O M5, sedã com tempero pra lá de esportivo, teve sua nova geração revelada hoje pela BMW. O modelo se diferencia visualmente dos demais modelos da Série 5 pelas rodas de 19 ou 20 polegadas (as segundas são opcionais), pára-choques aerodinâmicos, spoilers e quatro saídas de escape na traseira. O item de maior destaque no M5, contudo é o motor: um V8 4.4 biturbo com injeção direta, que rende 560 cv de potência e 68 mkgf de torque. Os números superam o antecessor, que dispunha de um V10 5.0 aspirado, capaz de gerar 500 cv e 53 mkgf.

A redução da capacidade cúbica e do número de cilindros segue a filosofia do downsizing, em voga na Europa há alguns anos. O resultado é que o esportivo pode obter um consumo de até 10,1 km/l e emitir apenas 232 g/km de CO2. Acoplada ao motor, está a transmissão automatizada de dupla embreagem, com de sete marchas e comandos para trocas no volante. Os freios são regenerativos de alta performance, e a tração é traseira, característica tradicional do M5.

Um conjunto mecânico tão refinado só poderia resultar em um desempenho arrebatador.  O fabricante informa que o M5 é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Da imobilidade até os 200 km/h, são gastos 13 segundos. A velocidade máxima fica em 305 km/h com o pacote M-Driver’s. O comportamento dinâmico também é destaque, com um novo diferencial autoblocante e controles de tração e estabilidade que podem ter o ponto de atuação ajustado pelo motorista. Suspensão, direção e a velocidade das trocas de marcha também podem ser reguladas.

A lista de itens de série é grande e inclui sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas no painel e acesso à internet, faróis de xenônio, ar-condicionado com quatro zonas de climatização e projeção de dados no pára-brisa, além de bancos, quadro de instrumentos e console central exclusivos. No pacote de equipamentos de segurança, há alerta de mudança de faixa e sistema de visão noturna, com detecção de pedestres. O lançamento oficial ocorrerá em setembro, no Salão de frankfurt. O sedã ainda não tem data para chegar ao Brasil.

Fotos | BMW/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter