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| em 4 anos ago

[Primeira volta] Assim como a Toro, Strada Cabine Dupla 2021 é um sedã com caçamba

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Autos Segredos já andou na nova Strada Cabine Dupla 2021 e o acerto para deixar a picape mais próxima de carros de passeio é nítido. Quem quiser “Strada raiz” terá que comprar a cabine simples

Sucesso de público, a nova geração da Strada quer manter o status de celebridade alcançado pela geração anterior. Completamente renovada, a picape líder absoluta entre os comerciais leves está mais segura, mais leve e adaptada aos modernos dias atuais. Afinal, a geração anterior foi lançada em 1998, e, de lá para cá, muita coisa mudou. O Autos Segredos foi convidado para conhecer a nova picape e andou na Strada Cabine Dupla 2021 em sua versão topo de linha Volcano.

Estreia adiada

A picape iria estrear hoje (7/4), mas a pandemia de coronavírus mudou os planos e o lançamento ficou, a princípio, para o segundo semestre.

Em meados de fevereiro, nossa reportagem aceitou os termos da proposta para conhecer em primeira mão a nova geração da picape. Para que não houvesse vazamentos, termos de confidencialidade foram assinados e celulares recolhidos. Feito isso, partimos para conhecer um dos lançamento mais aguardados de 2020.

Arquitetura MPP

A nova geração da Strada foi construída a partir da nova plataforma MPP. 90% da arquitetura da picape usa aços de alta e ultra alta resistência. Com estrutura reforçada, a picape está mais leve. Um bom exemplo é a abertura da tampa da caçamba. Para exemplificar, a marca colocou lado a lado as gerações da Strada. O esforço para abrir a tampa da nova Strada é nitidamente menor, afinal houve redução de carga de 60% para a operação.

A nova plataforma também contribui para melhor eficiência energética, maiores rigidez torcional e segurança.

Dimensões similares

Como a reportagem do Autos Segredos já tinha antecipado, a nova Strada 2021 ficou com dimensões similares aos da antiga geração. São 4,48 metros de comprimento, 2,73 m de entre-eixos, 1,73 m de largura e 1,57 m de altura. Durante a apresentação a Fiat colocou as duas gerações juntas na versão Adventure CD e na Volcano CD, o porte das duas é o mesmo. Mas a frente mais alta da nova geração a deixa mais imponente.

Capacidade carga

Em relação a antiga opção de cabine simples a capacidade de carga da nova Strada passou de 705 kg para 720 kg. A capacidade volumétrica também subiu de 1220 litros para 1354 litros.

Já a capacidade de carga da Strada Cabine Dupla 2021 permaneceu em 650 kg. Mas a volumétrica passou de 680 litros para 844 litros. O deslocamento do estepe para ficar sob o assoalho contribuiu para tal. Aliás, o estepe ganhou proteção de recursos extras para inibir o furto.

Protetor de caçamba terá repartição

O protetor de caçamba será item de série em todas as versões e ele contará com encaixes em suas laterais para que a caçamba receba divisórias de repartição, que serão ofertadas como acessórios nas revendas da marca.

Altura em relação ao solo

Comparando a Strada CD Adventure com a nova Volcano, a altura em relação ao solo subiu em 2 centímetros, ficando com 21,4 cm de vão livre.  A Strada Cabine Dupla 2021 conta com 24° de ângulo de entrada e 28° de saída.

Suspensão

Além da nova arquitetura, as suspensões dianteira e traseira da nova Strada também foram revistas. Na dianteira, ela recebeu novas travessas, barra estabilizadora e geometria. Os materiais também são de alta resistência. Completam as mudanças, novas molas e amortecedores.

Já na traseira, a suspensão recebeu novas geometria, molas e amortecedores O eixo traseiro também é novo. Os materiais também passam a ser de alta resistência. Um dos pontos fortes da antiga Strada e sua característica robustez é o feixe de molas duplo aliado ao eixo rígido.

