Ford Mustang
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De São Paulo

Existem carros que despertam interesse até mesmo nos mais desligados em relação ao mundo automotivo. O Ford Mustang é um deles. Na quarta-feira (4/4), andei a bordo de uma unidade azul de um dos mais emblemáticos esportivos americanos. Num curto trajeto pelo centro da capitou paulista, o mito chamava a atenção por sua imponência e pelo característico ronco do motor V8. A cada arrancada no semáforo, o Mustang atraia olhares de adultos, crianças e dos motoristas que estavam ao meu lado. O modelo é sonho de infância de muitos, afinal até astro de cinema ele é. Infelizmente, o mundo não é justo e apesar da legião de fãs, o Mustang é um modelo para poucos. Vontade não falta em levar um para casa, mas o preço separa o sonho e a realidade. Para ter o esportivo em sua garagem é necessário desembolsar “módicos” R$ 299.900.

Ford Mustang
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

 20 unidades

Se um Ford Mustang, já chama a atenção, imagine 20 das mais variadas cores circulando pelas ruas da capital paulista. A bordo de uma unidade com outro jornalista, rodamos por cerca de 20 quilômetros pelas ruas da capital paulista até o autódromo de Interlagos.

Charme

Fica difícil afirmar qual é o maior atrativo do Ford Mustang. As charmosas linhas são empolgantes, porém, o ronco do motor 5.0 V8 é um espetáculo à parte. A cada arrancada no sinal, os olhares eram direcionados ao modelo.

Aliás, no pesado e estressante trânsito de São Paulo, um dos pontos negativos do Mustang é a ausência de alerta de ponto cego. Segundo uma executiva da marca, a falta do equipamento é por que as unidades destinadas ao Brasil são baseadas no modelo homologado para a Europa.

Interlagos

Ao chegar em Interlagos, todos os jornalistas estavam ansiosos para darem suas duas voltas com o mito. Não dá para dizer que foi uma avaliação do Ford Mustang, mas, guiar o esportivo por 8.618 metros na pista, é uma experiência única e incrível. Na saída do boxes, quando recebi o aval para colocar dos todos 466 cavalos para andar, o pé direito afunda o acelerador, afinal, em apenas 4 segundos, já se chega aos 100 km/h.

Ford Mustang
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Como era um estreante em Interlagos, não quis abusar da sorte. Andei com todos os recursos eletrônicos ligados para aproveitar o máximo do Mustang para que desse minhas voltas sem susto. A cada acelerada, o ronco do V8 é um convite para pisar ainda mais. As trocas de marchas são instantâneas e não dá tempo de perceber que em algumas retas já estávamos com décima marcha engatada.

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A organização “travou” a pista com algumas chicanes. Uma delas estava exatamente na reta dos boxes. Na minha segunda volta, entrei o mais rápido dentro da velocidade que minha habilidade permitia para contornar o obstáculo e assim chegar aos 180 km/h no final da reta. A cada curva, os pneus e os recursos eletrônicos faziam sua parte para manter o Ford Mustang em sua trajetória, mesmo nas situações em que abusava do pé direito.

Ao final, na hora de devolver o mito, o maior defeito do esportivo está no banco, como disse o jornalista pernambucano Silvio Menezes. Porém, como ele frisou não é o banco do carro e sim no Banco que não liberou o crédito para a aquisição. Outros jornalistas ligavam para suas esposas perguntando se topariam vender suas casas e morar num Mustang. Brincadeiras à parte, a experiência em guiar o Mustang em Interlagos é daquelas para se guardar na memória. E, quem sabe um dia, se a Mega Sena ajudar não coloco um em minha garagem.

Lote

O preço é promocional, portanto, os interessados devem correr. Nesse primeiro lote foram destinadas apenas 400 unidades do esportivo. Na pré-venda, foram comercializadas 275 unidades, das quais 187 já foram emplacadas. Para dar ainda mais exclusividade, os primeiros 400 compradores receberam um certificado numerado de 1 a 400. A marca diz que os novos lotes terão seus preços reajustados.

Pacote fechado

Vendido na versão GT Premium, o Ford Mustang chega sem opcionais ao mercado brasileiro. Os compradores terão somente a opção de personalizar seus bólidos com acessórios exclusivos, como as famosas faixas.

Ford Mustang
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De série

O Ford Mustang GT Premium conta com vários itens de segurança de auxílio a condução. Entre eles estão piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de frenagem de emergência e sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga.

Ford Mustang
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ainda fazem parte os controles eletrônicos de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, câmera de ré, farol alto automático, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus, entre outros.

O pacote de segurança é composto por oito airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos), freios esportivos Brembo com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

Tecnologia

Se o motor e as linhas do Ford Mustang já são itens sedutores. O painel configurável é um convite para os amantes da tecnologia. Com tela digital de 12 polegadas, ela permite que o condutor selecione várias telas de acordo com cada modo de condução, incluindo 27 opções de cores.

Já a central multimídia SYNC 3 tem tela de 8 polegadas e conta com comandos de voz em português e navegação, acesso ao Apple CarPlay e Android Auto, possui interface AppLink para aplicativos do celular, conexão Bluetooth e duas entradas USB com “smart charge”.

SYNC 3

O sistema SYNC 3 que equipa o Mustang conta com uma versão avançada do sistema de Assistência de Emergência. O sistema faz uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

Ele fornece a localização do veículo, dados como velocidade, tipo de acidente e uso dos cintos de segurança e airbags para ajudar no atendimento.

Ford Mustang
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor

O Ford Mustang GT Premium é equipado com o motor 5.0 V8 Coyote. O propulsor rende 466 cavalos de potência a 7.000 rpm. Já o torque é de 56,7 kgfm disponível a partir de 4.625 rpm. Segundo a Ford, 82% do torque máximo está disponível a 2.000 rpm. O motor trabalha em conjunto com a transmissão automática de dez velocidades com possibilidade de trocas por paddle shift.

Ford Mustang
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Revisões

O comprador do Ford Mustang não deve estar muito preocupado com os valores da revisões. Mesmo assim, a Ford programou revisões com preço fixo e preços bem atraentes. As visitas nas concessionárias devem ser realizada a cada 12 meses ou 10 mil km. As duas primeiras revisões tem valor unitário de R$ 652. Já a terceira revisão o comprador desembolsará R$ 1.576. O valor total nos primeiros três anos de uso é de apenas 2.880.

(*) O jornalista viajou à convite da Ford do Brasil.

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