Comemorando crescimento sustentável no Brasil, a IVECO amplia sua gama de produtos com o Tector Coletor, único modelo do segmento com transmissão automatizada

A IVECO lança no Brasil o Tector Auto-Shif Coletor desenvolvido exclusivamente para as exigente operações de coletas de lixos. O caminhão vocacional será oferecido nas configurações 4×2 e 6×2 e terá transmissão Auto-Shift de 10 velocidades desenvolvida exclusivamente para esse tipo de atuação severa. O Tector Coletor tem versões para 9 e 31 toneladas. Aliás, o modelo será o único do segmento a contar com transmissão que dispensa o pedal de embreagem.

Segundo Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO, o primeiro lote de 20 unidades do Tector Coletor já está produzido e comercializado. A novidade pode receber implementos de 15 a 19 metros cúbicos sendo este último na versão 6×2 pusher. 

 Motor do IVECO Tector Coletor

O IVECO Tector Auto-Shift Coletor conta com o motor FPT NEF n67 com potência de 300 cv e torque de 107 kgfm.

Leia também: IVECO lança novo Daily minibus

O motor será ligado a transmissão Auto Shift desenvolvida exclusivamente para a operação de coleta de lixo. Ela tem dez marchas, sendo duas destinadas a ré, já que é comum que caminhões andem nessa condição durante a coleta de resíduos.

De acordo com a IVECO foram várias adaptações ao câmbio Auto Shift para atuar a coleta de lixo. Entre elas estão os reforços em latão no garfo dos varões internos, garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a missão coleta, caixa planetária reforçadas com arruelas de bronze para maior durabilidade e novos materiais de engrenagem aumentando a força do conjunto.

A engenharia afirma que os aperfeiçoamentos no câmbio garantem durabilidade e confiabilidade para a transmissão automatizada. O sistema é composto por 10 velocidades, que proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível na operação se comparado à transmissão automática, e tem 12 funções, sendo quatro exclusivas da marca.

 O Tector Auto Shift Colector é equipado de série com o sistema Hill-Holder que auxilia o condutor em arrancadas em ladeiras quando o motorista tira o pé do pedal de freio o veículo automaticamente mantém o sistema de freio ativo, e assim que o pedal do acelerador é acionado, o veículo encontra a rotação e o torque ideal do motor e libera o sistema de freio para uma partida em segurança para o motorista e sua equipe.

Leia também: IVECO Stralis registra 1,5 milhão de quilômetros rodados

A IVECO também aplicou novos recursos no Tector Coletor com o eixo-trativo, sistema de controle de tração ASR para ampliar a segurança. A marca também destaca o eixo traseiro reforçado, para o sistema de freio, que teve incremento de potência, e para as molas reforçadas, que garantem maior durabilidade da suspensão.

Já o novo para-choque curto permite um ângulo de ataque maior e melhora o acesso às áreas acidentadas.

O IVECO Tector Auto-Shift Coletor vem equipado de série com vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista pneumático, além dos itens de segurança como controle de tração e hill-holder. O ar-condicionado e rádio são itens opcionais. 

Novidades

Durante a coletiva de lançamento do Tector Coletor, a IVECO anunciou novidades para o mercado brasileiro que serão apresentadas nos próximos meses como a estratégia Brasil Natural Power com produtos movidos a GNV. A marca também lançará um novo chassi de ônibus e também o Daily para 3,5 toneladas atendendo o Euro 6.  

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.