Para brigar na categoria premium, Volvo XC40 aposta em equipamentos e tecnologia. Apesar de lista recheada, SUV fica devendo alerta de ponto cego. Banco traseiro tem assento curto
Volvo XC40
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Marlos Ney Vidal (*)
De Balneário Camboriú (SC)

O Volvo XC40 começa a ser vendido no Brasil em três versões de acabamento. Das duas mil unidades estimadas para serem comercializadas nesse ano, a marca sueca já vendeu mil na pré-venda. Os números indicam que a Volvo não terá dificuldades para conquistar os clientes. Aliás, dos novos compradores, a marca estima que 75% são estreantes na categoria de SUV´s Premium. O Volvo XC40 tem preços entre R$ 169.950 para versão T4 e R$ 214.950 para topo de linha R-Design.

Volvo XC40
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Fila

Por conta da enorme procura, os interessados em comprar um Volvo XC40 terão que enfrentar uma de fila de espera de 90 a 120 dias, dependendo da versão escolhida. A marca já começou a entregar as versões Momentum e R-Design para os primeiros compradores. Os clientes do XC40 T4 só receberão seus carros em julho.

Modelo importante

Em crescente no mercado nacional, a marca estima vender 6.500 carros em 2018, dos quais o Volvo XC40 deverá ser responsável por duas mil unidades, número que representa 30% de participação.

Volvo XC40
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Preços do Volvo XC40

  • XC40 T4 – R$ 169.950
  • XC40 Momentum – R$ 194.950
  • XC40 R-Design – R$ 214.950

Vida a bordo

Tanto o motorista, quanto o passageiro dos bancos dianteiros viajam bem acomodados em termos de espaço e ergonomia. O condutor tem todos os comandos à mão. O volante tem boa pega, revestimento em couro e é multifuncional. Bem direto, o sistema de direção responde rápido aos comandos do condutor. Porém, em velocidades mais altas, o volante fica muito leve e requer atenção.

Porém, nem tudo são flores e os assentos dos bancos dianteiros são curtos e não apoiam bem as pernas dos ocupantes. A situação melhora na versão R-Design cujos bancos contam com extensão. Já os encostos dos bancos cumprem bem sua função. Na versão Momentum, somente o banco motorista conta com ajuste elétrico. Já a regulagem do encosto do banco do condutor é manual e ruim de ser manuseada por fica espremida entre a coluna e o banco.

Volvo XC40
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Turma de trás

Um dos pontos negativos do Volvo XC40 é o banco traseiro. Para não comprometer o espaço para as cabeças, o assento ficou instalado muito baixo. Complica ainda o fato do assento ser muito curto e não apoiar corretamente as pernas dos ocupantes. Já em relação a segurança, todos os ocupantes contam com apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos.

Volvo XC40
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Acabamento

O Volvo XC40 tem interior moderno e refinado. As bolsas de porta dianteiras contam com espaço para acomodar até um notebook. O acabamento de painéis de porta e painel contam com materiais emborrachados e sensíveis ao toque. Não há rebarbas e as peças são bem encaixadas. A versão Momentum tem os bancos revestidos em couro. Já a opção R-Desgin mescla revestimento em couro e nobuck.

De série

Veja abaixo os principais equipamentos de série das versões T4, Momentum e R-Design:

XC40 T4

Os principais itens de série de auxílio a condução da versão T4 do XC40 são o sistema de frenagem automática (City Safety), sistema de alerta de mudança de faixa (LKA), sistema de alerta ao motorista (DAC), sistema de proteção conta saída de estrada, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive e declive (HSA) e assistente de descidas íngremes (HDC).

Já entre os itens de tecnologia a versão T4 conta com painel de instrumentos TFT 12,3″, sistema Audio Perfomance (80W), central multimídia touch screen com tela de 9″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto, três entrada USB, bluetooth, comando por voz e Volvo on Call.

Na parte de conforto, o XC40 T4 tem ar-condicionado digital com clean zone, assento do motor com ajustes elétricos e memória, apoio lombar elétrico, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva  e faróis Full LED.

XC40 Momentum

A versão Momentum vem com todos os itens da T4 e agrega sistema de áudio High Performance (250W), carregamento de smartphone por indução. Entre os equipamentos de conforto ela conta com ar-condicionado digital Dual Zone com clean zone, Key Less Entry, Drive Mode (ajuste do modo de condução), câmera traseira de estacionamento e retrovisor interno e externos anti-ofuscante.

XC40 R-Design

A versão topo de linha R-Design vem com todos os itens da Momentum e acrescenta sistema de som Audio Harman Kardon (600W), navegação PRO e sistema de leitura de placas (RSI).

Na parte de conforto, a versão R-Design conta com teto solar panorâmico elétrico, assento do passageiro elétrico, volante com shift paddles, porta-malas com abertura elétruica, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), direção semiautônoma (Pilot Assist) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Tamanho

O Volvo XC40 tem 4,42 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 460 litros.

Plataforma

O SUV de luxo é o primeiro modelo da marca sueca a usar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars. Chamada de CMA (Compact Modular Arquitecture) ela dará origem a novos modelos da série 40.

Volvo XC40
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor

As versões Momentum e R-Design são equipadas com o motor 2.0 T5 Drive de quatro cilindros. O motor tem potência de 255 cv a 5.500 rpm e torque de 35,7 kgfm a partir de 1.800 rpm. Já a versão é equipada com o mesmo motor, porém, com menor potência e torque. O propulsor tem potência de 193 cv e torque de 30,5 kgfm. Ambas as versões são equipadas com a transmissão automática de oito velocidades.

Andando

Num trajeto de aproximadamente de 100 quilômetros nossa reportagem andou nas versões Momentum e R-Design. O Volvo XC40 tem rodar suave, graças a boa calibragem da suspensão. Nem mesmo as rodas de 19” da versão Momentum e as de 20” da R-Design interferem no conforto dos passageiros. Elas filtram bem as imperfeições do solo independente da qualidade da via.

O Volvo XC40 é ágil no trânsito urbano. Já rodando em estradas, o SUV tem comportamento exemplar, a potência de 255 cv permite uma condução mais agressiva. Não é necessário abusar do pé direito para que o XC40 se torne ágil e mostre todo seu potencial. Já o bom torque permite que o condutor faça ultrapassagens sem sustos.  Na versão Momentum, o SUV fica ainda mais ágil ao selecionar o modo de condução dinâmico.

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Graças ao bom isolamento acústico, quase não se escuta o motor trabalhando, nem mesmo em rotações mais altas. As retomadas são de marchas são bem suaves e praticamente imperceptíveis.

O XC40 reúne qualidades para atrair novos clientes e também para resgatar os compradores que já não dispõem de orçamento para levar o irmão maior XC60.

Cores

O Volvo XC40 Momentum é comercializado nas cores Black Stone, Ice, Amazon, Bright, Osmium, Onyx Black e Fusion Red. Já a R-Design é vendidas nas cores Black Stone, Crystal White, Bright, Osmium, Bursting e Fusion Red.

(*) O jornalista viajou à convite da Volvo.