A Ford lança hoje (7) o utilitário-esportivo Territory, que estreia em duas versões, SEL e Titanium, para concorrer no topo do segmento de SUVs médios, hoje capitaneado pelo Jeep Compass e que também é disputado pelo Volkswagen Tiguan Allspace. Oferecido por R$ 165.900 (SEL) e 187.900 (Titanium), o SUV da Ford terá condição especial de pré-venda (de 7 a 31 de agosto): os primeiros 250 compradores do Territory Titanium terão as três primeiras revisões grátis e um ano de seguro pago pela Ford, além da entrega do veículo em casa com o serviço de desinfecção Ford Clean. O valor de reserva é de R$5 mil.
O novo SUV da marca se destaca principalmente pelo porte. Encorpado, o jipão oferece espaço interno generoso e nível de acabamento caprichado, com direito a revestimento em couro e madeira, assim como apliques com material macio ao toque. Chama atenção a largura do habitáculo, que permite cinco adultos com mais conforto que em seus rivais diretos. Ponto que faz dele um carro voltado para o uso familiar, principalmente para cair na estrada.
E de fato é um carro para quem busca conforto e não o radicalismo de alguns utilitários-esportivos que buscam capacitação fora de estrada.
O pacote de conteúdo do SUV impressiona, com direito a central multimídia com a maior tela da categoria, de 10,1’’, conexão Android Auto e Apple CarPlay (sem fio, único do segmento), quatro portas USB (sendo uma na segunda fileira), câmera de ré, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, com saída para a segunda fileira, partida remota, faróis de Full LED, seis airbags, dentre outros.
Num degrau acima, a versão Titanium adiciona mais recheio como banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições, quadro de instrumentos digital (com três modos de visualização), aquecimento e resfriamento dos bancos, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem emergencial e frenagem autônoma (a até 30 km/h), câmera 360°, dentre outros itens que dão ao Territory vantagem clara sobre os rivais.
O pacote tecnológico é superior ao oferecido no Tiguan e Compass, como por exemplo a conexão com smartphone sem fio (Apple) e o carregamento de bateria por indução magnética, que não é disponível nos concorrentes. O quadro de instrumentos digital também é um diferencial que não existe no modelo da Jeep, por exemplo.
O Ford Territory 2021 foi desenvolvido para atender a exigências Euro 6 de emissões. O SUV é equipado com motor 1.5 EcoBoost de 150 cv e 22,8 mkgf de torque, combinado com transmissão do tipo CVT.
Esse conjunto foi pensado num automóvel de uso urbano, mas com fôlego para estrada. Sua potência de 150 cv é a mesma do motor 1.4 do rival da VW. Comparado ao Compass, são 16 cv a menos, que o 2.0 flex entrega.
Por outro lado a eficiência do EcoBoost se faz presente no consumo. O Territory é abastecido apenas com gasolina e registrou 9,5 km/l em nossa primeira volta.
O SUV médio conta freios a discos ventilados nas rodas dianeiras e discos sólidos na traseira com assistência ABS e EBD. O Ford Territory SEL têm rodas de 17 polegadas calçadas com pneus de medidas 235/55 R17 e a opção Titanium têm rodas de 18 polegadas com pneus 235/50 R18.
Entre os itens de série do Ford Territory SEL estão:
Entre os itens de segurança, o Ford Territory SEL conta com:
No quesito segurança, a versão Titanium conta com todos os itens de SEL e acrescenta:
O Ford Terrritory 2021 conta com central Multimídia SYNC Touch com tela central multifuncional touch screen HD de 10,1″. O sistema tem conectividade sem fio com Apple CarPlay, conectividade por cabo com Android Auto e Bluetooth. A marca ainda oferta duas entradas USB frontais (transferência de arquivo + recarga), uma no retrovisor e outra na fila traseira. O sistema de som é composto por seis alto-falantes.
A versão Titanium também é equipada com a Central Multimídia SYNC Touch. Em relação a SEL ela conta dois alto-falantes extras somando oito no total.
O Ford Territory 2021 conta com 4,58 metros de comprimento, 2,17 m de largura, 1,67 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.
Nos bancos da frente, ele é líder em espaço do assento ao teto (1.006 mm) e vão livre para a cabeça (56 mm). No banco traseiro, também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm).
O tanque de combustível tem capacidade para 52 litros. Já o porta-malas leva 348 litros até a altura da janela e, sem o porta-pacotes, de fácil remoção, chega a 420 litros para o transporte de volumes maiores. O seu formato oferece versatilidade para acomodar vários tipos de itens, desde malas a artigos esportivos e de lazer. Se considerarmos o rebatimento dos bancos, a capacidade do porta-malas chega a 1.120 litros.
O SUV médio será ofertado nas cores: Vermelho Vermont, Azul Santorini, Preto Toronto, Prata Maiorca, Marrom Roma e Branco Bariloche.
O preço total das três primeiras revisões do Ford Territory SEL e Titanium tem valor de R$ 1.382 (Revisão 1: R$559; Revisão 2: R$468; Revisão 3: R$355). Em relação à manutenção, oferece a cesta de peças mais competitiva em relação a todos os SUVs médios, tanto para a versão SEL quanto para a Titanium.
O Ford Territory SEL e Titanium conta com planos de financiamento taxas especiais. O cliente pode optar por financiar em 48 vezes com carência de 90 dias para o pagamento primeiro pagamento e parcelas reduzidas até fevereiro de 2022. Ou em 18 meses, com carência de 30 dias e taxa reduzida de 0,79%. Para ambas as opções de financiamento a entrada é de 50%.