Primeira volta: Caoa Chery Arrizo 6 PRO é quase uma reestilização da versão GSX

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Além de mais tecnologia (que incluiu telas de 10,25″ no quadro de instrumentos e central multimídia), versão PRO recebeu frente e traseira redesenhadas

Por Hairton Ponciano Voz

Normalmente, o que diferencia as versões de um veículo é o nível de equipamentos. Quase sempre o visual é o mesmo. Mas a Caoa Chery optou por uma estratégia diferente para o Arrizo 6. Além de mais equipada, a nova versão PRO do sedã médio traz diversas mudanças visuais na frente e na traseira, sem contar as alterações no interior. Por isso, é como se a marca estivesse apresentando uma reestilização do modelo, e não uma versão mais cara. Pelo menos oficialmente, a empresa, que produz o Arrizo em Jacareí (SP), informa que as alterações não serão estendidas à versão GSX (que passa a ser a de entrada). No lançamento o preço do Arrizo 6 PRO è de R$ 134.990, com o fim da ação comercial, ele passará a custar R$ 139.990. Já a versão GSX custa R$ 123.590.

O primeiro resultado prático é que, com a mudança, a nova versão se distancia do estilo do Arrizo 5, sedã compacto da Caoa Chery, que tem grade bem parecida com a do Arrizo 6 GSX. Na versão PRO (denominação que chegou à marca com o Tiggo 3X), a grade cresceu e recebeu seis aletas horizontais, bem largas. Agora ela se estende até praticamente a metade do para-choque (redesenhado) e tem formato hexagonal, como nos modelos da Audi. Os faróis são de LEDs na nova versão.

CAOA Chery Arrizo 6 PRO
Foto | CAOA Chery/Divulgação

A traseira também está bem diferente. As novas lanternas, embora mantenham o mesmo formato externo, tiveram um rearranjo de luzes, e são unidas por uma faixa plástica que percorre toda a tampa do porta-malas. Que, a propósito, também é nova. Até a placa foi reposicionada. Enquanto no Arrizo 6 GSX ela fica no para-choque, na nova versão ela subiu para a tampa. Como resultado, visto de traseira o Caoa Chery Arrizo 6 PRO lembra um pouco o Toyota Corolla, líder entre os sedãs médios. De lado, a novidade são as rodas aro 17″ com novo desenho.

Interior multicolorido

Por dentro o sedã também mudou bastante. As maiores diferenças em relação à versão GSX estão nas duas telas digitais de 10,25″. Uma reúne os mostradores do quadro de instrumentos, enquanto a outra é a central multimídia. Até o console é outro. No Arrizo PRO, ele é mais alto, o que aproxima os controles do motorista (e por isso melhora a ergonomia). A superfície recebeu mais esmero no acabamento, com um material frisado que lembra o utilizado pela Audi. Além disso, a distribuição dos comandos mudou. Ao contrário da GSX, na PRO as teclas estão todas do lado esquerdo, portanto mais próximas do condutor.

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Outras novidades são os sensores de ponto de cego, espelhos com desembaçador e sete opções de cores de iluminação interna. Além disso, é possível selecionar ainda um modo que sincroniza a iluminação com as batidas sonoras, como no Kia Soul (lembram-se?). Os bancos utilizam revestimento sintético que imita couro. O desenho agrada e há bom apoio lateral. Na versão PRO, o do motorista tem ajustes elétricos e memória.

O revestimento do painel é macio na parte superior, e as saídas de ar são horizontais. Como no Corolla de geração anterior, há desenho simulando costura de couro, mas o material é plástico.

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Com 2,65 m de distância entre-eixos, o Caoa Chery Arrizo 6 PRO tem menos espaço no banco traseiro do que concorrentes como Toyota Corolla e Honda Civic (ambos com 2,7 m). Além disso, tem túnel central mais alto do que nos oponentes, o que prejudica o conforto de um eventual quinto ocupante.

Em compensação, graças ao maior comprimento (4,67 m, 4 cm a mais que o Corolla e 3 cm a mais que o Civic), o porta-malas é o maior da categoria. De acordo com dados oficiais, o Arrizo 6 abriga 570 litros, bem mais que os 519 l do Civic e 470 l do Corolla. O único senão é que os braços da tampa roubam parte da área de carga.