Nossa reportagem andou somente na versão cabine dupla e o acerto da suspensão voltado para o conforto dos passageiros ficou evidente. A calibragem não é tão dura quanto ao da antiga Adventure. A rodagem da Strada Cabine Dupla 2021 é bem mais suave e se assemelha a de um carro de passeio.

Ao final das nossas voltas de degustação com a nova Strada conversamos com alguns engenheiros da marca e questionamos se o acerto de suspensão da cabine simples e dupla era o mesmo. A reposta foi negativa. Embora a marca não assuma, a calibragem do modelo cabine dupla foi toda pensada para atrair clientes de carros de passeio, enquanto a da cabine simples tem a calibragem mais firme. A Strada Cabine Simples seria a versão “raiz” da nova geração.

Segurança

Todas versões da Strada 2021 virão equipadas com assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial (que substitui o sistema Locker). As opções cabine dupla também virão de série com airbags laterais em todas as versões. Por força de lei, as versões cabine dupla também contam cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.

Como é a Strada Cabine Dupla 2021

Nesse primeiro contato vimos a carroceria da versão Working com para-choques pretos e a Volcano completa. Aliás, a versão topo de linha foi a única disponibilizada para contato estático e dinâmico.

Na Strada Cabine Dupla 2021 Volcano, os faróis são em LED e contam com assinatura também em LED. Os faróis são um misto de Argo e Mobi. O cofre dianteiro tem as mesmas proporções do Mobi, mas o capô é exclusivo e deixou a frente da picape mais alta.

A grade dianteira conta com elementos cromados na versão Volcano e seu tamanho chama a atenção na dianteira da picape. Dois itens inéditos que aparecem na grade estarão presentes nos futuros lançamentos da marca: o novo logo e a bandeirinha da Itália.

O para-choque tem uma enorme grade inferior e aplique prateado na parte debaixo. Já os faróis de neblina são alojados nas extremidades.

De lado, o maior parentesco com o Mobi são as estampagens da lateral. A porta dianteira tem o mesmo formato do compacto e os vincos se estendem pela porta traseira. Para disfarçar as linhas laterais em comum com o Mobi, a marca fez uso de um enorme friso na parte inferior das portas

Com novos para-lamas, o vinco da lateral foi quebrado e para dar continuidade, a marca colocou um aplique plástico para completar o desenho. Já as caixas de roda da picape tem formato quadrado como na Toro.

A linha de cintura da picape é alta e a área envidraçada é boa. As rodas da Strada Volcano são de 15” e podem ser trocadas por modelos de 16”, vendidos como opcionais.

O visual da versão Volcano ainda inclui rack de teto integrado ao santo-antônio. Já os retrovisores são os mesmos do Argo.

Na traseira, as lanternas lembram as da irmã Toro

e contam com assinatura. A tampa traseira tem desenho mais limpo com vinco na parte inferior. No lado esquerdo fica estampado o nome Strada, no centro a logo Fiat e na direita o nome da versão. A tampa da caçamba pode ser trancada com chave.

Quatro portas para cinco

Outra mudança importante no modelo cabine dupla foi a adoção das quatro portas e passar a levar cinco ocupantes. Segundo a Fiat, o espaço traseiro foi desenvolvido para levar três ocupantes com 1,75 metros.

Durante a apresentação, fomos ver como era o espaço traseiro na prática com três ocupantes. Eu, como meus 1,73 m fiquei no assento do meio e nas extremidades um amiga de 1,80 m à esquerda e um de 1,75 m à minha direita.

Levando-se em conta que é um modelo compacto, a Strada Cabine Dupla 2021 acomoda três passageiros no banco traseiro, vale observar que o espaço fica no limite do aceitável. O uso ideal nesta condição é para o dia-a-dia em percursos urbanos. Em viagens, ainda mais se forem mais longas, o percurso será bem cansativo.

Para quem vai no meio, o porta-copos atrapalha a acomodação dos pés, assim, tem que se pedir licença para os companheiros e colocar um pé de cada lado.

