Fabricada na Argentina, a nova Nissan Frontier 2023 chega de visual renovado, motor atualizado, novos equipamentos de segurança e também em novas versões
Por Marlos Ney Vidal
De Puerto Iguazú (Argentina)
Passando por um momento de crescimento no mercado brasileiro, a Nissan lança a nova Frontier 2023, que recebe visual renovado, segurança reforçada, motor atualizado para atender o P-L7 e novas versões. Segundo a montadora, os preços das antigas versões se mantiveram e na linha renovada a picape chega com três novas opções de acabamento. Os valores sugeridos partem de R$ 230.197 para a versão S e chega aos R$ 314.590 para as topo de linha Platinum e PRO-4x.
A Nissan Frontier terá seis versões, e as primeiras unidades chegarão às revendas no fim de abril. Confira os valores sugeridos para a nova linha da picape:
Apesar de parecer que a mudança foi pequena, a Nissan Frontier 2023 ficou com a frente ligeiramente mais alta e a caçamba cresceu 2,5 centímetros próximo à cabine e cinco centímetros nas laterais e na tampa do compartimento de carga.
Na dianteira, a nova grade é integrada aos faróis, para-choque e capô. Um acabamento por cima da tampa do motor compõe o visual. A cor da grade muda de acordo com a versão, podendo ser toda em preto, mesclando o cromado ou o preto e grafite. As versões S, SE e Attack contam com faróis de facho único, já as opções mais caras SE, Platinum e PRO-4X recebem quatro projetores em LED. De acordo com a Nissan, o farol alto ficou 30% mais brilhante e 20% no baixo.
De lado a picape recebeu novas rodas que mudam de desenho dependendo da versão. Na traseira, a tampa da caçamba ganhou novo desenho e o nome Frontier fica estampado na lataria, na parte inferior da peça. As lanternas traseiras mantêm o mesmo formato, mas receberam novos elementos internos. Por fim, o para-choque foi redesenhado recebendo um apoio para o acesso à caçamba.
Por dentro, o volante da Nissan Frontier é novo e é o mesmo já usado por Kicks e Versa. O quadro de instrumentos recebeu tela central em TFT de sete polegadas colorido. De resto, não há novidades em termos de desenho ou acabamento.
E já que estamos falando de acabamento, o da Nissan Frontier 2023 mantém os bons encaixes e não há rebarbas. Mesmo se tratando de uma picape, pelo valor praticado, os materiais de revestimentos dos forros de porta e painel poderiam ser mais nobres.
VEJA TAMBÉM:
Os bancos dianteiros apoiam bem as pernas do condutor e os encostos mesmo em trechos de off road onde é normal o carro sacolejar mais, eles cumprem sua função de segurar o corpo dos ocupantes. Já o banco traseiro oferece bom espaço para as pernas e o assoalho plano facilita a vida do ocupante do meio. O encosto do banco também não é tão inclinado como nas picapes do passado, mas o assento é curto e baixo não apoiando bem as pernas dos ocupantes.
Neste primeiro contato com a Nissan Frontier 2023, andamos em trechos on road e off-road. No asfalto liso e bem conservado, a picape tem rodar de automóvel e conjunto de suspensões que foram atualizados e privilegiam o conforto dos ocupantes.
Já na parte off-road, com a chuva que caiu na região de Puerto Iguazú, as estradas de terra foram bem favoráveis para mostrar do que a picape é capaz nessas condições e também para avaliar todos os recursos do sistema de tração 4×4.
A suspensão cumpriu bem o seu papel, filtrando bem as imperfeições do solo. Até mesmo em grandes desníveis na pista os ocupantes da Nissan Frontier 2023 são bem tratados.
A picape mostrou valentia para passar sem sustos por trechos de lama e os recursos off-road ajudam até mesmo os condutores que não contam com experiência para rodar em estradas não pavimentadas. O bloqueio do diferencial traseiro distribui a força em 50% para cada roda, facilitando a saída em condições de piso mais severas.
O motor 2.3 Bi-Turbo e o câmbio automático de sete marchas formam um bom casamento. O propulsor enche rápido e basta pisar um pouco mais no acelerador para fazer retomadas de velocidade ou ultrapassagens seguras. Andamos somente com dois ocupantes na Frontier 2023 e, neste primeiro contato, o motor continua atendendo bem.
