“É uma grande evolução visual, na qual a percepção de qualidade passa a ser ainda mais nítida, tanto por dentro quanto por fora do Novo Gol e do Novo Voyage. Tudo, em cada detalhe, está mais sofisticado. A esportividade e a tecnologia nortearam todos as etapas de desenvolvimento dos veículos. Nunca na história do Gol e do Voyage trabalhou-se tanto com tecnologia tridimensional como no Novo Gol e no Novo Voyage”, afirma o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga.
[photomosaic]
A traseira do Gol mudou por completo ganhando nova tampa traseira, vidros, para-choque e lanternas. A tampa do porta-malas está mais retilínea e tem duas linhas que se conectam com o interior das lanternas. As lanternas estão maiores e passam a ter desenho tridimensional, com a assinatura noturna mundial da Volkswagen.
Visto de lado todos os conjuntos de rodas de liga leve e de calotas ofertados no Novo Gol e no Novo Voyage são inéditos segundo a VW. Ao todo, são três opções de rodas de liga leve – 14 polegadas “Dacito”, 15 polegadas “Marga” e 16 polegadas “Varvito” – e duas variações de calotas (uma aro 14 com estilo “Xisto” e outra aro 15 com o visual “Gabro”). A marca ainda mudou a estampagem da coluna C do hatch que ganhou um vinco bem acentuado.
Por dentro os dois modelos ganharam novo painel que foi completamente reformulado. O volante que pode contar com os comandos multifuncionais é semelhante ao do Golf. As saídas de ar-condicionado que tinham formato redondo agora são retangulares e filetada. O quadro de instrumentos ganhou iluminação de LEDs em branco.
A grande novidade da linha 2017 é o novo sistema de infotainment App-Connect que permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.
Para marca a chegada da linha reestilizada a marca lança a série especial Connect para o Gol. Ele é comercializado na cor azul lagoon. O Gol Connect está equipado com a central multimídia topo de linha Discovery Media, que, além do espelhamento, oferece um sistema de navegação totalmente integrado. O modelo ainda pode ser equipado com o suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel, que possibilita carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa. A série especial vem á equipada com adesivos “Connect”, pacote elétrico, sensor de estacionamento traseiro e rodas exclusivas de 15 polegadas, em pneus de medida 195/55 R15 “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.
Além das pequenas mudanças visuais a dupla trocou o antigo motor 1.0 de quatro cilindros pelo 1.0 de três cilindros EA211. A potência máxima do propulsor 1.0 é de 75 cv e torque de 9,7kgfm quando abastecido com gasolina e de potência de 82 cv e torque de 10,4 kgfm com etanol no tanque.
Já o propulsor de maior cilindrada é o veterano 1.6 que passou mudanças visando redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Segundo a marc a redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Este propulsor rende 101cv de potência e torque de 15,4kgfm com gasolina no tanque e 104 de potência e toque de 16,6kgfm quando abastecido com etanol.
A motorização 1.0 trabalha em conjunto com o câmbio manual de cinco velocidades e o 1.6 pode ser equipado com o câmbio manual de cinco velocidades ou o automatizado ASG de cinco velocidades.
Desde a versão básica Trendline de Gol e Voyage equipadas com motor 1.0 e 1.6 a lista de itens de série inclui direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. O ar-condicionado é ofertado como para a opção de entrada.
Veja nas imagens abaixo os itens de série e opcionais de cada versão: