A nova geração do Tiida ainda não havia sido apresentada ao público. Ao contrário de outras marcas, que anteciparam fotos e algumas informações sobre seus lançamentos, a Nissan permaneceu quieta, e deixou para fazer uma surpresa durante o Salão do Automóvel de Xangai. O modelo, contudo já era conhecido, pois fotos extra-oficiais circularam na internet por duas vezes, ambas no último mês de março (veja aqui e aqui). De qualquer forma, só agora as imagens do interior e algumas informações técnicas foram reveladas.

O Tiida ganhou contornos mais arredondados, que proporcionaram um visual mais arrojado. O design segue a receita adotada em outros modelos da linha Nissan: as laterais lembram os utilitários esportivos Qashqai e Murano, enquanto a dianteira remete ao sedã Sunny. Entretanto, sob alguns ângulos, as duas gerações guardam semelhanças. O teto alto, que dá um perfil característico à carroceria, foi mantido, assim como as lanternas traseiras  que espicham-se pelos para-lamas.

As alterações promovidas pela Nissan não ficaram restritas à carroceria. O conjunto mecânico também é novo, e inclui dois motores 1.6, um aspirado e o outro turbo, mas o fabricante ainda faz mistério em relação aos números de potência e torque. Além do desempenho aprimorado, principalmente na versão mais potente, são esperadas melhorias no consumo e nas emissões de poluentes. Os propulsores podem ser acoplados a um câmbio automático CVT, outro item inédito na linha Tiida.

O hatch recebeu melhorias também no interior. O design está em sintonia com o exterior, com linhas mais arredondadas. Novos equipamentos, como ar-condicionado digital e botão de partida, não foram esquecidos. O espaço interno foi ampliado, devido ao acréscimo de 10 cm na distância entre-eixos (passou, em metros, de 2,60 para 2,70).

A Nissan pretende vender o Tiida em cerca de 130 países até 2014. Já no próximo dia 22, o público norte-americano poderá conhecer o modelo de perto, no Autoshow de Nova Iorque.  A nova geração não deverá demorar a ser produzida na fábrica de Aguascalientes, no México. O lançamento no Brasil acontecerá logo em seguida.

Fotos | Nissan/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter