A tão aguardada nova geração do Volkswagen Golf foi revelada ontem e será lançada na Europa no final do mês durante o Salão de Paris, Tamanha expectativa pelo modelo se deu devido à sua importância para a Volkswagen e por ser baseado na plataforma modular MQB, também presente. A revolução no design que vinha sendo pregada por projeções há quase dois anos se resumiu a uma breve atualização no estilo.

Pelo menos o Golf VII tem mais personalidade do que a grande maioria dos Volkswagen. Não há ousadia, mas ao menos as linhas são retas, sóbrias, e ao mesmo modernas são interessantes. O que a Volkswagen realmente buscou desde 2008, quando iniciou o desenvolvimento do modelo, foi tornar o Golf mais eficiente.Com a plataforma MQB o Golf pode crescer sem que isso afetasse seu peso. São 4.255 mm de comprimento (+56 mm), 1.799 mm de largura (+13mm) e 1.452 mm de altura (-28mm), ficando um pouco mais baixo para ter melhor aerodinâmica. A distância entre eixos fica em 2.637 mm (+59mm). O porta-malas tem capacidade de 380 litros. Tomando os 1050 kg da versão básica do modelo, a redução de peso chega aos 109 kg. Só esta redução de consumo na ordem de 0,3 litro a cada 100 quilômetros. Mas as versões ficaram, em média, 14% mais econômicas.De início o Volkswagen Golf terá apenas duas opções de motores a gasolina, um 1.2 litro de 85 cv e um 1.4 litro de 140 cv. Posteriormente estes motores serão oferecidos em versões de 105 e 120 cavalos, respectivamente. A versão GTI, que será apresentada no ano que vem, contará com um motor 2.0 de 225 cavalos. Entre as opções diesel figurarão um 1.6 de 105 cavalos, o mais frugal de todos, prometendo consumo de 31 km/l, e um 2.0 de 150 cavalos.

Para o futuro também ficam versões com mecânica alternativa, como um motor 1.4 movido a gás natural e versões híbridas e elétricas.As transmissões são manuais de cinco e seis velocidades e automatizadas de dupla embreagem com seis e sete velocidades, sendo estas últimas opcionais. Todas as versões contam com sistema Start/Stop, e dependendo da versão estarão disponíveis sistemas como Lane Assist, que interpreta quando o carro está saindo da faixa involuntáriamente e acerta a trajetória, e também o Park Assist, que manobra o carro para se estacionado, necessitando do motorista apenas para controlar a velocidade pelo pedal de freio.

Fala-se que ele será vendido no Brasil a partir de 2014, no entanto, como as primeiras versões que desembarcaram por aqui em meados da década de 90, virão do México. É o novo Golf que esperamos há quase 10 anos!

Fotos | Volkswagen/divulgação

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