Assim como na linha 2022, a Nissan Frontier mantém o motor 2.3 Diesel com duas faixas de potência. Na versão de entrada S, o propulsor tem um só turbo e teve pequeno ganho em termos de cavalaria: agora são 163 cv de potência e torque de 43,3 kgfm. Nessa configuração, o câmbio é sempre manual de seis marchas.
Nas demais versões, o motor passa a contar com turbo duplo com potência de 190 cv e torque máximo de 45,9 kgfm. Nessa configuração o câmbio é sempre o automático de sete velocidades.
Para atender a nova legislação, o motor diesel passa a contar com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32. O reservatório do ARLA 32 é acessado por uma tampa que fica ao lado da tampa do combustível e a necessidade de abastecimento é avisada por meio de uma mensagem de autonomia no display do TFT no painel da picape.
A nova Nissan Frontier 2023 passa a contar com novos modos de condução. Um tecla próximo a alavanca do câmbio permite a escolha do modo de condução entre quatro opções:
A versão PRO-4X ainda conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, para garantir ainda mais disposição para enfrentar as adversidades. Ele é ativado por meio de um botão no console central, com a tração 4X4 Low engatada, e permite utilizar o torque na roda que tem mais aderência à superfície e evitando deslizamentos excessivos na roda oposta.
A Nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos.
Na versão de entrada S, a Nova Nissan Frontier 2023 passa a vir equipada com rodas de aço de 17 polegadas, sistema de rádio 2DIB com Bluetooth e Cruise Control.
Já a nova versão SE, agrega a S câmbio automático, rodas de liga leve e detalhes em cromado na grade dianteira.
A Frontier Attack ganha tela do quadro de instrumentos de 7” em TFT colorido, central multimídia de 8”, estribo, barra de teto, santantônio e função drive mode.
A versão XE agrega sensor de chuva, I Key, bancos revestidos em couro, luz de LED e rodas de liga de 18”.
A nova opção Platinum acrescenta em relação a XE, o sistema de segurança Safety Shield, teto solar, sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e retrovisor interno eletrocrômico.
Já a nova topo de linha PRO-4X acrescenta em relação a Platinum bloqueio de diferencial, pneus All terrain, detalhes de acabamento externo como molduras nos pára-lamas e rodas de liga de 17” com acabamento em preto.
Em relação à segurança, a Nissan passa a oferecer seis airbags e freios a disco nas quatro rodas de série em todas as versões. A lista ainda inclui sistema de auxílio de partida em rampa (HSA); controle automático de descida (HDC); bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD); e controle eletrônico de frenagem (EBD).
A partir da versão Platinum, a Frontier 2023 conta com o sistema Safety Shiled que agrega:
O Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), que monitora dois veículos à frente e o veículo diretamente à frente para reduzir o risco de acidentes com vários carros em um eventual engavetamento, por exemplo. Ele atua em conjunto com o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), cuja função é frear o veículo caso o motorista não atue.
Para aumentar a segurança em situações de cansaço ou desatenção, o Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW) emite alertas sonoro e visual caso o veículo se aproxime da faixa de sinalização da pista, caso o pisca de mudança de pista não esteja acionado. Ao mesmo tempo, o Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP) age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista, atuando no sistema de freios das rodas opostas. Com isso, previne a troca involuntárias de pistas e, com isso, possíveis acidentes.
Outra tecnologia que estreia na picape é o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA), que avisa o motorista para fazer pausas e fornece avisos sonoros quando são detectados possíveis sinais de fadiga, como mudanças no estilo de direção ou no comportamento da direção. Muito útil para aumentar a segurança durante longas viagens ou após um árduo dia de trabalho.
E, para aumentar ainda mais a segurança e tranquilidade, a picape conta com o Alerta de Ponto Cego (BSW), que ajuda a evitar colisões com outros veículos por falta de visibilidade no ponto cego enquanto o veículo está em movimento, também por meio de alertas sonoro e visual. O sistema de Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) complementa o BSW ao acionar o sistema de freios, também nas rodas opostas de onde estaria o outro carro, corrigindo a rota para evitar acidentes.
Nas manobras, para sair de vagas de estacionamento de ré ou em manobras nessas situações, a Nova Nissan Frontier conta com a Visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD).
Já o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) reduz o estresse da visibilidade limitada ao sair de uma vaga de estacionamento. A função monitora a traseira do veículo e avisa o motorista se outro veículo ou objeto estiver se aproximando de um dos lados, emitindo alertas sonoro e visual.