Crédito Sergio Chvaicer_Preto na curvaPara o resto do mundo o Suzuki Swift Sport é apenas a versão mais divertida de um compacto, para nós ele representa um compacto esportivo inserido num nicho onde se encontram Citroën DS3 e Mini Cooper. Apesar dos preços começarem em R$ 74.990, ele soa interessante.Crédito Sergio Chvaicer_Vermelho traseiraÉ quase um sucessor espiritual do Suzuki Swift GTI que usava um  motor 1.3 16v de 100cv nos anos 90. Raridade por aqui. O Swift ainda é pequenino – são 3,89m de comprimento, 1,69m de largura, 1,51m de altura e 2,43m de entre eixos, dimensões de compacto – e pesa apenas 1.065kg, por isso, consegue se garantir com um motor relativamente pequeno.

Crédito Sergio Chvaicer_motor - CópiaSem turbo ou compressor, o motor 1.6 16v à gasolina, com sistema de admissão variável (VIS) e o comando de válvulas variável (VVT), entrega 142cv a 6.900rpm (!) e 17kgf.m de torque máximo a 4.400rpm. O câmbio é manual de seis marchas, e envia toda a força para as rodas dianteiras. A Suzuki do Brasil não divulga números de desempenho, mas lá fora – onde tem uma legião de fãs e 136cv – ele chega a 100km/h em 8,2 segundos.

Crédito Sergio Chvaicer_Painel Cock Pit - Cópia (2)A suspensão é do tipo McPherson com barra estabilizadora e subframe na dianteira e do tipo barra de torção com molas helicoidais na traseira. Receita simples, mas o acerto, que a fabricante diz ser tomado com foco no controle de rolagem e transferência de peso.

Crédito Sergio Chvaicer_Logo traseiraHá controles de tração e estabilidade para domar os menos experientes, mas que podem ser desligados pelos por quem sabe o que está fazendo, além de freios à disco ventilado na dianteira e sólido na traseira com sistemas ABS, EBD (que distribui a força de frenagem) e BAS (que amplifica a força de frenagem, em situações de emergência). Ainda há seis airbags e sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis. Além disso, os faróis são do tipo bi-xenon, os bancos tem formato de concha, há partida sem chave, o ar-condicionado é automático, a direção é elétrica e o sistema de som com bluetooth pode ser controlado no volante, assim como o piloto automático.

Crédito Sergio Chvaicer_Prata na curvaO que separa o Swift Sport do Sport R, que custa, R$ 81.990 são teto e retrovisores podem ser na cor branco com grafite, amarelo com grafite, grafite com vermelho e preto com vermelho. As rodas de liga leve são de 17″, e não de 16″, e recebem pneus Pirelli PZero de alta performance, e como opcional é possível encurtar todas relações de marcha ao ter ao alterar a relação final de 3,9 para 4,6. Central multimídia com GPS também é opcional para ele.

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Fotos | Suzuki/Divulgação