Curitiba (PR)
A Renault apresentou seus novos motores 1.0 e 1.6 SCe que já estão disponíveis para a dupla Logan e Sandero. Já o propulsor 1.6 também será usado pelo Duster e a Oroch. O propulsor 1.0 é inédito na linha Renault, já o 1.6 é de origem Nissan. Equipados com motores 1.0 Sandero e Logan ficaram mais caros R$ 600, enquanto que com o propulsor 1.6 o reajuste foi de R$ 1.800.
“Equipamos Sandero e Logan, nossos best-sellers no Brasil, além de Duster e Duster Oroch com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, que proporcionam baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Esta é uma mudança importante e muito significativa, já que traz um grande pacote de benefícios para mais de 70% da nossa gama à venda no Brasil”, afirma Fabrice Cambolive, Presidente da Renault do Brasil.
O inédito 1.0 três cilindros da Renault têm inovações como o duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. O propulsor é todo construído em alumínio e é 20 kg mais leve que o propulsor antecessor. Já o propulsor 1.6 de origem Nissan, tem duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote e outras novidades que garantem alta eficiência e bom desempenho. Construído em alumínio, ele é 30 kg mais leve.
Entretanto, apesar de todas as inovações para os motores, ambos ainda usam o famigerado tanquinho para o sistema de partida a frio. Nem mesmo o propulsor 1.0 que é um conjunto totalmente novo ganhou um sistema de aquecimento de combustível moderno. Aliás, entre os concorrentes nacionais, o três cilindros flex francês, é o único que usa o tanquinho para a partida a frio. De origem Nissan, o 1.6 também usa o tanquinho, que curiosamente já não é usado pela Nissan desde 2015…
“A tecnologia está disponível, o sistema de partida a frio funciona bem também e não era prioridade dentro de todo o pacote tecnológico que a gente trouxe para os motores”, afirma Carlos Henrique Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault.
O motor 1.0 SCe tem potência de 79cv e torque de 10,2kgfm quando abastecido com gasolina e 82cv e torque de 10,5kgfm com etanol no tanque. O câmbio é o manual de cinco velocidades.
Já o motor 1.6 SCe tem potência de 118cv com gasolina no tanque e 120cv quando abastecido com etanol. O torque é de 16 kgfm para ambos os combustíveis. Os câmbios são o manual de cinco velocidades ou o automatizado Easy’R também de cinco marchas.
As versões equipadas com motor 1.6 passam a contar com o sistema Start&Stop. De acordo com a Renault, o sistema gera economia de combustível em até 5%. O sistema pode ser ativado/desativado através de um botão à esquerda do volante.
A Renault não atualizou suas transmissões, mas, trocou o acionamento por varetas por cabos. Com a alteração, a alavanca fica quieta em seu devido lugar, não tendo mais vida própria. Apesar do curso ainda longo, os engates estão mais macios e mais precisos.
De série o Logan Authentique vem equipado com direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e ar-condicionado. A versão Expression acrescenta comando de som por satélite, vidros dianteiros elétricos com função one touch e sistema antiesmagamento, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria, maçanetas internas cromadas, iluminação do porta-malas e CD MP3 2DIN com conexão USB/Auxiliar/Bluetooth.
Já o Sandero ganhou a versão 1.0 Vibe quem vem de série com com sistema multimídia MEDIA Nav Evolution com tela touchscreen 7’’, navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth®, USB com Eco Coaching e Eco Scoring, banco traseiro com encosto rebatível, computador de bordo com multifunções, sensor de estacionamento, rodas em liga leve aro 15’’ ar-condicionado e direção eletro-hidráulica.
Confira abaixo os preços da linha Logan e Sandero:
A marca informou a ordem de chegada de suas novidades, entretanto, somente o Captur tem data definida e será lançado em fevereiro. Na sequência virão o SUV Koleos e o hatch Kwid.
O SUV Captur que será lançado em fevereiro, chegará equipado com o motor 1.6 SCe e câmbios manual e CVT e também com o 2.0 e câmbio automático de quatro velocidades.
(*) O jornalista viajou a convite da Renault do Brasil.
Fotos | Renault/Divulgação