Chevrolet Spin 2019 mantém mesmo motor 1.8 e opções de câmbio manual e automático
Chevrolet Spin 2019
Foto | Chevrolet/Divulgação

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Foz do Iguaçu (SP)

O Chevrolet Spin 2019 chega ao mercado em sete configurações sempre equipadas com o motor 1.8. Lançado em 2012, a General Motors se deu ao luxo de esperar seis anos para retocar o visual de seu monovolume. O resultado ficou satisfatório e deixou o modelo bem mais acertado esteticamente. Sem mudar a estrutura, as mudanças envolveram basicamente as partes móveis.

Chevrolet Spin 2019
Foto | Chevrolet/Divulgação

Dianteira

O visual controverso da dianteira ficou para trás e agora remetem aos novos modelos da marca como Equinox. A engenharia não mudou nem mesmo os para-lamas dianteiros, mantendo as linhas laterais intocadas. Porém, com a troca de capô, faróis e para-choque a marca deu ao Chevrolet Spin 2019 um desenho mais impactante e elegante na porção dianteira.

Traseira

Na traseira, o Chevrolet Spin 2019 ganhou reforma visual mais profunda. A tampa do porta-malas foi toda redesenhada, assim com o para-choque. As lanternas continuam invadindo as laterais com o mesmo formato do modelo anterior, mas, agora elas invadem a tampa traseira. Aliás, a peça que mais parecia um outdoor ficou mais harmoniosa com o conjunto de luzes e o abrigo da placa de identificação. Ao acessar o porta-malas, os condutores de maior estatura devem tomar cuidado para não bater a cabeça na tampa do porta-malas. Mesmo com o tamanho a avantajado, ela é leve facilitando seu fechamento.

Chevrolet Spin 2019
Foto | Chevrolet/Divulgação

Acabamento

A qualidade dos materiais de revestimento de portas e painel continuam os mesmos. Apesar de não ser requintado, mantém a boa construção e fica na média do segmento. As forrações dos bancos ganharam novas padronagens. O painel continua todo construído de plástico rígido. Para dar um ar de modernidade a marca mudou a o miolo central para abrigar a nova tampa do porta-luvas que está maior que continua com sua abertura para cima. O painel também recebeu novas texturizações. O quadro de instrumentos agora conta com mostradores analógicos com o de velocidade ao centro, o conta-giros a esquerda. Na direita, uma tela exibe as informações do computador de bordo.

Vida a bordo

Uma mudança simples como a adoção da segunda fileira de bancos deslizante melhorou a a vida a bordo de quem vai no banco de trás. A mudança no encosto dos bancos dianteiros também ajudou a aumentar o espaço para quem vai no banco traseiro. Se o usuário que quiser da mais espaço para os pequenos que viajam nos dois assentos da terceira fileira, basta recuar a segunda um pouco para frente, e mesmo assim há espaço satisfatório para os ocupantes da fileira do meio. Já se objetivo for dar mais espaço para a segunda fileira basta recuar o banco para trás.

Chevrolet Spin 2019
Foto | Chevrolet/Divulgação

A marca diz que o banco deslizante da segunda fileira aumentou a capacidade do porta-malas. Porém, na prática o ganho de capacidade só é válido para as versões de cinco lugares.

Segurança

Em relação a segurança, a marca seguiu o regulamento e segue ofertando os compulsórios aribags duplos e freios ABS. As únicas mudanças foram o apoio de cabeça e cinto de três pontos para os passageiros do banco do meio e sistemas de fixação infantil Isofix e Top Theter. Pelos preços praticados, a marca perdeu a chance de ir além ao não oferecer os importantes controles de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa.