Mecânica não muda

Ao contrário do visual e do nível de equipamentos, a parte mecânica não muda. O Caoa Chery Arrizo 6 PRO mantém o motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros e o câmbio automático CVT, que simula nove marchas. São 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina (a 5.500 rpm). O torque de 21,4 mkgf (a 1.750 rpm) é o mesmo, independentemente do combustível. Com esse conjunto, o sedã de 1.364 kg oferece respostas suaves ao acelerador. Apesar do turbo, o Arrizo 6 é um carro tipicamente familiar, que privilegia o conforto. Por isso, o desempenho é calmo, embora esteja longe de decepcionar.

Há dois modos de condução: esportivo ou econômico. Não há opção normal, e a escolha entre as duas formas de dirigir não altera muito o comportamento do carro. A rotação apenas fica um pouco mais alta na seleção esportiva. Não se nota alteração no comportamento da direção (não fica mais firme, por exemplo). O volante não tem borboletas para trocas de marcha manuais. Caso queira fazer mudanças, o motorista pode recorrer à alavanca no console. A coluna de direção é ajustável somente em altura. Falta a regulagem em profundidade, até porque ela fica muito para trás.

Tal como o conjunto mecânico, a suspensão privilegia o conforto. O Caoa Chery Arrizo 6 PRO roda com maciez. O sistema é formado por conjunto McPherson na frente e eixo de torção atrás. Civic e Corolla empregam sistema independente nas quatro rodas. A direção elétrica tem bom peso.

O painel digital colorido pode ser configurado no estilo clássico, com dois mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou pode ser deixado com um visual mais de videogame, pouco intuitivo. A mudança é feita por meio da central multimídia. Que, a propósito, tem respostas muito lentas.

Ela é maior do que a que equipa a versão GSX (10,25″, ante 9″), mas o fato é que o Arrizo 6 está aí para provar que tamanho de tela não é tudo. A gente dá um comando na superfície sensível ao toque e tem de esperar pela resposta, que não tem muita pressa. É possível acessar o sistema também por um seletor no console.

O dispositivo é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas por meio de fio. Durante o test drive de cerca de 240 km, de ida e volta entre São Paulo e Campinas, as instruções espelhadas na tela desaparecem uma vez e foi preciso esperar que a comunicação voltasse. Foi uma falha similar à ocorrida durante o test drive com o Tiggo 3X, no final de maio.

O ar-condicionado também mudou. Enquanto a versão GSX tem um mostrador exclusivo para o sistema de climatização, na PRO eles aparecem na tela da central multimídia. Mas, como antes, não há modo automático nem indicador de temperatura. Os usuários precisam escolher o clima na base da sensação na pele, porque não há escala numérica. O sistema também não permite seleção individual de temperatura. Mas por outro lado há saída para a traseira.

Semelhanças com a versão GSX

A exemplo da versão original, GSX, o Caoa Chery Arrizo 6 PRO vem com freio de estacionamento eletromecânico, além de sistema auto hold (aplica os freios automaticamente em paradas). O teto solar elétrico também é item de série nas duas versões, assim como os seis airbags e o sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil. Da mesma forma, ambas possuem monitoramento de pressão e temperatura dos pneus e câmera 360º.

Por fim, a chave presencial possibilita acionamento remoto de motor e climatização. O contraponto é que ela tem aspecto muito simples. Se for deixada à vista em cima da mesa de trabalho, o colega vai ter a certeza de que ela pertence a um “carro barato”. A garantia é de três anos (cinco para motor e câmbio).

Na cola do VW Jetta

No acumulado deste ano, até agosto, a Caoa Chery vendeu 2.148 unidades do Arrizo 6. Com isso, o modelo ocupa a quinta posição entre os sedãs médios, logo atrás do VW Jetta (2.483 veículos emplacados). O líder isolado é o Corolla (28.175 emplacamentos), seguido de Civic (12.116) e Cruze (3.656).

A previsão de vendas da versão PRO é 200 unidades por mês, que se somam às 300 unidades/mês da versão GSX.

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