A Fiat trata Fiat 500 2012 como novo. Não é para tanto. Agora fabricado no México – até então vinha da Polônia – o compacto exibe pouquíssimas alterações estéticas. Diferente mesmo é a estratégia. A coletiva de lançamento foi transmitida agora a noite de Miami através do Facebook. O que consegui anotar está aqui junto com uma grande galeria de imagens. Amanhã com o release da Fiat completaremos os detalhes.

Sem ter que pagar 35% de imposto de importação o modelo está bem mais barato, e ainda tem uma versão mais acessível, a Cult, que parte dos R$ 39.990, conforme antecipamos (veja aqui), erramos o valor exato por apenas R$ 90,00. Pode-se dizer que agora ele é um carro de imagem popular – com risco que deixar o potencial comprador de um Uno completo em dúvida.

A dúvida pode ser facilmente solucionada ao comparar a lista de equipamentos e ponderar a qualidade de construção de ambos. Já na versão Cult o Fiat 500 traz rodas de liga leve de 15 polegadas, freio ABS, airbag duplo, controle de estabilidade, controle de tração e Hill Holder, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com regulagem elétrica, direção elétrica, sistema isofix para fixação de cadeirinhas, rádio com CD e MP3, vidros e travas elétricas, ar-condicionado manual, e volante com regulagem de altura. O motor é o mesmo 1.4 8v EVO de 88 cv, que de forma inédita pode ser associado ao câmbio automatizado Dualogic (com preço subindo para R$ 42.990). São opcionais para o Cult o pacote Convenience 1 (R$ 850), composto por piloto automático, volante multifunção em couro e sistem  Blue&Me, e Sport (R$ 3.100) composto apenas pelo sistema de som Bose e teto solar elétrico.

Mas antes de conhecer as outras três versões, uma pequena parada para entender o que mudou, alterações que em sua maioria se deram pelas normas norte-americanas. A começar pelos piscas nos paralamas (chamados side marks), pela adequação do modelo às normas de segurança norte-americanas (modificações estruturais para melhorar o desempenho em impactos), a suspensão possui novas mols e amortecedores, melhor conforto acústico,

Sport Air 1.4 16V MultiIAir – R$ 48.800

Traz ainda para-choques esportivos, airbags laterais, piloto automático, rodas de 16 polegadas, faróis de neblina, freios com pinças vermelhas, saias laterais, spoiler traseiro, bancos parcialmente em couro e volante em couro, fora o novo motor 1.4 16v MultiAir de 105 cv que pode se associar ao câmbio automático, elevando o preço para R$ 52.800.

Lounge 1.4 16V MultiIAir Automático – R$ 54.800

Nele as rodas são mais sóbrias, os parachoques – os mesmos do Cult – tem frisos cromados, retrovisores externos cromados e bancos com acabamento todo em couro, como o pomo do câmbio. Seu motor também é o 16v, mas está disponível apenas com câmbio automático de seis marchas.

Prima Edizione 1.4 16V MultiIAir Manual – R$ 50.450

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)


Fotos | Studio Cerri/Fiat/Divulgação

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