Lançamentos
| em 6 anos ago

Primeira volta: Volkswagen Gol automático é lançado por R$ 54.580

Compartilhar
Lista de equipamentos de série é bem básica e os Volkswagen Gol automático e Voyage vêm de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Taubaté (SP)

Com onze anos de mercado, a marca dá um ar de modernidade a sua dupla de compactos com a chegada da transmissão automática. O Volkswagen Gol automático parte de R$ 54.580 e o Voyage sai por R$ 59.990. Ambos serão vendidos em versão única de acabamento. Itens como rodas de liga leve e central multimídia são ofertados como opcionais.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Preços

Confira abaixo os preços do Volkswagen Gol e Voyage automáticos:

  • Gol 1.6 MSI AT6 – R$ 54.580
  • Voyage 1.6 MSI AT6 – R$ 59.990

Andando

O motor 1.6 MSI não é novidade para o Gol, cuja versão Rallye era equipada com o propulsor. Já para o Voyage o casamento é inédito. Apesar do teste drive ser de 140 quilômetros, o percurso foi divido com mais dois colegas e assim o contato com o Volkswagen Gol automático foi curto.

Siga nossas redes sociais

No pouco contato, notamos que o motor MSI associado ao câmbio automático de seis velocidades dá um ânimo extra ao veterano compacto. O desempenho com três passageiros e bagagem foi satisfatório. O motor permite retomadas ágeis e a transmissão automática responde rápido. O câmbio tem funcionamento suave e quase não se percebe as trocas de marcha. A transmissão automática ainda conta com a função Sport que muda as faixas de rotação das trocas de marchas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando a 110 km/h o motor trabalha em 2.500 rpm e tem funcionamento silencioso. Porém, ao pisar mais fundo no acelerador o Volkswagen Gol automático sente falta de melhor isolamento acústico, nessas situações o barulho de funcionamento do motor incomoda.

Direção

Se a transmissão e o câmbio dão modernidade ao Volkswagen Gol automático, o mesmo não se pode dizer da direção. Com projeto de onze anos, o compacto ainda é equipado com direção hidráulica, em manobras ela tem funcionamento pesado. Já em estradas o comportamento melhora e ela tem peso certo para uma condução segura.

Motor

Os Volkswagen Gol automático e Voyage automático são equipados com o motor 1.6 MSI tem potência de 110 cv a 5.750 rpm e torque de 15,8 kgfm a 4.000 rpm com gasolina. Já com etanol no tanque a potência é de 117 cv a 5.750 rpm r torque de 16,7 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão automática é a mesma de seis velocidades.

Mercado

Líder em outras épocas, o Volkswagen Gol ainda se mantém entre os cinco modelos mais vendidos do mercado. No acumulado do ano, o compacto emplacou 32.512 ficando com 18,96% de participação no segmento de entrada.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De olho no PcD

Segundo Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas & Marketing, a marca está de olho no púbico PcD. Em 2017, o segmento foi responsável pela comercialização de 60 mil carros.  “Nós temos certeza que temos um carro muito bom posicionado”, afirma o executivo.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De série

Seguindo a prática dos concorrentes, os Volkswagen Gol automático e Voyage automático vêm de série com ofertas de equipamentos bem tímidas. De série eles são equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Opcionais

Os Volkswagen Gol automático e Voyage automático contam três pacotes de opcionais: Urban Completo e Interatividade Composition Touch.

O primeiro agrega a dupla rodas de liga leve de 15”, alarme keyless, chave tipo “canivete” com controle remoto, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Veterano, o Gol foi o quarto modelo mais vendido em julho
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ainda fazem parte do pacote sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, faróis duplos (exclusividade na categoria), farol de neblina, lanterna traseira escurecida, 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.

Já o Interatividade Composition Touch vêm com 4 alto-falantes, 2 tweeters e “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo e volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”. Ele inclui ainda entradas USB e para SD-card, conexão Bluetooth e permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O terceiro pacote é o sistema “Interatividade Discover Media” que permite conectividade com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) com sensor de aproximação.

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.