[Primeira volta] Renault Oroch 2023 ganha motor 1.3 Turbo por R$ 137.100

427

De visual renovado, Nova Renault Oroch 2023 será vendidas versões PRO e Intense com motor 1.6 SCe Flex e na topo de linha Outsider com motor 1.3 TCe Turbo Flex e câmbio CVT

Lançada em 2015, a Renault Oroch foi pioneira no segmento de picapes médias compactas. Porém, de protagonista, a picape francesa virou mera figurante no segmento com a chegada da Fiat Toro em 2016. Para tentar mudar a vida da Oroch no mercado, a Renault passa a oferecer a picape com a motorização 1.3 TCe Turbo Flex na versão topo de linha Outsider. Juntamente com a nova motorização, a Renault fez uma leve reestilização no exterior e deu à picape um novo painel com linhas bem agradáveis. A Oroch 2023 será vendida nas versões PRO, Intense e Outsider. Os preços ficam entre R$ 105.800 e R$ 137.100.

As vendas da picape renovada já começam hoje (12/4) e a rede já conta com unidades para test drive.

A Renault afirma que com a nova Oroch ela busca fisgar clientes da Fiat Strada e Toro. As versões 1.6 iriam para a luta contra a picape compacta e a opção turbo brigará com a Toro.

Preços da Renault Oroch 2023

  • PRO 1.6 SCe (manual) – R$ 105.800
  • Intense 1.6 SCe (manual) – R$ 111.300
  • Outsider 1.3 TCe (CVT) – R$ 137.100

Mudou?

A Renault foi bem tímida na mudança externa da Oroch 2023. Na dianteira, a picape recebeu grade frontal, para-choque, ski frontal e faróis de neblina redesenhados. A mudança melhorou o ângulo de ataque da picape que agora é de 27,6º.

A nova Oroch 2023 recebeu também novas barras de teto funcionais que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sendo na cor cinza na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider.

Por fim, a traseira recebeu lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na parte inferior da tampa.

A Renault Oroch Outsider 2023 recebe um visual mais carregado com  alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais. A picape também passa a contar com a nova cor Cinza Lune.

A versão de entrada PRO tem visual bem espartano e não conta com pintura nos para-choques, grade, maçanetas e retrovisores. Ela também não conta com rack de teto e santantônio.

Já a versão Intense recebe rack de teto, para-choque com pintura e rodas de liga leve.

Se no exterior, é necessário lupa para enxergar as mudanças, no exterior elas saltam aos olhos. A nova Oroch 2023 ganhou novo painel com linhas bem agradáveis e que deu um ar de modernidade à picape.

O painel recebeu saídas de ar horizontais com acabamento em aço escovado. Elas estão posicionadas nas extremidades e na parte central do painel. Os comandos do ar-condicionado ficam posicionados no centro do painel. 

Já a versão Outsider traz acabamentos internos na cor Orange Corail, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo escapista dos consumidores.

O quadro de instrumentos é o mesmo do Captur com velocímetro digital no centro, o volante é o mesmo do Duster e tem acabamento escovado e botões retroiluminados. 

A central multimídia de série nas versões Intense e Outsider tem tela de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Com uma tela capacitiva de 8’’ e interface simples e intuitiva. 

Forros de porta também são novos. Já os bancos são os mesmos da linha atual e receberam apenas novos revestimentos. 

Nas versões Intense e Outsider, a nova Oroch 2023 passa a contar com retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré. 

A nova Renault Oroch Outsider 2023 recebe ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30s a 120s, aumentando a segurança ao sair do veículo. 

Motores da nova Oroch 2023

A Oroch 2023 mantém o motor 1.6 SCe Flex nas versões PRO e Intense. O propulsor rende potência de 118 cv a 5.500 rpm com gasolina e 120 cv a 5.500 rpm com etanol no tanque. O torque é de 16,2 kgfm a 4.000 rpm, não importando se está abastecida com gasolina ou etanol. Além de adequar o motor 1.6 as novas normas de emissões de poluentes, a Renault trocou o câmbio manual de cinco marchas por uma caixa de seis velocidades.  

O motor 1.6 vai de 0 a 100 km/l em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 169 km/l. 

