Uma das principais diferenças está no motor motor turbodiesel 2.0 TDI, que além de dois tem apenas um turbo, que faz a potência cair significativamente de 163 para 122 cavalos e o torque máximo de 40,8 para de 34,7 kgfm, o que não é nada mal. O câmbio é o mesmo ZF manual de seis relações.
Visualmente a versão se diferencia pelas rodas de 16 polegadas, prachoque dianteiro na cor da carroceria e traseiro pintado de preto. A Amarok Básica traz de série ar-condicionado Climatic, direção hidráulica, protetor do cárter, rádio CD/MP3 Single DIN com USB e Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters, ajuste de altura para o banco do motorista, freios ABS off-road com sistema de assistência à frenagem (BAS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle eletrônico de frenagem (EBC); bloqueio eletrônico do diferencial (EDL) e controle de tração (TCS).Fotos | Volkswagen/divulgação