Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Em nova geração, Mitsubishi Pajero Sport 2020 esbanja valentia no fora de estrada privilegiando conforto e segurança. SUV será comercializada em versão única com farta lista de itens de série
Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Mogi Guaçu (SP)

SUV raiz talvez seja a melhor definição para o novo Mitsubishi Pajero Sport 2020. Bruto quando necessário, o modelo conta com conforto, tecnologia e segurança de ponta para seguir cativando sua legião de fãs. Ofertado em versão única HPE com capacidade para sete ocupantes, o Pajero Sport 2020 tem preço sugerido de R$ 265.990.

Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Vendas

A meta é vender 250 unidades por mês para um público que é fiel ao produto. Segundo um executivo, a rede está ansiosa pela chegada do Pajero Sport 2020, pois há clientes da antiga geração que estão na espera do novo modelo para efetuar a troca. Diferentemente dos concorrentes, a Mitsubishi só comercializará o SUV com motorização diesel. Segundo a marca, não há demanda para versões Flex para o atual perfil de clientes do Pajero.

Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Linhas

O Pajero Sport 2020 segue a nova identidade visual da marca, que estreou por aqui, com o Eclipse Cross e hoje também está presente no Outlander e num futuro próximo as linhas estrearão na L200 e também no ASX.

Na porção dianteira, a grade em formato colmeia é ladeada por apliques cromados que se conectam aos faróis simulando um grande escudo.

Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De lado, o Pajero Sport 2020 tem vincos na sua parte inferior e superior. Já o estribo lateral, agora, faz parte das linhas da carroceria, que além de facilitar o acesso, melhora a aerodinâmica do modelo.

Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Faltou refinamento

A tampa do porta-malas que abriga a placa de identificação tem linhas normais para um SUV do porte do Pajero Sport. Ela ainda ganhou um aerofólio que evita, de certo modo, o escorrimento de água no vidro traseiro em dias de chuva.

A tampa é pesada e carece de um fechamento automático.

Porém, a lanterna traseira se destoa das linhas gerais do modelo. A peça invade as laterais e as luzes de freio e de ré ficam pequenas para o tamanho do SUV, para complicar, a peça ganhou um extensão que acompanha toda da tampa traseira até o para-choque. Apesar de contar com as luzes de posição em LED, não dá para negar que faltou um melhor refinamento com conjunto. A sensação que fica é que peça derreteu e escorreu pela tampa do Pajero Sport 2020.

Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Vida a bordo

O Pajero Sport trata bem os ocupantes dos bancos dianteiros, os encostos têm abas nas laterais que seguram o corpo dos ocupantes nos mais pesados trechos off-road. Ponto positivo para o banco da segunda fileira que tem boa inclinação e que ainda pode ser ajustável para melhorar o espaço dos que viajam na terceira fileira. Mas, o encosto mais vertical só é suportável em viagens curtas. O assento da segunda fileira de bancos é curto e não apoia bem as pernas dos ocupantes.

Já os bancos extras do porta-malas é exclusivo para crianças. Até há bom espaço lateral e para as pernas. Porém, os adultos ficam com os joelhos nas alturas praticamente conversando com suas cabeças.

O acabamento dos bancos é com couro de boa qualidade e as costuras são perfeitas.

Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Porta-malas

Com bancos do porta-malas em posição de uso, a capacidade de bagagem é de 255 litros. Com os bancos rebatidos, ela passa para 571 litros. Já com os bancos da segunda e terceira fileiras rebaixados, o SUV fica com 1.731 litros de capacidade.

Pajero Sport 2020
Foto | Mitsubishi/Divulgação

Acabamento

O acabamento do SUV está na média dos concorrentes. Construído em plástico rígido, o painel e forros de portas tem boa qualidade de construção e contam com encaixes corretos.

Os comandos estão à mão do condutor e ele ainda é privilegiado com ajustes elétricos do banco. Já o passageiro dianteiro, os ajustes são sempre manuais.

A central multimídia fica devendo melhor posicionamento, dependendo da posição do Sol, o reflexo de luz atrapalha bem a visualização.

De série

Os principais itens de série são ar-condicionado digital automático Dual-Zone com saída para segunda e terceira fileiras de bancos, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Ainda fazem parte volante com ajuste de altura e profundidade, volante revestido em couro, rodas de liga de 18″, entre outros itens.

Pajero Sport 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Multimídia

O Pajero Sport 2020 conta com sistema multimídia com tela Touch Screen Capacitiva de 7″. O equipamento tem conectividade com CarPlay e Android Auto, App Waze, Spotfy. Ele ainda conta com GPS integrado, AM/FM, MP4, áudio player, entrada auxiliar, entre outros itens.

Segurança

Entre os itens de segurança estão controle de descida de montanha (HDC), Hill Start Assist (HSA) e um modo Off-Road para cascalho, lama, areia ou rocha, este SUV encara todas as escapadas de fim de semana e expedições off-road. Ainda fazem parte, controle adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo bolsas exclusivas para a terceira fileira de bancos.

Tamanho

O Pajero Sport 2020 tem 4,78 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,80 m de altura e 2,80 de entre-eixos.

Motor

O SUV é equipado com motor MIVEC 2.4L turbo diesel de 190 cv e torque de 43,9 kgfm. O propulsor tem turbocompressor e injeção direta. Ele trabalha em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades.

Tração

O Pajero Sport HPE é equipado com o sistema de tração Super Select II 4WD.

Andando

Dividindo o volante com uma colega, nós andamos aproximadamente 300 quilômetros em trecho rodoviário e vias não pavimentadas, algumas delas bem “castigadas”, como a que dá acesso ao Pico do Gavião.

Andando no asfalto liso, o Pajero Sport tem bom acerto de suspensão que prima pelo conforto dos ocupantes.

O motor 2.4 empurra com vigor o grandalhão. Trabalhando em sintonia com uma transmissão automática de oito velocidades, o conjunto proporciona retomadas rápidas e pode-se efetuar ultrapassagens em segurança.

Fora de estrada

No off-road, o Pajero Sport 2020 mostra toda a sua aptidão para encarar os mais diferenciados tipos de terreno. Os bons números ângulos de ataque, saída e inclinação lateral facilitam a vida condutor. Em número são: 30º de ângulo de entrada; 24,2º ângulo de saída, 23,1º ângulo de subida e 45º de inclinação lateral.

Na prática, nossa reportagem constatou todos os atributos do SUV na pista de testes da Mitsubishi. Subindo e descendo rampas, passando por trechos alagados e inclinados, o Pajero Sport 2020 parecia estar num parque de diversões. Os auxílios eletrônicos ajudam bem e até aqueles condutores que não tem intimidade com off-road não farão feio.

Rodando pelas estradas de terra os solavancos são inevitáveis. Mas, ainda sim, viaja-se com certo conforto, mesmo em trechos mais prejudicados. No caminho de chegada e saída que dá acesso ao Pico do Gavião, passamos por desníveis de pista, cursos d´água e encaramos situações com erosões.

Para ajudar a mostrar toda a valentia do Pajero Sport 2020 nessas condições, ainda fomos premiados com uma chuva que complicou ainda mais o trajeto.

O SUV parece ter vida própria e transita sem sustos e passa com tranquilidade pelos obstáculos.

Cores

O Pajero Sport 2020 será ofertado nas cores: Preto, Branco, Marrom, Prata e Cinza.

(*) O Jornalista viajou à convite da HPE Motors.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.