E isso por um lado é bom! Com mudanças visuais tímidas, Renegade 2019 mantém a boa lista de itens de série e bom acabamento. Motor 1.8 que tem desempenho voltado para uso familiar
Renegade 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Mata de São João (BA)

Lançado em 2015, o Renegade 2019 chega de visual retocado e segue como referência entre os SUV´s compactos em conforto, acabamento, segurança e itens de série. O senão fica pela manutenção do motor 1.8 E.torQ que oferece desempenho adequado apenas para o uso familiar. Para quem busca emoção, o melhor é partir para as versões equipadas com motor diesel que fornece desempenho excelente.

Renegade 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mudanças

Somente olhares mais atentos perceberam as mudanças visuais do Renegade 2019. Na frente, somente para-choque e grade foram atualizados. A mudança no para-choque foi positiva pois melhorou o ângulo de entrada das versões flex. Passando de 20° para 28° na versão Sport automática na qual tivemos contato. As raspadas de para-choque em entradas e saídas de garagem ficaram no passado. Na versão Sport manual ele passou de 20° para 27°, na Longitude de 20° para 29° e por fim, na Limited foi de 20° para 27°.

Renegade 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

O acabamento interno do Renegade 2019 manteve o bom acabamento do anterior. O painel continua com a construção em material emborrachado. Na versão Sport os bancos são forrados em tecido. As forrações de porta mesclam plástico e tecido nos apoios braço.

Renegade 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Conforto

Os comandos seguem ao alcance das mãos e o volante multifuncional permite acesso ao computador de bordo, telefonia e som. O quadro de instrumentos é completo e fácil leitura. O motorista e passageiro do banco dianteiro ficam melhor acomodados, o assento apoio bem as pernas o encosto cumpre bem seu papel. O mesmo não pode se dizer do banco traseiro que tem o assento baixo e não fornece apoio adequado para as pernas. Já a altura para a cabeça e espaço para os ombros é satisfatória.

Renegade 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando

O Renegade 2019 segue sendo um modelo gostoso de guiar. A direção tem excelente calibragem sendo direta e com progressividade adequada. Sua boa estabilidade permite entrar rápido em curvas sem comprometer a segurança.  No trajeto do test drive, a suspensão mostrou seu bom acerto, mais firme, sem ser desconfortável mesmo em estradas não pavimentadas.

Veja lista de itens de série opcionais do Renegade 2019

Em termos de desempenho, a atualização do motor 1.8 Flex, em 2016, melhorou um pouco o fôlego do SUV.  Mantendo o conjunto mecânico, o Renegade 2019 Flex não é referência em desempenho, sendo adequado dentro de sua proposta familiar.

Em baixas rotações, 85% do torque já está disponível a partir de 2.000 rpm, isso permite retomadas de marcha mais ágeis, mesmo com o peso de 1.448 kg do SUV. A boa calibragem da transmissão de seis velocidades, ajuda a responder mais rapidamente aos comandos do acelerador, fazendo trocas descendentes e ascendentes com maior frequência.

Motor

O propulsor flex rende 135 cv de potência com gasolina a 5.750 rpm e 18,8 kgfm de torque a 3.750 rpm. Com etanol, os números sobem para 139 cv a 5.750 rpm e 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Na opção flex, o SUV continuará a contar com os câmbios manual de cinco velocidades e o automático de seis posições.

Renegade 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica Renegade 2019 1.8 Sport AT6

»MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, com diâmetro de 80,5 mm e curso de 85,8 mm 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.747 cm³ de cilindrada, 135cv (g)/139cv (e) de potência máxima a 5.750 rpm, 18,7 kgfm (g)/ 19,3 kgfm (e) de torque máximo a 3.750 rpm

»TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas.

»ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
0 a 100 km/h: 11,9 s (gasolina)/ 11,1 s (etanol)

»VELOCIDADE MÁXIMA
Velocidade máxima: 180 km/h (gasolina)/ 182 km/h (etanol)

»DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

»FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS

»SUSPENSÃO
Independente do tipo McPherson na dianteira e na traseira

»RODAS E PNEUS
Rodas em liga leve 7J x 17”, pneus 215/60 R17

»DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,232; largura, 1,798; altura, 1,705; distância entre-eixos, 2,570; peso, 1.448 quilos

»CAPACIDADES
Tanque de combustível: 60 litros; porta-malas: 320 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 400 quilos

(*) O jornalista viajou à convite da Jeep.