Lista de equipamentos de série é bem básica e os Volkswagen Gol automático e Voyage vêm de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas
Volkswagen Gol automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Taubaté (SP)

Com onze anos de mercado, a marca dá um ar de modernidade a sua dupla de compactos com a chegada da transmissão automática. O Volkswagen Gol automático parte de R$ 54.580 e o Voyage sai por R$ 59.990. Ambos serão vendidos em versão única de acabamento. Itens como rodas de liga leve e central multimídia são ofertados como opcionais.

Volkswagen Gol automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Preços

Confira abaixo os preços do Volkswagen Gol e Voyage automáticos:

  • Gol 1.6 MSI AT6 – R$ 54.580
  • Voyage 1.6 MSI AT6 – R$ 59.990

Andando

O motor 1.6 MSI não é novidade para o Gol, cuja versão Rallye era equipada com o propulsor. Já para o Voyage o casamento é inédito. Apesar do teste drive ser de 140 quilômetros, o percurso foi divido com mais dois colegas e assim o contato com o Volkswagen Gol automático foi curto.

Siga nossas redes sociais

No pouco contato, notamos que o motor MSI associado ao câmbio automático de seis velocidades dá um ânimo extra ao veterano compacto. O desempenho com três passageiros e bagagem foi satisfatório. O motor permite retomadas ágeis e a transmissão automática responde rápido. O câmbio tem funcionamento suave e quase não se percebe as trocas de marcha. A transmissão automática ainda conta com a função Sport que muda as faixas de rotação das trocas de marchas.

Volkswagen Gol automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando a 110 km/h o motor trabalha em 2.500 rpm e tem funcionamento silencioso. Porém, ao pisar mais fundo no acelerador o Volkswagen Gol automático sente falta de melhor isolamento acústico, nessas situações o barulho de funcionamento do motor incomoda.

Direção

Se a transmissão e o câmbio dão modernidade ao Volkswagen Gol automático, o mesmo não se pode dizer da direção. Com projeto de onze anos, o compacto ainda é equipado com direção hidráulica, em manobras ela tem funcionamento pesado. Já em estradas o comportamento melhora e ela tem peso certo para uma condução segura.

Motor

Os Volkswagen Gol automático e Voyage automático são equipados com o motor 1.6 MSI tem potência de 110 cv a 5.750 rpm e torque de 15,8 kgfm a 4.000 rpm com gasolina. Já com etanol no tanque a potência é de 117 cv a 5.750 rpm r torque de 16,7 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão automática é a mesma de seis velocidades.

Mercado

Líder em outras épocas, o Volkswagen Gol ainda se mantém entre os cinco modelos mais vendidos do mercado. No acumulado do ano, o compacto emplacou 32.512 ficando com 18,96% de participação no segmento de entrada.

Volkswagen Gol automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De olho no PcD

Segundo Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas & Marketing, a marca está de olho no púbico PcD. Em 2017, o segmento foi responsável pela comercialização de 60 mil carros.  “Nós temos certeza que temos um carro muito bom posicionado”, afirma o executivo.

Volkswagen Gol automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De série

Seguindo a prática dos concorrentes, os Volkswagen Gol automático e Voyage automático vêm de série com ofertas de equipamentos bem tímidas. De série eles são equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Opcionais

Os Volkswagen Gol automático e Voyage automático contam três pacotes de opcionais: Urban Completo e Interatividade Composition Touch.

O primeiro agrega a dupla rodas de liga leve de 15”, alarme keyless, chave tipo “canivete” com controle remoto, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas.

Ainda fazem parte do pacote sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, faróis duplos (exclusividade na categoria), farol de neblina, lanterna traseira escurecida, 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.

Já o Interatividade Composition Touch vêm com 4 alto-falantes, 2 tweeters e “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo e volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”. Ele inclui ainda entradas USB e para SD-card, conexão Bluetooth e permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).

Volkswagen Gol automático
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O terceiro pacote é o sistema “Interatividade Discover Media” que permite conectividade com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) com sensor de aproximação.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.