Lançado em setembro do ano passado na Europa, modelo renovado passou por mudanças no visual e também ganhou nova central multimídia

A divulgação de inúmeros teasers antes do lançamento de um produto já se tornou prática comum na indústria automotiva. Não à toa, depois de muito nos provocar, a Peugeot, enfim, apresentou o novo 3008. O modelo, que passou por reestilização de meia-vida e ganhou uma evolução do já conhecido i-Cockpit, será comercializado nas versões GT Pack e Griffe. Os preços partem de R$ 229.990.

As cifras são, segundo a fabricante, “especiais”, por conta do lançamento. A marca, cponotudo, não informou quando os preços “reais” para as duas versões do 3008 começarão a ser praticados.

Voltando aos teasers, há, contudo, um detalhe curioso em relação aos que foram divulgados no caso do 3008. Conforme os leitores deste Autos Segredos, bem informados, sabem, o modelo foi lançado em setembro do ano passado na Europa. As, digamos, “imagens provocativas”, neste caso, foram mais uma jogada do marketing da Stellantis do que propriamente a apresentação de features e outras novidades sobre o produto em pequenas pílulas.

Visual do novo Peugeot 3008

Mas, como diria o outro, enfim… Vamos ao novo 3008. O utilitário esportivo passou, como já mencionamos, por facelift de meia-vida. Destaque nesse tópico vai para a grade dianteira. Suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. Além disso, os nichos conferem um efeito tridimensional interessante.

Os faróis são em LED nas duas versões de acabamento do 3008 reestilizado. Foram, segundo a fabricante, redesenhados a fim de “romper ainda mais com os códigos em vigor”. No entanto, as mudanças não são tão perceptíveis assim e, tampouco, quebram paradigmas. Complementam o conjunto os prolongamentos de DRL. Tal assinatura emula os já conhecidos dentes de sabre que fazem parte do atual estilo da Peugeot. Na versão GT Pack, segundo a fabricante, os faróis têm função de iluminação em curvas (EVS), que otimiza a visibilidade até 90 km/h.

Integradas aos faróis full LED estão os faróis de neblina, que foram substituídos pela função “Foggy Mode”. Esta é capaz de acender a luz baixa com menor intensidade quando as luzes de neblina traseiras são acionadas. Na traseira também não houve tantas mudanças assim. As lanternas têm tecnologia full LED e são recobertas por acabamento em black piano que “corta” a tampa do porta-malas.

i-Cockpit atualizado

O Peugeot 3008 dispõe agora do i-Cockpit atualizado. A tela da central multimídia é de 10” (8” na configuração Griffe) e a do quadro de instrumentos é de 12,3” e tem novo layout. A central segue permitindo acesso às funções de conforto, como ar-condicionado, configurações do veículo e uso de aplicativos móveis. Também permite espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. Ademais, os modos de condução que podem ser selecionados continuam sendo os mesmos: Normal, Sport e Eco.

O novo 3008 tem ainda bancos revestidos em Alcantara na versão de acabamento GT Pack e em couro preto na configuração Griffe. Além disso, na opção GT Pack, há novo retrovisor interno “Frameless”.

Entre a lista de equipamentos, destaque para piloto automático adaptativo, alerta de permanência em faixa, leitor de sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas, Visipark 1 e 2, com câmeras em 180 e 360 graus e assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais. Para completar, há ainda assistência de farol alto, alerta de ponto cego, tampa do porta-malas com acionamento automático, teto solar panorâmico e bancos massageadores multipontos para a versão GT Pack.

Motorização do Peugeot 3008

A Peugeot chegou a estudar em comercializar as versões híbridas no mercado brasileiro, mas desistiu e optou por manter o motor 1.6 THP movido a gasolina. O propulsor turbo entrega 165 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm.  Ele trabalha em conjunto com o câmbio automático EAT6 (Efficient Automatic Transmission). O EAT6 é equipado com o seletor de marchas com acionamento elétrico e ainda conta com modo Sport. O 0 a 100 km/h é feito, segundo a fabricante, em 8,9 segundos.

Cores

O Peugeot 3008 será comercializado nas seguintes opções de cores: Branco Nacré, Cinza Artanse, Cinza Platinum e Preto Perla Nera. A versão GT Pack pode vir ainda nas cores exclusivas Vermelho Ultimate ou Azul Vertigo.

Plataforma Cart

A plataforma Cart, que já é testada em São Paulo e Belo Horizonte, poderá ser usada pelo condutor do 3008. Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro e com uma solução de pagamento segura e integrada, será possível usufruir de produtos e serviços de várias marcas, sem sair do caminho. A Stellantis não disse, mas muito provavelmente a Cart terá custo de adesão e mensalidade.

Além de condições especiais e da conveniência de não precisar parar na cancela para pegar o bilhete e passar pelo guichê para efetuar o pagamento do pedágio, o usuário pode acompanhar notificações de pagamentos, transações recentes e realizar a busca por estabelecimentos credenciados mais próximos pela central multimídia do novo 3008.

A Stellantis diz que irá convidar os 50 primeiros compradores do novo Peugeot 3008 a experimentar em primeira mão as funcionalidades do Cart e ‘contribuir com a criação do produto’.

Preços e versões do Peugeot 3008

  • Peugeot 3008 Griffe – R$ 229.990
  • Peugeot 3008 GT Pack – R$ 249.990

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