Inicialmente a nova Fiat Strada será vendida nas versões Endurance 1.4, Freedom e Volcano 1.3. Modelo já está nas revendas da marca

A Fiat apresenta a nova Strada 2021 que chega ao mercado com modelos cabine plus e dupla. A nova geração da picape terá preço inicial de R$ 63.590 para Endurance 1.4 Cabine Plus e chega aos R$ 79.990 para Volcano 1.3 Cabine Dupla. A marca também reduziu o preço da antiga Strada Hard Working que segue em linha por R$ 61.590.

Arquitetura MPP

Apesar das linhas laterais remeterem ao Mobi ou jargão da engenharia a “pele de Mobi”, a nova geração da Strada foi construída a partir da nova plataforma MPP. 90% da arquitetura da picape usa aços de alta e ultra alta resistência. Com estrutura reforçada, a picape está mais leve. Um bom exemplo é a abertura da tampa da caçamba. Para exemplificar, a marca colocou lado a lado as gerações da Strada. O esforço para abrir a tampa da nova Strada é nitidamente menor, afinal houve redução de carga de 60% para a operação.

A nova plataforma também contribui para melhor eficiência energética, maiores rigidez torcional e segurança.

Como é a Strada Cabine Dupla 2021

Nesse primeiro contato vimos a carroceria da versão Working com para-choques pretos e a Volcano completa. Aliás, a versão topo de linha foi a única disponibilizada para contato estático e dinâmico.

Na Strada Cabine Dupla 2021 Volcano, os faróis são em LED e contam com assinatura também em LED. Os faróis são um misto de Argo e Mobi. O cofre dianteiro tem as mesmas proporções do Mobi, mas o capô é exclusivo e deixou a frente da picape mais alta.

A grade dianteira conta com elementos cromados na versão Volcano e seu tamanho chama a atenção na dianteira da picape. Dois itens inéditos que aparecem na grade estarão presentes nos futuros lançamentos da marca: o novo logo e a bandeirinha da Itália.

O para-choque tem uma enorme grade inferior e aplique prateado na parte debaixo. Já os faróis de neblina são alojados nas extremidades.

LEIA TAMBÉM

De lado, o maior parentesco com o Mobi são as estampagens da lateral. A porta dianteira tem o mesmo formato do compacto e os vincos se estendem pela porta traseira. Para disfarçar as linhas laterais em comum com o Mobi, a marca fez uso de um enorme friso na parte inferior das portas

Com novos para-lamas, o vinco da lateral foi quebrado e para dar continuidade, a marca colocou um aplique plástico para completar o desenho. Já as caixas de roda da picape tem formato quadrado como na Toro.

A linha de cintura da picape é alta e a área envidraçada é boa. As rodas da Strada Volcano são de 15” e podem ser trocadas por modelos de 16”, vendidos como opcionais.

O visual da versão Volcano ainda inclui rack de teto integrado ao santo-antônio. Já os retrovisores são os mesmos do Argo.

Interior

Quem lê o Autos Segredos, já sabia que o painel da nova Strada 2021 teria muito de Mobi. Coluna de direção, volante e painel de instrumentos foram herdados do compacto. Aliás, a picape só oferece ajuste de altura da coluna de direção, nem mesmo na versão topo de linha, o ajuste de profundidade é oferecido. Os mais atentos devem ter observado na foto acima a logo da Fiat em preto e branco no volante. Isso também será padrão nos novos modelos da marca e futuras reestilizações.

A estrutura do painel é a mesma do Mobi, as saídas de ar laterais estão posicionadas na mesma posição. Os comandos do ar-condicionado também são os mesmos do Mobi. Um deslize é ainda manter a recirculação de ar de modo manual.

Preços Fiat Strada 2021

  • Strada Endurance Cabine Plus 1.4 – R$ 63.590
  • Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 – R$ 69.490
  • Strada Freedom Cabine Plus 1.3 – R$ 74.490
  • Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 – R$ 77.990
  • Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 – R$ 79.990

Itens de série da Strada 2021

Confira itens de série e opcionais de todas as versões:

Strada Endurance Cabine Plus e Dupla

A versão Endurance será comercializada com motor 1.4 Fire de 88 cv e com opções de cabine simples e dupla. Ela vem equipada de série com controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, TC+ (Bloqueio Eletrônico), direção hidráulica, preparação rádio (cabeamento), tomada 12v, apoia pé (Motorista), computador de Bordo, conta giros, GSI (Indicador de marchas), porta objetos nas portas, quebra-sol com espelho, cinto de segurança ajustável, DRL (Luzes de posição), porta-escada, revestimento vão de carga, moldura dos para-lamas, iluminação do vão de carga, amortecedor tampa traseira, rodas de aço 15” calçadas com pneus 195/65 R15, ar-condicionado e ajuste de volante.