Preços Chevrolet Spin 2019

  • Spin LS (manual) – R$ 63.990
  • Spin LT (manual) – R$ 68.990
  • Spin LT (automático) – R$ 69.990
  • Spin LTZ (manual) – R$ 78.490
  • Spin LTZ (automático) – R$ 81.990
  • Spin Activ (automático) – R$ 79.990
  • Spin Activ7 (automático) – R$ 83.490

De série

Desde a versão de entrada o Chevrolet Spin 2019 vem equipado com alerta de pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, alarme, banco da segunda fileira corrediço, banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete, vidros e travas elétricos, ajuste de altura da coluna de direção, repetidores de seta laterais, regulagem de altura dos faróis, apoio de cabeças e cinto de três pontos para todos os ocupantes, entre outros.

Chevrolet Spin 2019
Foto | Chevrolet/Divulgação

Em relação a versão LT agrega multimídia Mylink com Android Auto e Apple Carplay, espelho retrovisores externos na cor da carroceria, rack de teto, cobertura do porta-malas, rodas de alumínio de 15″. Ainda fazem parte dos itens de série ajuste elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volanta multifuncional.

Siga nossas redes sociais

Já a versão LT automática vem com todas o itens da LT manual e acrescenta controle de velocidade de cruzeiro, volante com revestimento, sistema On Star, alerta de esquecimento de pessoas e objetos no banco traseiro.

Chevrolet Spin 2019
Foto | Chevrolet/Divulgação

O Chevrolet Spin LTZ com câmbio manual vem com todos os equipamentos da LT AT6 e soma faróis de neblina, grade com acabamento cromado, computador de bordo, maçanetas internas cromados, terceira fileira de bancos rebatíveis, rodas de alumínio de 16″ luz de posição em LED, acabamento cromado do para-choque traseiro, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, entre outros itens. A LTZ automática conta com os mesmos equipamentos da versão manual.

Andando

Nossa reportagem andou na versão LTZ do Chevrolet Spin 2019. Com três ocupantes a bordo rodamos no total apenas 80 quilômetros. Assim como os demais modelos derivados da plataforma GSV, o monovolume tem boa dirigibilidade. Apesar de não ser tão potente, o bom torque do motor 1.8 ajuda o modelo a ter boas retomadas, principalmente em ultrapassagens. Entretanto, mesmo com a proposta familiar do modelo, uns cavalinhos a mais de potência seriam muito bem vindos. O câmbio automático recebeu atualizações, mas, são imperceptíveis, mesmo assim está bem escalonado mantendo um bom comportamento dinâmico.

A suspensão cumpre seu papel mantendo equilíbrio entre conforto e estabilidade. Porém, em ruas de calçamento, o conjunto transfere bem as imperfeiçoes do piso para o habitáculo.

Em nosso curto contato como modelo, nota-se que o isolamento acústico do modelo fica devendo muito. O capô não conta com revestimento para abafar o funcionamento do motor e nenhuma versão. Trabalhando em rotações mais altas o funcionamento do motor incomoda bem os ocupantes.

Spin Activ

O Chevrolet Spin Activ 2019 perdeu o estepe pendurando na tampa do porta-malas. Desse modo, a marca pode ofertar versão com capacidade para sete ocupantes. O aventureiro será comercializado nas versões Activ para cinco passageiros e Activ7 para sete ocupantes. Sem o estepe, o modelo segue a cartilha dos aventureiros e conta molduras nos para-lamas, saias laterais e para-choques com apliques para ficarem mais “robustos”. A marca manteve a mesma altura do solo da linha antiga e manteve os pneus de uso misto. Nessas versões, o monovolume só é equipado com transmissão automática.

A versão aventureira vem com todos os itens da LTZ AT6 e soma em sua lista de equipamentos pneus de uso misto, estribos laterais, adereços aventureiros, câmbio automático com função Active Select, frisos laterais, rack de teto esprotivo e acabamentos externos com cromo escurecido. Já a opção Activ7 vem com todos os itens da Activ e agrega a terceira fileira de bancos.

Cores

O Chevrolet Spin 2019 chega com oito opções de cores: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Cinza Graphite e Azul Blue Eyes, além dos inéditos Azul Caribe e Amarelo Stone, exclusivas das versões LTZ e Activ, respectivamente.

(*) O jornalista viajou à convite da Chevrolet.