Interior

Quem lê o Autos Segredos, já sabia que o painel da nova Strada 2021 teria muito de Mobi. Coluna de direção, volante e painel de instrumentos foram herdados do compacto. Aliás, a picape só oferece ajuste de altura da coluna de direção, nem mesmo na versão topo de linha, o ajuste de profundidade é oferecido. Os mais atentos devem ter observado na foto acima a logo da Fiat em preto e branco no volante. Isso também será padrão nos novos modelos da marca e futuras reestilizações.

A estrutura do painel é a mesma do Mobi, as saídas de ar laterais estão posicionadas na mesma posição. Os comandos do ar-condicionado também são os mesmos do Mobi. Um deslize é ainda manter a recirculação de ar de modo manual.

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As saídas de ar centrais vieram do Uno e são separada pela nova central multimídia. Em termos ergonômicos todos os comandos estão à mão.

Os forros de porta são exclusivo da picape e os comandos de vidros elétricos são os mesmos usados em toda a linha Fiat. Nem mesmo na versão topo de linha há algum aplique em tecido.

Porta-objetos

A marca espalhou pela cabine diversos porta-objetos para atender as necessidades de qualquer tipo de usuário. O maior, situado acima do porta-luvas, foi pensado para que o usuário abrigue uma máquina de cartão crédito.

No geral, apesar do desenho mais simples, os acabamentos da nova Strada são bons e não foram constatadas rebarbas nesse primeiro contato. Ao vivo, as linhas agradam mais que por fotos.

Já os bancos dianteiros vieram do Argo e os assentos apoiam bem as pernas. O encosto tem abas laterais maiores e cumprem bem a função de apoiar o corpo do condutor.

Central multimídia

A nova Strada 2021 também será a responsável pela estreia da nova central multimídia do Grupo FCA. Com tela de sete polegadas, o sistema permitirá projeção Wireless (sem cabeamento) para Apple CarPlay e Android Auto. A marca não aboliu os comandos para sintonia do rádio e de volume, o que é um ponto positivo. A central terá tela inicial personalizável.

A nova central também permite total controle das funções do veículo e as informações do computador de bordo são mostradas em sua tela. O sistema também permite até dois telefones conectados para efetuar e receber ligações.

A nova central tem tela sensível ao toque e suporte a gestos (arrastar).

Os proprietários da Toro devem notar o reflexo da central no vidro traseiro da picape no rodar noturno. Na Strada, a inclinação da central foi pensada para que isso não ocorresse. A tela também não sente tanta interferência do reflexo do sol como notamos em nossas voltas na pista do fabricante.

Versões Strada 2021

Como o Autos Segredos antecipou em 9 de janeiro de 2020, a Strada 2021 inicialmente será ofertada em quatro versões de acabamento, sendo três com cabine simples e três com cabine dupla. Mas as patentes do INPI reveladas na semana passada indicam que futuramente a Strada ainda terá uma versão Working com cabine dupla.

  • Strada Working CS 1.4 Fire (Manual)
  • Strada Endurance CS 1.4 Fire (Manual)
  • Strada Endurance CD 1.4 Fire (Manual)
  • Strada Freedom CS 1.3 Firefly (Manual)
  • Strada Freedom CD 1.3 Firefly (Manual)
  • Strada Volcano CD 1.3 Firefly (Manual)

De série

Confira os principais itens de série das versões Endurance, Freedom e Volcano de acordo com matéria publicada por nossos parceiros do Portal Quatro Rodas.

Endurance 1.4 CS e CD

Ar-condicionado, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, preparação para som (cabeamento), computador de bordo, luz de condução diurna, porta-escada, protetor de caçamba, iluminação da caçamba e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 195/65 R15.

Freedom CS e CD

Todos os itens da Endurance e agrega direção elétrica, brake ligth, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos, retrovisores elétricos, alarme, display de 3,5” no quadro de instrumentos, sensor de pressão dos pneus, rádio, porta USB frontal, volante multifuncional, porta-luvas iluminado, roda de liga de 15”, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, faróis de neblina, entre outros.