Na versão cabine dupla acrescenta-se o sistema de fixação de cadeirinha infantil ISOFIX.

Opcionais

Serão três pacotes de opcionais para a versão Endurance:

  • Pack Worker – R$ 2.500
    Ele agrega alarme, banco do motorista com regulagem de altura, terceiro brake light, travas elétricos e vidros elétricos dianteiros.
  • Pack Audio – R$  1.500
    Acrescenta Rádio B7 Low, alto-falantes, USB frontal e controles de áudio no volante.
  • Pack Tech – R$ 3.490
    Já o Pack Tech soma a versão Endurance painel com tela TFT de 3,5”, multimídia com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, alto-falantes e câmera de ré.

Strada Freedom Cabine Plus e Dupla

Assim como a Endurance, a versão Freedom será ofertada nos modelos Cabine Plus e Dupla. Ela vem com todo os itens da Endurance e é equipada com motor 1.3 Firefly de 109 cv. Ela agrega direção elétrica, ajuste do banco do motorista, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, chave com telecomando, alarme, quadro 3,5” TFT, sensor de pressão dos pneus, rádio, USB, comandos no volante, porta-luvas iluminado, alça de segurança para passageiro, rodas em liga 15”, detalhes externos na cor da carroceria, farol de neblina e terceira luz de freio.

A opção cabine dupla agrega sistema ISOFIX.

Opcionais

  • Pack Tech – R$ 2.500
    Já o Pack Tech soma a versão Freedom multimídia com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, alto-falantes e câmera de ré.

Strada Volcano Cabine Dupla

Por fim, a versão topo de linha Volcano mantém o motor 1.3 Firefly e equipamentos da Freedom e acrescenta vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, central Multimídia 7”, 2ª USB, câmera de ré, volante em couro, tapetes, faróis em LED, sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto, barra de proteção (Santoantônio) e pneus 205/60 R15 “ATR”.

Strada 2021
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Opcionais

Roda de liga de 16” – R$ 2.500

Central multimídia

nova Strada 2021 também será a responsável pela estreia da nova central multimídia do Grupo FCA. Com tela de sete polegadas, o sistema permitirá projeção Wireless (sem cabeamento) para Apple CarPlay e Android Auto. A marca não aboliu os comandos para sintonia do rádio e de volume, o que é um ponto positivo. A central terá tela inicial personalizável.

A nova central também permite total controle das funções do veículo e as informações do computador de bordo são mostradas em sua tela. O sistema também permite até dois telefones conectados para efetuar e receber ligações.

A nova central tem tela sensível ao toque e suporte a gestos (arrastar).

Os proprietários da Toro devem notar o reflexo da central no vidro traseiro da picape no rodar noturno. Na Strada, a inclinação da central foi pensada para que isso não ocorresse. A tela também não sente tanta interferência do reflexo do sol como notamos em nossas voltas na pista do fabricante.

Suspensão

Além da nova arquitetura, as suspensões dianteira e traseira da nova Strada também foram revistas. Na dianteira, ela recebeu novas travessas, barra estabilizadora e geometria. Os materiais também são de alta resistência. Completam as mudanças, novas molas e amortecedores.

Capacidade carga

Em relação a antiga opção de cabine simples a capacidade de carga da nova Strada passou de 705 kg para 720 kg. A capacidade volumétrica também subiu de 1220 litros para 1354 litros.

Já a capacidade de carga da Strada Cabine Dupla 2021 permaneceu em 650 kg. Mas a volumétrica passou de 680 litros para 844 litros. O deslocamento do estepe para ficar sob o assoalho contribuiu para tal. Aliás, o estepe ganhou proteção de recursos extras para inibir o furto.

Motores

A Strada terá motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire EVO. Nas versões Freedom Cabines Plus e Dupla e na opção Volcano, a nova geração da picape será equipada com motor 1.3 Firefly.

O propulsor rende potência de 101 cv e torque de 13,7 kgfm quando abastecida com gasolina e 109 cv e torque de 14,2 kgfm com etanol no tanque. A transmissão é a manual de cinco velocidades.  Futuramente, as versões Freedom CD e Volcano CD poderão ser equipadas com a transmissão automática do tipo CVT.

Na versão Endurance com Cabines Plus e Dupla o motor é o 1.4 Fire EVO que rende 85cv de potência máxima e torque de 12,5 kgfm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Já o câmbio é sempre o manual de cinco velocidades.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.