No visual as externos as novidades do hatch e do sedã são novas opções de rodas. As principais novidades do modelo são os novos motores 1.3 16V DUAL VVT-i e 1.5 16V DUAL VVT-i e os novos câmbios. Ambos os motores estão até 9% mais econômicos e contam com o sistema Dual VVT-i, que controla o torque e a força, exigindo menos do motor.
A potência do propulsor 1.3 teve ganho de 8cv passando a ficar com potência final de 98cv. Já o motor 1.5 ganhou 10,5 cv de potência ficando com 107cv.
No interior o painel continua com o quadro de instrumentos central, mas, os mostradores passam a ser digitais. Os modelos também terão como novidade o controle de velocidade de cruzeiro. O Etios 2017 também ganhou novos itens de segurança como o sistema de fixação Isofix para equipamentos de proteção infantil e o apoio de cabeça central e cinto de três pontos para o passageiro do meio.
[photomosaic]
A versão de entrada vem equipada de série com o Toyota Smart Screen, computador de bordo; antena externa do tipo short pole; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível; direção eletro-assistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
Nessa opção ela agregada a anterior sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters. A opção XS ainda conta com a função EcoWallet no computador de bordo. A função possibilita ao condutor que insira o valor pago pelo litro do combustível. Deste modo pode-se calcular e monitorar o valor que se gastou com os abastecimentos.
A opção topo de linha conta com todos os itens das opções anteriores e acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A versão aventureira tem rodas de liga leve exclusivas, bancos com costura exclusiva; manopla do câmbio revestida em couro; tapetes com a inscrição Cross. No quesito equipamentos ela vem com todos os itens da opção XLS.
Fotos | Estúdio Malagrine/Toyota/Divulgação