Finalmente, o Toyota Yaris 2019 faz sua estreia no mercado brasileiro. Os modelos começam a serem vendidos hoje (7/6). O hatch começará a ser produzido em 15 de junho e o sedã em 2 de julho, ambos serão comercializados em cinco versões de acabamento. O Toyota Yaris 2019 terá motores 1.3 e 1.5 e o Yaris Sedã 2019 será equipado somente com o motor 1.5. Os preços do hatch ficam entre R$ 59.590 e R$ 77.590, enquanto o sedã tem valores entre R$ 63.990 e 79.990.
O Toyota Yaris 2019 e o Yaris Sedã atuaram no segmento Premium. Os principais concorrentes são os Volkswagen Polo e Virtus, Fiat Argo e Cronos e os veteranos Chevrolet Onix, Prisma e Cobalt. Porém, os preços do Yaris são bem mais altos que o dos rivais. Os valores estão mais próximos dos conterrâneos e também concorrentes Honda Fit e City.
Os Toyota Yaris 2019 e Yaris Sedã tem linhas dianteiras praticamente idênticas. A diferença fica por conta da grade inferior em formato colmeia para o hatch e e filetada no sedã. Os faróis são estreitos e unidos pela grade que é pintada na cor preta nas versões XL e XL Plus Tech e nas versões XS e XLS ela conta com um friso cromado na parte superior.
Ambos os modelos tem linha de cintura alta e as laterais são vincadas. Macanetas e retrovisores com piscas integrados são pintados na cor da carroceria. Nas versões XS e XLS os retrovisores tem rebatimento elétrico. Já nas versões XLS, as maçanetas do Toyota Yaris 2019 e Yaris Sedã são cromadas. Até a coluna “B”, os modelos tem as mesmas portas. Na porção traseira, cada um tem sua porta e identidade própria.
Tanto no hatch, quanto no sedã, as lanternas são horizontais e invadem a tampa do porta-malas. Na versão XLS elas são iluminadas por LED. A placa de identificação fica alojada na tampa do porta-malas nos dois modelos.
Todas as versões do Toyota Yaris 2019 tem acabamento em preto nas colunas de portas e revestimento do teto. No sedã o acabamento do teto é na cor cinza. O painel conta quatro saídas de ar, sendo duas nas extremidades e mais duas na posição central. O sistema de aúdio fica em destaque na parte superior do console central, dependendo da versão, há central multimídia. Os comandos do ar-condicionado são manuais nas versões XL e automático nas demais.
O quadro de instrumentos é analógico com três mostradores analógicos e nas versões XL e XL Plus Tech que mostram do lado direito o termômetro do motor e indicador de combustível. No lado esquerdo fica o conta-giros e o mostrador central exibe o velocímetro e o display de LCD de 2,7″ com informações do computador de bordo. Já nas versões XL e XLS, o computador de bordo tem tela de 4,2″ em TFT em destaque no lado direito do quadro de instrumentos.
Yaris Hatch
Yaris Sedã
Os motores são os mesmos da linha Etios, porém, recalibrados para terem mais potência. O propulsor 1.3 16V Dual VVT-1 Flexfuel equipa a versão de entrada XL do Toyota Yaris 2019. O propulsor rende rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol e torque de 12,9 kgfm a 4.000 rpm. Com gasolina, a potência é e 94 cv, a 5.600 giros e torque de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Nessa versão, o motor pode trabalhar em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades ou a automática do tipo CVT que simula sete posições.
Já as demais versões do hatch e do Yaris Sedã 2019 conta com o motor 1.5 16V Dual VVT-i Flexfuel. O propulsor rende 110 cv de potência a 5.600 rpm e torque máximo de 15,9 kgfm a 4.000 giros quando abastecido com etanol. Com gasolina a potência é de 105 cv, a 5.600 giros e torque 14,3 kgfm (com gasolina). A versão de entrada do sedã é a única que conta com transmissão manual de cinco velocidades. Nas demais ele é sempre associado ao câmbio CVT.
O Toyota Yaris e Yaris Sedã vem de série desde a versão de entrada XL com computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC). Ainda fazem parte da lista de equipamentos, direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã), entre outros itens. Incluem na lista os obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
A versão XL equipada câmbio CVT agrega controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
Na versão XL Plus Tech os modelos recebem descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch. A opção também conta com central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS.
Já a versão XS conta com todos os itens da XL Plus Tech e acrescenta revestimento em couro do volante, manopla do câmbio e nas portas em couro. A grade recebe detalhes cromados, roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata). Ela também recebe bancos revestidos em couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.
A topo de linha XLS vem com todos os equipamentos da XS e acrescenta teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis com lâmpadas halógenas e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
Motores
De quatro cilindros linha, flex, 1.329 cm³ de cilindrada, com potências de 101 cv (etanol) e 94 cv (gasolina) a 5.6000 rpm e torques máximos de 12,9 kgfm (etanol) e 12,5 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm
De quatro cilindros linha, flex, 1.496 cm³ de cilindrada, com potências de 110 cv (etanol) e 105 cv (gasolina) a 5.6000 rpm e torques máximos de 14,9 kgfm (etanol) e 14,3 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbios manuais de seis velocidades (1.3) e CVT Multidrive com modo sequencial de sete velocidades (1.3 e 1.5)
Direção
Eletroassistida progressiva (EPS)
Freios
Disco ventilado na dianteira com ABS, BAS e EBD e a tambor na traseira
Suspensão
Dianteira, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção com estabilizadora; altura do solo, 15 cm
Rodas/pneus
15” de liga leve/185/60
Peso
Hatch – 1.110 kg (XL e XL Plus Tech); 1.135 kg (XS); 1.150 kg (XLS)
Sedã – 1.110 kg (XL, manual); 1.130 kg (XL, CVT); 1.150 kg (XL Plus); 1.130 kg (XS); 1.150 kg (XLS)
Capacidades
Tanque, 45 litros; porta-malas, 310 litros (hatch) e 473 (sedã)
Dimensões (metro)
Hatch – Comprimento, 4,14; largura, 1,73; altura, 1,49; distância entre-eixos, 2,55
Sedã – Comprimento, 4,42; largura, 1,73; altura, 1,49; distância entre-eixos, 2,55
Desempenho
Velocidade máxima, 175 km/h; aceleração até 100 km/h, 11,3 segundos
Consumo (km/l)
Urbano, 8,5 (a) e 12,3 (g); estrada, 10,3 (a) e 14,5 (g)