ou sistema híbrido.
O conversível tem as mesmas dimensões do cupê: são 4,24 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,27 m de altura e 2,57 m de distância entre eixos. O peso é de 1.257 kg, resultando em relação peso/potência de 160 cv para cada 1.000 kg. O FT-86 Open Concept não teve os números de desempenho divulgados, mas o irmão GT-86, que é apenas 67 kg mais leve, acelera de zero a cem em 7,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 230 km/h, segundo o fabricante. O modelo sem capota exibia câmbio manual de seis marchas, para deleite dos puristas, embora o irmão possa ser equipado também com uma caixa automática, com o mesmo número de velocidades. A tração, claro, é traseira e a capota é confeccionada em tecido, ao invés de material rígido. Tudo para manter a tradição…
Fotos | United Pictures e Toyota/Divulgação