Já o motor Turbo Flex 1.3 TCe é exclusivo da versão Outsider. A potência com gasolina é de 162 cv entre 5.500 rpm e 6.000 rpm. Com etanol, a potência é de 170 cv entre 5.500 rpm e 6.000 rpm. O torque é de 27,5 kgfm entre 1.600 rpm e 3.750 rpm, não importando se o tanque está abastecido com gasolina ou etanol. O motor turbo é ligado somente ao câmbio CVT Xtronic com simulação de oito marchas virtuais. O motor turbo leva a Oroch de 0 a 100/km/h em 9,9 segundos e a velocidade máxima é de 189 km/h.

O tanque de combustível da Oroch tem capacidade para 45 litros. 

Consumo

Nas versões PRO e Intense, o consumo com etanol do motor 1.6 SCe é de 7,7 km/l em trajeto urbano e 7,9 km/l em ciclo rodoviário. Já com gasolina, o consumo é de 11 km/l na cidade e 11,4 km/l em estrada. 

A Renault Oroch Outsider 2023 levou nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano. 

Oroch em números

A nova Renault Oroch 2023 conta com 4,70 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,82 m de altura e 2,92 m de entre-eixos. 

Na versão PRO, a Oroch pesa 1.292 quilos, na Intense o peso é de 1.339 kg e na Outsider o peso total é de 1.432 kg. 

A capacidade de carga da Oroch PRO é de 680 quilos e nas versões Intense e Outsider é de 650 quilos. A capacidade em litros é de 683. 

O ângulo de entrada é de 27,5° e o de saída é 22,4°. Já o vão livre em relação ao solo é de 21,2 centímetros. 

Roda e pneus

A versão de entrada PRO tem rodas de aço e as opções Intense e Outsider contam com rodas de liga. O pneu é sempre o de uso misto de medidas 215/65 R16.

Para ajudar na redução de consumo, a Oroch 2023 passa a contar com o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Segundo a Renault, ele pode gerar economia de até 5% de combustível. 

Segurança

A nova Renault Oroch 2023 também teve a segurança reforçada. Agora todas as versões são equipadas com  Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração. Assistente de partida em rampas também está disponível em todas as versões.  Outra tecnologia na picape é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.

Itens de série

Confira os principais equipamentos de série de cada versão:

PRO

Ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.

Intense

Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria.

Outsider

A versão topo de linha vem com todos os itens da Intense e agrega ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, retrovisores e maçanetas em preto brilhante, alargadores de para-lama, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT XTRONIC de oito velocidades.

Andando

Neste primeiro aperitivo com a nova Renault Oroch 2023, andamos na versão topo Outsider equipado com motor turbo flex 1.3 TCe. Se antes o 2.0 bebia e não proporcionava bom desempenho, o novo motor dá fôlego de sobra para a picape.

Em trânsito urbano ele é ágil e o casamento com o câmbio CVT que simula oito marchas virtuais permite uma condução confortável. Já na estrada, ponto positivo para o bom isolamento acústico que não deixa o barulho do funcionamento da transmissão CVT invadir a cabine.

Com ar-condicionado ligado e três ocupantes à bordo, a Oroch responde bem quando se pisa mais fundo no acelerador. As retomadas de velocidade são rápidas e o conjunto mecânico permite ultrapassagens sem sustos.

Ponto positivo é a suspensão independente da Oroch 2023 que permite rodar suave tanto na terra, quanto no asfalto.

Ao vivo, apesar de pouco perceptível, as mudanças visuais deixaram a Oroch mais agradável aos olhos. Por dentro, o novo painel é o destaque com desenho moderno e os materiais de acabamento mesmo sendo em plástico rígido são de boa qualidade.

Porém, algumas coisas não mudam, os bancos dianteiros da Oroch 2023 são os mesmo de quando estreou em 2015 e não apoiam bem as pernas e o encosto poderia segurar mais o corpo dos ocupantes.

Outro ponto que a Oroch 2023 poderia ter evoluído é o sistema de direção que manteve a assistência eletro-hidráulica que é pesado em situações de manobras.

Por fim, a tampa traseira da caçamba é pesada e ao abrir o compartimento é necessário ficar esperto para não levar um coice nos braços. Se o dono do Oroch for usar muito a caçamba durante o dia, ele pode dispensar os exercícios para os braços na academia.

Conclusão

A nova Renault Oroch 2023 evolui consideravelmente, no entanto, o posicionamento de preços pode jogar contra nas duas frentes em que a picape irá atuar.

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.