Volcano CD

A opção topo de linha vem com todos os equipamentos Freedom e acrescenta vidros elétricos traseiros, bancos com tecido em relevo com faixas em couro, multimídia com tela de 7”, sensor de estacionamento traseiro, duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido em couro, capota marítima, barras de teto e santo Antônio. Na versão topo de linha, os pneus são de uso misto com medidas de 205/60 R15.

Motores

A Strada terá motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire EVO. Nas versões Freedom cabine simples e dupla, a nova geração da picape será equipada com motor 1.3 Firefly.

O propulsor rende potência de 101 cv e torque de 13,7 kgfm quando abastecida com gasolina e 109 cv e torque de 14,2 kgfm com etanol no tanque. A transmissão é a manual de cinco velocidades.  Futuramente, as versões Freedom CD e Volcano CD poderão ser equipadas com a transmissão automática do tipo CVT.

O motor 1.4 equipará as versões Working com cabine simples e Endurance com cabines simples e dupla. O propulsor 1.4 Fire EVO que rende 85cv de potência máxima e torque de 12,5 kgfm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Já o câmbio é sempre o manual de cinco velocidades.

Com motor 1.4 Fire, a picape terá direção hidráulica quando for equipada com o item de conforto.

Andando

Com todos os equipamentos e opcionais, a nova Strada Volcano pesa 74 quilos a menos que a antiga Adventure CD com todos os opcionais. Para exemplo, é como se a antiga Strada CD 1.8 Adventure já saísse carregada com um passageiro a mais.

Além da eficiência energética, o menor peso contribuiu para o uso do motor 1.3 Firefly pela picape. Não há dúvida de que a picape teria mais fôlego com motor 1.8 E.torQ, mas nesse caso a eficiência energética falou mais alto. Demos algumas voltas na pista de teste da Fiat em Betim (MG) num modelo pré-série da Fiat Strada Volcano, ainda camuflada.

Em nossas voltas, andamos sempre um passageiro. A Strada 2021 1.3 tem arrancada satisfatória. Em movimento, o motor 1.3 enche rápido e nessa primeira degustação se mostrou ágil. Mas sabe o que contribui para isso e deve ser levado em consideração, apesar do menor torque do motor 1.3 em relação ao 1.8. No 1.3, o torque máximo chega já aos 3.500 rpm e no 1.8 só a partir de 5.250 rpm. Ou seja, com a força chegando mais cedo, a agilidade é maior. A picape também respondeu bem nas retomadas simuladas de velocidade.

O casamento do câmbio de cinco velocidades com o motor 1.3 Firefly e sua calibração na Strada Cabine Dupla 2021 deixa claro a vocação para carro de passeio. As relações de marcha não são tão curtas como na Strada Adventure CD, cujas trocas da primeira para a segunda marcha tinham que ser feitas quase que de maneira simultânea para se evitar os trancos. Na Strada CD 2021, além das trocas serem mais suaves, o condutor tem mais tempo subir para a marcha seguinte.

Outro ponto em que a picape evolui bastante foi a troca da direção assistida hidraulicamente pela elétrica. Em manobras, a direção é leve e em velocidades mais altas ela tem peso correto ficando mais firme.

Conclusão

Não tivemos contato com a Strada Cabine Simples, mas pelo nossa reportagem viu na Strada Cabine Dupla 2021, a nova geração da picape evolui consideravelmente e manteve seus atributos para seguir na ponta. Apesar de não admitir oficialmente, a Fiat quer roubar vendas dos carros de passeio com a nova Strada Cabine Dupla.

Como afirmamos título dessa reportagem, a picape é um sedã com caçamba. Além disso, a lista de equipamentos contribui para que aquele cliente que ser o descolado de picape troque seu sedã compacto ou hatch pela nova Strada.

O reinado da picape deve continuar tranquilo. Sem concorrência à vista, a maior preocupação da marca no momento é a grande instabilidade cambial e a crise provocada pela pandemia de coronavírus.

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Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.